terça-feira, 26 de julho de 2011

Cidadão indignado com tratamento de agente do Detran




Recebo e repasso email de um cidadão indignado com o tratamento recebido por agentes do Detran-PE. Segue:
Eu nunca imaginei o quanto era forte o sentimento de constrangimento público. Lembro de um caso com um grande amigo, que durante um jantar de aniversário com a família num restaurante importante do Recife, foi “presenteado” com a presença de um rato enorme. O constrangimento foi maior ainda pela descortesia que o gerente do local dispensou pra ele, quando foi reclamar. Eu não conhecia esse sentimento de uma forma tão forte até a madrugada do sábado passado, 23 de julho. Volta de um jantar em família com minha esposa, quando fomos parados numa blitz do Detran-PE numa rua de Boa Viagem.
Minha esposa, que estava dirigindo e não tinha consumido uma gota de bebida alcoólica, foi questionada para fazer o exame com bafômetro e acatou, saindo do veículo para fazer o tal exame. Antes os agentes solicitaram, via rádio, para a “central” deles que fosse verificado se havia alguma pendência do veículo. Foi aí que começou nosso tormento. A central informou que constava sim o atraso no pagamento de licenciamento. Só que não estava, estávamos em dia com nossas obrigações junto ao Detran-PE. Mesmo informando isso e pedindo para ir pegar o tal documento em casa, porque os funcionários do Detran-PE não tiveram a competência de registrar no sistema o pagamento, foi negado. “O seu carro vai ser rebocado e ponto final”, informou um agente. Perguntei o nome dele , mas se negou e disse apenas que “meu nome é Santos e a minha matrícula vai na sua multa”, num tom de arrogância, desprezo, falta de educação e se trancando dentro de um carro do órgão. Enquanto preenchia a multa, trancado dentro do carro e sem querer nem conversar, fomos testemunhas das ironias deste senhor.

Por conta da incoerência e falta de tato no trato com os cidadãos, os agentes do Detran-PE impediram que nós pudéssemos sair de casa no final de semana, já que o carro foi levado para um galpão qualquer do Detran-PE . Minha esposa ficou o resto do final de semana nervosa, chorando o tempo inteiro, raiva da maneira como fomos tratados, mesmo estando certos. Foi gasto dinheiro e tempo do Estado, dinheiro pago pelos cidadãos corretos e honestos como nós. Dinheiro que poderia ser investido na melhoria de algum serviço para a população. Tudo por conta da arrogância de um agente mal preparado, mal educado e por conta de um sistema falho do Estado de Pernambuco.
Espero que esse desabafo sirva de alerta para que o dinheiro das multas aplicadas, de forma “correta” , seja usado também para cursos de qualificação e reciclagem dos profissionais do Detran-PE, principalmente os que trabalham diretamente com o público. Os pernambucanos honestos merecem isso. Infelizmente, desta vez, teremos de buscar através de um processo por danos morais, constrangimento e calúnia através de um processo na Justiça. Podem ter certeza que vamos buscar.

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