domingo, 30 de outubro de 2011

Prevenção contra câncer de pele em Boa Viagem

Quem for à praia de Boa Viagem neste domingo, além do sol, deverá encontrar importantes dicas de saúde. Das 9h às 15h, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o segundo e último dia do Tour de Prevenção 2011 em Pernambuco. Levando em consideração os dados do Instituto Nacional do Câncer que sinalizam o câncer de pele como o mais incidente no País, a instituição realiza atendimento gratuito à população no Segundo Jardim da avenida Boa Viagem, com o intuito de alertar a sociedade acerca de diagnóstico e tratamento da doença e evitar o surgimento de mais de 113 mil novos casos estimados para este ano.

O serviço é disponibilizado por meio de um posto móvel, que até dezembro terá percorrido 10 mil quilômetros do litoral brasileiro, como Rio de Janeiro, São Paulo, Maceió, Natal, entre outras cidades. No caminhão itinerante, dividido em três compartimentos internos - salas de atendimento e de suporte, além de espaço para exibição de vídeos educativos - uma equipe de 30 dermatologistas orientam a respeito dos riscos da exposição solar excessiva, além da necessidade de proteger-se dos raios ultravioletas. “É uma ótima ferramenta para esclarecer à população dúvidas sobre as características do câncer da pele, as formas de prevenção, a importância do diagnóstico precoce e do encaminhamento”, destaca Sérgio Palma, presidente da entidade em Pernambuco.

Este é o terceiro ano que o Tour de Prevenção integra o calendário da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. À medida em que as atividades referentes a 2011 forem encerradas, os atendimentos realizados em cada estado serão contabilizados com objetivo de originar um banco de dados nacional, classificado por regiões, sexo, idade e cor. Em 2010, a ação registrou a participação de 2.579 pessoas. Destas, apenas 33,54% afirmaram expor-se ao sol com proteção solar, 14,25% relataram ter casos de câncer de pele na família e 207, isto é, 8%, foram diagnosticadas com o tumor.

Nenhum comentário: