quarta-feira, 5 de outubro de 2011

COLUNA POLITICA



        Entre o discurso e a realidade
Em matéria de estradas, o Governo Eduardo vai muito mal. É o gargalo da sua gestão. Dois meses após anunciar um audacioso e arrojado plano rodovário, pelo qual prometeu deixar o Estado com as melhores estradas do País, o que se observa na prática fica distante da promessa. Nos últimos 15 dias, entre o Agreste e Sertão, andei mais de 1,2 mil km. Pelo menos as piores estradas não estão recebendo o tratamento prometido pelo Governo.
A PE-90, a mais importante via de acesso ao complexo de sulanca do Agreste Setentrional, deveria sofrer uma intervenção radical, muito maior do que um recapeamento. Mas, o que se observa ali não é nem um recapeamento, mas uma simples operação tapa-buraco, mal feita, que não suportará seis meses de tráfego intenso.
No Sertão do Moxotó, onde estarei, hoje,  encontrei servidores do DER tapando buraco, ou seja, fazendo uma meia sola no trecho de Cruzeiro do Nordeste a Sertânia. A mesma coisa na PE que dá acesso a São José do Egito e Tuparetama, no Sertão do Pajeú, partindo do distrito de Albuquerquené.
Já o trecho de São José do Egito a Tabira ficou um brinco, é verdade, porque foi construída uma nova estrada, medida que deveria ter sido adotada para a PE-90, que é, sem dúvida, muito mais movimentada e importante do ponto de vista econômico.
De Tabira para Afogados da Ingazeira, onde passei ontem, também a intervenção é radical, de construção de nova via. Não poderia ser diferente. Afinal, o pavimento ali há muito tempo virou pó e os carros vinham transitando na buraqueira.
OBRA SONRISAL – O secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, mandou uma nota ao blog, ontem, contestando a informação de que a PE-88, que liga João Alfredo a Orobó, não teria sido feita já na gestão atual. Na sua totalidade, não, mas os 3 km do acesso a João Alfredo, sim. Passei por lá e senti que a estrada acabou, uma verdadeira obra sonrisal. E não foi a oposição que fez a denúncia ao blog. O vice-prefeito Dimas Santos nos levou até lá para fazer as imagens.
Prefeita atrapalhada - Se a prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera, que sofre ameaças de perda de mandato pelo PMDB, por ter ido para o PR, tivesse seguido o exemplo da ex-prefeita de Afogados da Ingazeira, Gisa Simões, não estaria em maus lençóis. Gisa procurou o senador Jarbas Vasconcelos e a ele expôs as suas razões e dificildades para permanecer na legenda . E só depois é que debandou para o PSDB.

PSB rouba quadros do PTB - Em Petrolina, o PSB não pode cantar de galo acusando o PT de promover racha na base governista, pois também está esvaziando partidos aliados. O mais recente exemplo se confirmou, ontem, com a travessia do ex-presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Afonso, do PTB para a legenda socialista. Afonso não é um político qualquer. Foi vice na chapa de Gonzaga Patriota em 2008 e é tio de Odacy Amorim. Com a palavra, o senador e presidente trabalhista, Armando Monteiro Neto.
Nas mãos do prefeito - Em Itapetim, o prefeito Adelmo Moura, uma das principais lideranças do PSB no Sertão do Pajeú, ganhou o aval do Palácio para controlar o PSD no município, tendo já indicado para presidente da comissão provisória um vereador da sua base. Com isso, o presidente estadual do PSD, André de Paula, atende a mais um pedido pessoal do governador.
Bom exemplo - Enquanto praticamente todos os municípios aumentaram a composição das suas câmaras, aproveitando uma janela aberta pelo Congresso, Arcoverde deu, ontem, exemplo de austeridade e zelo com a coisa pública: manteve o mesmo número de parlamentares – 10. A União dos Vereadores (UVP) diz que o aumento não cria despesas, mas ninguém consegue entender. Nem acreditar.

CURTAS -
MOBILIDADE – O presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Assembleia, Sílvio Costa Filho (PTB), levou, ontem, um grupo parlamentar para uma audiência com o prefeito João da Costa. Na ocasião, os representantes da comissão conheceram com mais detalhes o plano de mobilidade que a PCR quer executar.
LANÇAMENTO – Recentemente filiado ao PR, do deputado Inocêncio Oliveira, o vice-prefeito de Itamaracá, Cláudio Gadelha, agendou para o próximo dia 15 o pré-lançamento da sua candidatura a prefeito. Será em em meio a uma feijoada com a presença de Inocêncio e lideranças republicanas.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – A ida de Odacy Amorim para o PT vai acelerar o PSB de Petrolina a anunciar que o candidato do partido será o deputado Fernando Filho?

Nenhum comentário: