terça-feira, 7 de junho de 2011

PSDB quer que procurador explique na Câmara decisão de arquivamento



alt
O líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), afirmou nesta segunda-feira (6) que irá pedir a presença do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, na Câmara dos Deputados. Nesta segunda, Gurgel determinou o arquivamento das representações, protocoladas pela oposição, pedindo a abertura de inquérito para investigar a evolução patrimonial do ministro Antonio Palocci.

Os pedidos de investigação do ministro foram formulados por parlamentares de PSDB, DEM e PPS. Depois de recebidas as representações, Gurgel pediu e Palocci enviou explicações para a evolução patrimonial. A decisão do procurador foi tomada após analisar os documentos apresentados pelo ministro. Para a oposição, a decisão da PRG pelo arquivamento reforça a mobilização para a abertura de uma CPI que iria investigar o crescimento do patrimônio do ministro.
Segundo reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”, o patrimônio de Palocci cresceu 20 vezes entre 2006 e 2010, período em que era deputado federal.
“Há indícios graves de irregularidades no crescimento patrimonial do ministro e também de tráfico de influência. O procurador usou uma saída formalista para negar a investigação dos fatos. Só uma CPI no Congresso para investigar o ministro”, disse o líder tucano.
Ainda de acordo com Nogueira, o partido poderá recorrer ao Conselho Nacional do Ministério Público para que o órgão se manifeste sobre a legalidade do arquivamento. “O procurador não considerou nem a possibilidade de improbidade administrativa. Não é possível concluir eliminar as suspeitas se não for feita uma investigação”.

Nenhum comentário: