terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dona de 59 animais pede ajuda à população



Idosa está desamparada, pois casa alugada por ela foi vendida

Desde criança, o amor incomparável pelos animais já era inerente à aposentada Edite Alves Vieira, 72. Moradora do Janga, em Paulista, ela recolhia os bichinhos que estavam perdidos nas ruas e cuidava de todos. Alguns eram colocados na porta dela e também ganharam a atenção devida. Todos eram batizados, de acordo com a aparência ou comportamento deles. Só que o espaço foi tornando-se pequeno. Então, em 2007, ela resolveu mudar-se e encontrou uma casa para alugar no bairro de Jaguarana, no mesmo município. Com o consentimento da proprietária, ela começou a reformar a moradia, a fim de que os cães e gatos, tratados como filhos, ficassem bem acomodados. Para isso, ela construiu três canis e seis gatis. Todos com piso adequado e com espaço suficiente para os animais. Contudo, veio o que a idosa não esperava. A proprietária quis vender a casa e ela não tinha condições de comprá-la. Sendo assim, a residência foi repassada a outro cidadão e Edite, hoje, está desamparada, junto aos 59 bichos.

“Quando eu aluguei esta casa, já foi na intenção de comprar, mas a dona não tinha o documento que legalizava o terreno. Então, só aluguei, mesmo e, antes de me mudar para cá, já comecei a fazer as casinhas dos bichos. Dois meses depois, quando elas estavam prontas, me mudei”, contou. Conforme a senhora, a proprietária sempre autorizava as reformas, alegando que a residência seria da idosa, no futuro. Sendo assim, Edite gastou as economias que tinha e, ainda, realizou um empréstimo, a fim de deixar a moradia nas melhores condições para os 13 cachorros, 45 gatos e 1 galinha. No entanto, chegou o dia em que a proprietária quis vender o imóvel e a senhora não tinha o dinheiro que era pedido. Diante da situação, a aposentada resolveu comprar uma casa perto dos sobrinhos, em Igarassu. Porém, pouco tempo depois, os parentes mudaram-se para João Pessoa e Edite viu-se sozinha, e sem poder vender o imóvel, porque estava dentro de um terreno pertencente a outro dono. Para piorar a situação, em dezembro do ano passado, a dona da casa de Jaguarana vendeu o imóvel com Edite dentro e o prazo para que ela saísse esgotou-se em fevereiro deste ano.

Sem ter opções, a única solução para a idosa, agora, é morar em uma casa pertencente aos sobrinhos, no bairro de Caetés I. Portanto, todo o investimento realizado na residência de Jaguarana foi perdido. A aposentada precisou derrubar os canis e gatis, a fim de aproveitar o material na nova moradia. “Era para eu ter saído daqui neste sábado, dia 15. Mas, eu e meus vizinhos pedimos muito para que eu ficasse até a sexta-feira agora. E, como meus sobrinhos têm esse imóvel lá e disseram que eu podia ficar, é o que eu vou ter que fazer. Mas é um terreno acidentado e cheio de barreira. Eu não tenho condições de subir com esses animais todos. A casa está cheia de mofo. Até cabem os cachorros, e eu já pedi que os pedreiros construíssem a casa deles. Mas a dos gatos não dá para eu fazer, porque não tenho mais condições e também não posso abandoná-los”, explicitou.

Agora, que as casinhas foram derrubadas, os animais estão estressados, sem o espaço de que, antes, eles podiam desfrutar. Edite, já idosa e preocupada com a situação, espera a solidariedade de alguém para que ela possa viver com os bichinhos da mesma forma que antes. “O meu desejo é encontrar um lugar para ficar com eles, porque, para chegar na casa de Caetés, eu preciso de alguém para me segurar. Só quero uma ajuda para poder construir as casinhas deles, para que eles voltem a ficar tranquilos e sadios”, concluiu.

Serviço
Quem puder contribuir, basta entrar em contato com D. Edite.
Telefone: (81) 8573.6537
Endereço: Rua São Joaquim, 509. Jaguarana - Paulista.

Nenhum comentário: