quarta-feira, 20 de julho de 2011

COLUNA POLITICA


        Jaboatão está acima do PT
Setores do PT reagiram histericamente ao anúncio de que a ex-secretária de Ação Social na gestão municipal de João Paulo no Recife, Karla Menezes, passa, a partir de hoje, a integrar o secretariado do prefeito tucano Elias Gomes, em Jaboatão. O mais contrariado é o deputado André Campos, que blefa quando insinua ser candidato a prefeito daquele município.
Não é, nem será, até porque ainda não digeriu a derrota de 2008. O mais histérico, para variar, atende pelo nome de Fernando Ferro. Disse que Karla mostrou fraqueza ética e de caráter. O engraçado é que a virulência de Ferro é de ocasião, oportunista.
Não serve para o plano nacional. Nunca disse, por exemplo, que Lula e Dilma são fracos de caráter e de ética quando convidam a direita de Sarney ao PR de Valdemar Costa Neto para o governo petista. Falta-lhe coragem cívica. Elias faz em Jaboatão um governo suprapartidário, moderno, com avanços sociais e imprimindo uma cara de esquerda.
Aliás, embora hoje no PSDB, Elias vem de uma militância histórica e aguerrida na esquerda, revelando-se no combate à ditadura e na defesa da democracia. Por isso, atrai para o seu governo a confiança de partidos com os quais tem identidade histórica, como o PT.
É bom lembrar que Jaboatão saiu do fundo do poço no momento em que Elias priorizou o emergencial do emergencial. E precisa de quadros como Karla para avançar muito mais.
SEM PIROTECNIA– As chuvas não permitiram que o governador Eduardo Campos (PSB) subisse, ontem, num dos tratores de esteira instalados em frente ao Palácio das Princesas, para entregar, simbolicamente, o lote das 67 máquinas agrícolas abandonadas na sede do IPA, em Serra Talhada. Mas, ainda enfrentou uma chuvinha fina para entregar as chaves de uma retroescavadeira ao prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, aliado de Inocêncio Oliveira.
Não vestiu o pijama - O deputado Inocêncio Oliveira (PR) frustrou, mais uma vez, a expectativa da Imprensa e dos seus correligionários. Saiu, ontem, do Palácio das Princesas, sem cumprir com a promessa de que oficializaria para o governador Eduardo Campos sua despedida definitiva da política.

Papagaio de pirata - O deputado José Augusto Maia está, desde já, com todas as credenciais para aumentar o grupo dos “Irmãos eventos”. Não perde mais uma solenidade no Palácio do Campo das Princesas e ainda quebra o pescoço para aparecer de papagaio de pirata. Na política, a falta de bom senso é inaceitável. E acaba abreviando a trajetória de muita gente que se imagina eterna.
Pauleira em Caruaru - Os vereadores da oposição em Caruaru têm batido duro na gestão do prefeito José Queiroz. José Val de Lima disse, ontem, que a propaganda oficial não bate com a realidade. “A educação está uma desgraça e a saúde nem se fala. A propaganda é mentirosa”, desabafou. A campanha em Caruaru já começou de fato.
Ameaça petista - Por falar em Caruaru, o ex-presidente da Câmara, Rogério Menezes (PT), está ameaçando dividir o palanque da aliança de Eduardo Campos na capital do forró, saindo em faixa própria candidato a prefeito para enfrentar Queiroz.  Resta saber se terá o respaldo da direção estadual do PT. Com a palavra, o presidente Pedro Eugênio.


CURTAS
ESFORÇO– Ao entregar, ontem, as 67 máquinas que estavam paradas em Serra Talhada, o governador Eduardo Campos disse que fez um esforço pessoal para destravar a má-vontade do Governo, indo, por diversas vezes, ao encontro da presidente Dilma.
FELICIDADE Do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PR), um dos beneficiados pelas máquinas entregues, ontem, ao sair da audiência no Palácio das Princesas: “Nunca vi tanta felicidade no semblante dos prefeitos. Parecia que saiam de uma festa”.
OMISSÃO – Já que o governador anunciou, ontem, que o seu próximo desafio é acabar com a buraqueira das estradas no sertão, chegou à vez dos prefeitos reagirem e levarem para ele a realidade. Aliado não pode ser lagartixa. A população não perdoa omissão.

Nenhum comentário: