quarta-feira, 6 de julho de 2011

Abastecimento irregular causa transtornos para moradores de Jardim Maranguape


Reprodução / TV GloboCompesa reconheceu que o abastecimento nesse bairro de Paulista é ruim e informou que terá que construir um poço para atender a comunidade

Os moradores de Jardim Maranguape, bairro de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, continuam enfrentando dificuldades para conseguir água. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) prometeu que o abastecimento na comunidade seria regularizado no dia 13 de junho, mas o prazo estabelecido não foi cumprido e os transtornos com a falta de água permanecem.

Água dia sim, outro não: é assim o calendário de abastecimento de Jardim Maranguape. Os moradores ficam à espera, naquela ansiedade e de olho nas torneiras, com tudo por fazer em casa. “A água que chega é fraquinha e o que a gente pode, a gente vai ajudando aos pouquinhos. Um ajuda o outro e assim a gente vai vivendo”, diz a dona de casa Simone Silva.

Quando a água chega, é sem pressão e só por um fio. Por isso, não é possível fazer todo o serviço de limpeza de casa. “A gente faz as coisas nas carreiras porque a água chega e, num instante, vai embora. A gente tem que aproveitar a água, encher as coisas e o que dá para fazer, faz. O que não dá só no próximo dia com água”, conta a dona de casa Ladjane Martins.

Banho bem tomado é um privilégio de quem consegue juntar muita água. “Banho de chuveiro nem pensar, máquina você não pode ligar porque a água vem, aumenta um pouquinho e depois diminui e isso é em um intervalo curto, de três ou quatro horas no máximo. Depois, vai embora e não volta mais. No dia do racionamento, era para a gente ter água o dia todo e não umas três ou quatro horas por dia”, afirma o funcionário público Marcos Silva.


A Compesa reconheceu que o abastecimento na área é ruim e informou que tentou melhorar a distribuição, mas não conseguiu. Por isso, terá que construir um poço para atender a comunidade. Segundo a companhia, não há um prazo para o serviço começar porque ainda está sendo levantado dinheiro para a obra.

Nenhum comentário: