domingo, 17 de julho de 2011

Chuvas já mataram cinco no Grande Recife


Uma barreira deslizou e atingiu uma casa no Vasco da Gama, Recife, provocando mais uma morte em decorrência das fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana desde a tarde do sábado. Com essa ocorrência, sobe para cinco o número de vítimas registradas neste final de semana. Segundo a Codecir, o acidente aconteceu na manhã desde domingo (17), na rua Piriza, segundo o portal 360 graus.
A vítima foi Rodrigo Firmino de Almeida, 23 anos. A Codecir enviou ao local uma equipe formada por um engenheiro, duas assistentes sociais e uma psicóloga. Duas famílias, incluindo a da vítima, foram retiradas e encaminhadas para casas de parentes. Ao todos, no Recife foram registradas mais de 200 ocorrências entre pedidos de vistorias, lonas plásticas e deslizamentos.
As outras quatro mortes ocorreram por volta das 19h30 do último sábado, em Camaragibe. Uma barreira deslizou e derrubou uma casa, matando quatro pessoas da mesma família e ferindo outras duas. O acidente aconteceu na rua Fernando de Noronha, no bairro de Tabatinga, próximo do quilômetro três de Aldeia.
ACUMULADO
Segundo informações do pluviômetro localizado na Codecir, de sexta até este domingo, o acumulado de chuva foi de 213,5 milímetros, mais que o total registrado em julho do ano passado, que foi de 190 mililitros. O acumulado do mês registra 402,6 mililitros.

MONITORAMENTO - O prefeito do Recife, João da Costa, esteve reunido, no início da manhã, com o Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta, na sede da Codecir, em Santo Amaro. Será feito um mapeamento de todas as áreas  que se encontram em condição de risco, reforçando as ações preventivas para minimizar as efeitos das chuvas.
Segundo a Codecir, estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para relocamento das famílias desabrigadas para abrigos organizados pelo Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc).
RECOMENDAÇÕES - A Codecir reforçou o plantão para atender as ocorrências, desde sexta-feira, com mais de 60 agentes em alerta. A orientação é que a população que mora em áreas de risco fique atenta aos sinais de perigo e saiam dos imóveis o mais rápido possível. Para entrar em contato com a Defesa Civil, o número é 0800.0813400. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: