terça-feira, 28 de junho de 2011

Moradores de Jardim Fragoso Olinda têm de conviver com mato, lixo e buracos em ruas.



Reprodução / TV GloboReprodução / TV GloboReprodução / TV Globo

Reprodução / TV Globo
Reprodução / TV Globo


Buracos, lama, esgoto, mato e lixo. Risco de doenças por causa da presença de ratos e muriçocas. Esta é a situação de três ruas do bairro Jardim Fragoso, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Os moradores estão revoltados com o descaso.

Em todo o bairro, é difícil encontrar uma rua que não tenha buracos, lama, esgoto e lixo . Na rua Diógenes Fernandes Távora, a empregada doméstica Rosilda Maria da Silva apenas deixa o filho sair de casa quando ele está protegido.  “Ele só sai comigo, pois senão piora toda a situação. Ele não pode [brincar fora de casa], pois pode ter um sapo ou uma cobra dentro da lama”.

Mas é difícil não botar o pé na lama. “Quando eu vou comprar o pão na padaria, tenho que pisar na lama e às vezes não dá para vir com o carro. É um transtorno”, conta o vendedor Gladson Miranda.

A situação ocasiona ainda prejuízo para quem precisa passar pelo local para trabalhar. É o caso do entregador de água Rodrigo Mendes . “De vez em quando, quebra a água e quebra a bicicleta. A manutenção na bicicleta é quase toda semana, além das motos que têm no depósito, que são quase todo dia quebrando amortecedor e furando pneu”, diz.

Na casa da professora Cristianne Bastos, existem duas piscinas: uma é dos moradores, a outra  é usada pelas muriçocas. “Estou com um foco de doenças dentro da minha casa promovido pela Prefeitura Municipal de Olinda porque, no que eles se ausentam do que é dever de prefeitura, criam uma situação dessa para os cidadãos que pagam seus impostos”, afirma.

O cheiro no local é insuportável e, além disso, uma montanha de lixo ocupa a esquina da rua.  O encanador Agrício Alves é vizinho da sujeira. Ele diz que faz a parte dele, mas não adianta. “O pessoal joga o lixo [na rua] e é rato, barata e muriçoca (aos montes). Até escorpião já tirei”, conta. No prédio em que Agrício Alves mora, Rosélia é a subsíndica. “A gente limpa e organiza, mas a prefeitura faz o quê? Ela não faz nada”, reclama.

Na rua Perspectiva, os problemas se repetem. “Perspectiva nenhuma, só tem o nome da rua. Na prática, nada. Já há 20 anos que eu moro (nessa rua) e é essa buraqueira toda”, diz uma moradora.

O técnico em telecomunicações Wellington Simplício tem dificuldade para fazer o conserto das linhas telefônica das ruas de Jardim Fragoso. “Toda vez, eu tenho que afastar os matos, inclusive tinha um monte de ratos. Então o pessoal paga alguém por fora para fazer a limpeza”, conta.

Na rua Carlos Pena Filho, os moradores não esperam mais pela Prefeitura de Olinda, eles decidiram espalhar pedras em um trecho para facilitar a passagem dos carros no local. Segundo a vendedora Mônica Albuquerque, em fevereiro e março deste ano, ela e outros moradores ligaram para a Secretaria de Obras de Olinda. “Ficaram de vir no mesmo dia ou na mesma semana, mas não vieram. Todo mundo ligou, mas até agora nada”. Até quando o povo vai sofrer com tamanha falta de respeito!
Com a palavra Prefeitura da Cidade de Olinda.
.

Nenhum comentário: