terça-feira, 28 de junho de 2011

Famílias invadem prédios com risco de desabamento em Olinda



Condomínio tem 192 apartamentos e alguns estão sendo vendidos ilegalmente por integrantes do Movimento de Libertação dos Bairros

Reprodução / TV GloboReprodução / TV GloboReprodução / TV GloboReprodução / TV Globo



A professora Silvânia Cabral é proprietária de um apartamento no bloco um e viu a ocupação acontecer. Ela disse também que alguns apartamentos estão sendo negociados pelos ocupantes. “O que me chamou a atenção foram três crianças. A princípio, elas estavam oferecendo R$ 30 e depois R$ 50 por apartamento lavado. Então, até crianças estão comercializando apartamentos aqui dentro do nosso condomínio.”

Os prédios foram construídos pela Caixa Econômica Federal e entregues aos compradores em 1988. O condomínio foi condenado em 2002 e os moradores tiveram um prazo de 15 dias para sair dos apartamentos. Os proprietários receberam uma indenização por danos materiais, mas o financiamento continua ativo e muitos ainda pagam as prestações. O processo está na Justiça, que deve decidir se toda a estrutura vai ser demolida ou recuperada. O MLB considera que os apartamentos foram abandonados e por isso podem ser ocupados. 

A advogada Francinete Monteiro é dona de um apartamento que não foi invadido, mas está com medo. “Infelizmente a gente não sabe quem é quem e tem que passar por esse risco. Eu estou aqui a mercê deles. A realidade é esta.”

Os prédios estão ocupados desde o dia 12 de junho por 150 famílias. São pessoas que antes moravam em favelas da região e que agora se arriscam em imóveis que foram condenados e podem cair a qualquer momento.

Os prédios estão com rachaduras, o lixo toma conta do quintal, a água, que foi ligada de forma clandestina, escorre pelas escadas. O coordenador do Movimento de Libertação de Bairros,Cleber Santos, disse que não viu os laudos e discorda que as famílias estejam em risco. “Muitos não têm emprego. Quem tem emprego é assalariado e com cerca de cinco pessoas em casa e não tem como pagar aluguel. Esses prédios estão aqui abandonados há anos e estamos querendo saber que informações corretas para resolver o problema dessas famílias pobres que estão sem moradia e não podem ficar em baixo da ponte ou na rua, por isso que vieram aqui organizado pelo MLB para garantir a sua moradia.
,

Nenhum comentário: