sábado, 7 de julho de 2012

Gestão eficiente reduziria problemas de trânsito Pelo menos 50% dos problemas podem ser resolvidos sem nenhum investimento. Basta querer fazer

Penso que somente a força do 4º poder, a imprensa séria que temos, poderá resolver a onda de irresponsabilidade e desrespeito à população, que vem acontecendo em nossa terra. Muitas pessoas pensam que temos carros demais para as ruas e avenidas que temos, mas isto é so impressão. Existem cidades pelo mundo afora, e mesmo no Brasil, com mais carros por habitante que não têm os problemas que estamos vivendo. Nosso problema é simplesmente degestão e decisão de resolver problemas. Pelo menos 50% dos problemas podem ser resolvidos sem nenhum investimento. Basta querer.

Outro dia demorei 50 minutos para ir do aeroporto ao meu escritorio, em Prazeres, na beirada da PE-08. Depois de construir dois enormes viadutos, 4 km de estrada com 5 faixas de rolamento e mais duas na via local, todas no mais perfeito concreto, os carros não podem passar porque no fim de tudo, a construtora deixou somente o espaço para um veículo, mesmo assim no acostamento e com buracos e buracos.

Esta situação ja perdura por cerca de três ou quatro meses. O espaço que precisa ser completado não tem mais do que 50 metros e repito, são mais de 4 km de estrada construída em mão dupla. Isto, no sentido Aeroporto-Suape. Incrivel é que no sentido inverso, Suape-Aeroporto, existe exatamente o mesmo problema no fim do viaduto. Também passagem para somente um veículo, num espaço de somente 20 metros.

Coincidência? Claro que não. A empresa é grande, sabe o que faz e tem recursos humanos e competência para resolver o problema em sete dias. Por que não faz? Não dá para saber se a maior irresponsabilidade e o desrespeito são da empreiteira ou do DER-PE, que aparentemente não toma sequer conhecimento e definitivamente, não toma  a menor providência. Por diversas vezes falamos com o DER, para informar e pedir providências.

É a mesma coisa que nada. Há poucos meses, simplesmente fecharam a entrada da rua que dá acesso a duas indústrias e mais um sem número de outros negócios, sem nenhum aviso, prévio e sem nenhuma sinalização de como as pessoas entrariam nas fabricas por caminhos alternativos. Nem vale a pena falar no problema da segurança, que ficou comprometido por uns tempos.

Até quando vamos ter que aguentar esta situação de desrespeito? Um mestre de obras, mesmo iniciante na carreira ou qualquer pessoa de bom senso sabe como resolver o problema, o que não demoraria mais do que poucos dias. Porque não se faz? Volto ao inicio. Penso que somente a força  da imprensa, que deve manifestar a inconformidade da população, poderá resolver o problema. Vamos aguardar.

Nenhum comentário: