sábado, 11 de junho de 2011

Dicas de Saúde e prevenções




 • Beba um copo de água mineral 15 minutos antes das refeições, pois enche o estômago e diminui o apetite.
Se você for viajar, lembre-se que a mudança de clima, alimentação e ritmo de vida, podem provocar nervosismo e falta de sono. Mude aos poucos sua rotina para que o organismo se adapte ao novo ambiente.
Ao abrir uma garrafa de cerveja ou refrigerante, se você notar o gargalo quebrado, filtre a bebida para evitar que alguém engula um caco de vidro. Se for com filtro de papel para café, ela não mudará o sabor da bebida.
Filtros de papel para café são ótimos para servir, principalmente às crianças, alimentos sólidos em porções individuais ou mesmo pão, biscoitos e frutas. Eles são higiênicos e na medida certa para evitar o derrame de migalhas pela casa.
Use os chás frios às refeições como hortelã, gengibre, erva-doce, erva-cidreira etc. Os chás são digestivos. Adoçar os chás com balas de hortelã darão um gostinho todo especial.
Caroços de abóbora torrados com sal servem como aperitivos. Fazem bem para os rins e bexiga. O mesmo vale para a soja.
Mantenha o calor da bolsa térmica acrescentando um pouco de sal à água durante a fervura.
Beba água pura e fresca antes durante e depois da prática de exercícios físicos. Seu corpo pede sais minerais, que precisam ser repostos.
Passeios com água até os joelhos, no mar ou na piscina, são incríveis para as pernas deixando-as firmes e lisas. Ativam a circulação.
Durante o processo de cicatrização, bata uma clara de ovo em neve e deixe descansar por alguns minutos. Retire o soro que ficou no fundo do prato e aplique na queimadura diariamente. Não ficará nenhuma marca.
Para o reumatismo, coloque algumas sementes de sucupira em vinho branco. Deixe curtir por algumas horas. Tome uma dose, todos os dias em jejum.
Na hora de abaixar para pegar um peso no chão, procure sempre dobrar os joelhos (mantendo um deles apoiado no próprio chão). Faça força para erguê-lo, com as pernas, mantendo o objeto junto ao corpo.
Use as folhas de urtigas tenras em saladas - estimula as funções digestivas e ajuda no tratamento de diabetes. As folhas em chás e sucos para cálculos renais e reumatismo.
Comer uma fatia de abacaxi depois das refeições faz maravilhas para a digestão.
Para má digestão, junte a 1 litro de água, três folhas grandes de louro, seis folhas pequenas de boldo, uma folha pequena de eucalipto e uma folha de laranjeira. Ferva tudo e tome três vezes ao dia durante 30 dias.
Principais Direitos do paciente:
* Ter acesso à cópia integral do prontuário médico, ficha clínica, exames laboratoriais, laudos médicos, psicológicos ou psiquiátricos, notas de enfermagem, além de contas e contabilidade hospitalar.
* Obter cópia de todas as anotações do médico para mostrar para outro médico.
* Requerer ficha clínica após receber alta.
* Permanecer com o seu acompanhante no momento da consulta.
* Levar gravador ou vídeo para registrar a conversa com o médico.
*Dispor de exames laboratoriais e seus resultados no original.
* Reunir especialistas para discutir o diagnóstico do médico.
* Decidir como e onde morrer: em caso ou no hospital.
* Recusar certos tratamentos, medicamentos ou intervenções cirúrgicas.
* Visitar no hospital um parente ou filho fora do horário de visita.
* Segurar seu bebê no colo quando ele sofrer  alguma intervenção.
* Permitir que crianças visitem o pai, a mãe ou um irmão no hospital.
* Acompanhar um filho dentro da sala de cirurgia.
Fonte: Dr.E.Christiam Gauderar - Os Direitos do Paciente, Ed.Record, RJ, 1998.
Espinhos:
Para retirada de pequenos espinhos, coloque ao redor do dedo fita adesiva, retire rápido e o espinho ficará aderido ao adesivo.

Piolho:
Para acabar com os piolhos, basta fazer uma pastinha com sal refinado e água, passar no couro cabeludo, fazendo uma leve massagem, deixar a cabeça coberta com um tecido fino (fralda de pano) durante 1/2 hora, lavar normalmente.

Para acabar com o mal hálito de cebola na boca, mastigue folhas de hortelã, erva doce, salsas frescas, ou cravo. Beba bastante água, talvez ajudará.
• Para limpar dentaduras, pingar 2 gotas de água oxigenada na escova.
Queimaduras:
Quando nos queimamos na cozinha, o ideal é colocar rapidamente rodela de tomate fresco, já que este produzirá um alívio imediato e evitará as bolhas.

Sua dor de cabeça pode desaparecer rapidamente se você colocar sobre a testa rodelas descascadas de batata e amarrar um lenço na cabeça.
Por terem propriedades calmantes, as batatas são ótimas para desinchar as pálpebras. Basta espalhar sobre os olhos rodelas descascadas e enroladas em uma gaze e deixar por alguns minutos.
Para aliviar o incomodo, coceira e vermelhidão causados por picadas de insetos tipo borrachudos, mosquito-pólvora e mutucas, coloque no local afetado uma pasta grossa feita de maizena e vinagre.
Para o alívio rápido de assaduras, põe-se numa vasilha um pouco de água e junta-se igual quantidade de azeite de boa qualidade. Bate-se em seguida para que se misture bem e passe-se o líquido nas assaduras obtendo-se rápido efeito.
Para aliviar a dor de picadas de mosquito, esfregue no local uma pedra de gelo.
Ao ser picado por abelha, alivie a dor esfregando com cuidado no ferimento uma cebola cortada ao meio.
O soluço passa mais rapidamente quando se engole de uma só vez 1 colherinha de açúcar.
Quando estiver na praia, aproveite para caminhar na água: este exercício, além de evitar a má circulação, alivia as pernas cansadas e também é ótimo descongestionante para os tornozelos. Depois deixe as ondas massagear seu corpo.
Stress - como resistir às tensões:
Descubra como você se coloca sob tensão. Muitos costumam deixar tudo para a ultima hora. Planeje as coisas com antecedência.
Não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Concentre-se numa tarefa de cada vez.
Coma devagar, sem pensar nos problemas.
Faça exercícios regularmente, para relaxar.
Reserve sempre algum tempo para cultivar hobby ou praticar esportes.
Repouse o suficiente,  procurando se esquecer dos afazeres antes de deitar.
Tente não se impacientar demais por motivos fúteis.
Se algo a deixar furiosa, dê vazão à raiva.
Esforce-se para não fumar ou beber demais quando estiver agitada.
Verifique se o objetivo pelo qual você está lutando compensa o desgaste.
Faça um esforço honesto para mudar em sua vida o que é fonte de ansiedade.

• Cuidado na esteira:
É ótimo ter uma esteira em casa. Dá para correr e caminhar a qualquer hora, seja qual for a previsão do tempo. O exercício fortalece coração e pulmão, enrijece a musculatura das pernas e emagrece (1 hora de caminhada moderada queima cerca de 350 calorias). Mas é preciso usá-la corretamente para evitar problemas na coluna e nos joelhos. Veja como:
Para correr ou caminhar, toque o solo primeiro com o calcanhar, estendendo o movimento até a ponta dos pés.
Mantenha a coluna reta e o abdômen contraído para não forçar a região lombar.
Use um tênis com amortecedor. Mesmo na esteira, a corrida produz impacto sobre os joelhos.
Corra 15 minutos, três vezes por semanas em dias alternados. Aumente 15 minutos a cada semana até atingir 45 minutos.

• Para pele oleosa:
Use sabonetes feitos com extratos de algas marinhas, ginko biloba, castanha da índia e hamamélis, que ajudam a inibir a produção de oleosidade da pele.

• Para pele seca:
Use sabonetes líquidos cremosos, que podem ser com óleos vegetais de macadâmia, sementes de uva e germe de trigo, que amaciam a pele.

• Pele normal:
Pode se usar sabonetes líquidos ou em barras; que contenham algas marinhas, camomila e alecrim, para manter o equilíbrio e a beleza da pele.

Gripe e Resfriado são a mesma coisa? Não:
A gripe é uma doença grave, muito contagiosa, causada pelo vírus influenza, que se transforma de pessoa a pessoa através das vias respiratórias. Geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar geral. Os indivíduos fragilizados, principalmente os idosos, têm sério risco de ser hospitalizados e até de morrer pela gripe e por suas complicações.
O resfriado é causado por outros vírus respiratórios e, embora os sintomas sejam parecidos, estes são mais brandos e de curta duração. Normalmente provoca apenas coriza, dor de garganta leve e, às vezes, febre.
Fonte: Secretaria Estadual e Municipal de Saúde / Ministério da Saúde.

Xarope caseiro e natural:
 Em um vidro de grande bem esterilizado, colocar um punhado de agrião, algumas folhas de guaco, algumas folhas de eucalipto, e uns galhinhos de hortelã ou poejo.
Por cima disso colocar mel , fechar o vidro com tampa, ferver em banho-maria por 30 a 40 minutos. Tomar pelo menos 3 vezes ao dia.
Fonte:  Enviada pela internauta/amiga Neiva Maria.

Comece com o pé direito!
Provavelmente já aconteceu com você de acordar cansada, mal humorada, sentindo-se indisposta.... Energia negativa acaba com a beleza, faz mal para a pele e intoxica outros órgãos. Sabe aquele ditado que diz: "Verde de raiva"? Vem do líquido da bílis intoxicando todo o seu organismo e alterando até a cor do rosto! No espelho surge uma imagem desanimada, com o rosto amassado, pálpebras inchadas, olheiras pronunciadas... O que fazer?
Prepare-se para enfrentar o dia com otimismo, seguindo as dicas abaixo:
Procure alongar o corpo, movimentando-se como se estivesse espreguiçando.
Sente-se na cama e faça movimentos circulares com a cabeça (primeiro para a esquerda, depois para a direita). Mexa os ombros formando círculos para frente a para trás. Repita várias vezes até sentir que a região cervical relaxou, pois é ali que acumulam todas as tensões.
Tome uma ducha morna ou um bom banho de hidro, contendo sais relaxantes.
Antes de iniciar seu desjejum, tome um copo d'água. É importante nutrir seu corpo com uma refeição bem balanceada. Afinal, você ficou várias horas sem se alimentar. 

Quando a criança cair , ou se bater, passar tintura de arnica, é natural, tira dor, e não deixa ficar roxo, também não cria galo na cabeça.
Fonte:  Enviada pela internauta/amiga Neiva Maria.

Na pele, um espelho.
Quando você acorda em péssimo estado, a primeira parte do corpo a refletir que você não está bem é o rosto. Sua aparência fica um desastre. Portanto, bastante atenção com a pele! O primeiro passo é a higienização, que deve ser feita com produtos específicos para emulsionar e limpar qualquer impureza. Em seguida, aplique uma loção tônica apropriada para seu tipo de pele.
A região dos olhos exige maior cuidado Por se ela finíssima (menos de um milímetro de espessura), as toxinas acumulam facilmente, causando inchaços e bolsas. Para amenizar esses efeitos, faça compressas de soro fisiológico gelado, ou chá de camomila, também gelado. As olheiras podem ser suavizadas com a ajuda de um corretivo, durante a maquiagem. Drenagem linfática também proporciona alívio (principalmente das bolsas).
Aplique um hidratante na face toda, não esquecendo do pescoço e do colo. Seu rosto está pronto para uma maquiagem suave. Basta um lápis nos olhos, rímel e batom. Você verá como seu aspecto já muda. Escolha uma roupa de cor clara, olhe-se no espelho e veja a mudança! Você está pronta para assumir o dia com bastante otimismo. Esta atitude garante maior equilíbrio mental, resistência física e segurança interior. É uma forma positiva de se preparar para enfrentar a vida.

Mastigue bem sua comida:
Ansiedade e falta de tempo podem prejudicar a mastigação. O estômago trabalha melhor com pequenas porções de comida ou com um bolo alimentar homogêneo.
Comer rápido, em frente à televisão, é um crime ã boa digestão. Isso dificulta que os alimentos sejam triturados pelos dentes e quebrados pelas enzimas da saliva. Como resultados, azia, refluxo, prisão de ventre, enxaqueca e taquicardia, sem contar a obesidade. Por isso, mastigue bem o alimento, até ficar fácil de engolir.
Fonte: Revista Saúde - Coleção Malu, ano 6, nº 19.
Inimigos do estômago:
- Comer rapidamente mastigando mal os alimentos
- Consumir bebida alcoólica e café de forma exagerada
- Alimentar-se bastante antes de dormir
- Estar sempre preocupado, nervoso, e dormir mal
- Tratamentos ã base de antiinflamatórios, analgésicos ou antibióticos.
Fonte: Revista Saúde - Coleção Malu, ano 6, nº 19.
Respire Saúde:
Se você desconfia que tem sinusite ou rinite, procure um médico otorrinolaringologista (especialista em ouvido, nariz e garganta). Para se prevenir, tente descobrir se existe alguma substância (pó, pêlo de animal, lã ou cigarro, por exemplo) que provoca em você coceira no nariz e espirro e, caso exista, evite o contato com ela. Cuide de resfriados e infecções e dê preferência a ambientes ventilados.
Fonte: Revista Saúde - Coleção Malu, ano 6, nº 19.
Evite ovos, mesmo cozidos. Faça o mesmo com as gorduras em excesso (maionese, margarina, manteiga, nata e patê), O açúcar, na cobertura e no recheio dos bolos, deve ser muito bem acondicionado em recipientes térmicos no verão, pois permite a reprodução de bactérias se expostos ao calor.
Se a criança gosta de hambúrguer, prepare-o em casa. Ensine-a. Estimule o jovem a ter uma alimentação saudável. O refrigerante deve ser oferecido eventualmente. Prefira sucos naturais ou de caixinha.
Não deixe a gurizada sair de casa sem tomar café da manhã. Em jejum, eles perdem o rendimento na sala de aula e podem até passar mal na escola.
• Use as verduras e frutas da época nos ingredientes das receitas de bolos, salgados, sucos e sanduíches. Além de baratos eles têm maus nutrientes e vitaminas.

Alivio imediato da azia:
Ralar e extrair um suco da batata crua, ou mastigar um pedacinho, o alivio é imediato.

No caso de sangramento no nariz:
Não se deve levantar nem abaixar a cabeça da pessoa.
Deixe a cabeça reta e faça compressa com gelo.
O frio provoca a contração dos vasos sanguíneos.

Remédio caseiro para calos:
Aqui temos um ótimo remedinho caseiro para acabar com os calos: amasse um dente de alho misturando com um pouco de óleo de oliva quente. Faça um escalda-pés, aplique a pasta de óleo e alho, enfaixando com uma gaze. Coloque a pasta, todas as noites, até que o calo caia.

Aliviando queimaduras:
Se você se queimar com respingos de gordura, passe imediatamente essência de baunilha no local. Isso alivia a dor.
Para anestesiar machucados:
Se suas crianças se machucarem com espinho ou pedacinhos de madeira, nos pés ou nas mãos, use esse truque: passe um cubinho de gelo no local afetado antes de retirar o espinho ou a farpa. Isso irá anestesiar a dor.

Para curar ferroada de abelha:
Quando você for picado por abelha, evite que o local fique inchado apertando-o imediatamente com qualquer objeto de metal. Você poderá usar também, como remédio de emergência, compressas de amoníaco diluído em água.

Clara de ovo pode ser um "santo remédio":
Evite a formação de um galo, passando água fria sobre o machucado, depois aplique clara de ovo e cubra com uma faixa bem apertada. Isso evitará que o local fique inchado ou roxo.

Para queimaduras leves:
No caso de queimaduras leves, passe imediatamente no local um pouco de mel e deixe cerca de duas horas. Você pode utilizar também a polpa ralada de uma cenoura crua, ela acalma a dor e não deixa formar bolhinhas.

Para micose:
1 Colher de cravo num vidro com azeite, levar o vidro em banho maria, tampa aberta, por alguns minutos, só pra esquentar, tampar o vidro. Usar na micose ou probleminhas de pele, como frieiras também.

Para dores nas pernas, tendinite, dores nas juntas:
Caroço de abacate, tirar a pele marrom que cobre o caroço, e cortar em alguns pedaços, colocar em 1 litro de álcool, juntamente com 1 punhado de menta (hortelã) seca, ou fresca, deixar descansar tampado durante 1 semana. Pode guardar por bastante tempo, borrifar, ou passar na região fazendo movimentos circulares.

Tratamento com SAL: Um gargarejo com água e sal muitas vezes alivia irritações da garganta e da boca. E os seu dentista, provavelmente, irá lhe ensinar a usar partes iguais de sal e bicarbonato de sódio para limpar os dentes e conservar suas gengivas saudáveis. A mesma mistura perfuma o hálito também.




Acne
Processo inflamatório das glândulas e dos folículos pilosos da pele, resultando em ruborização, erupção cutânea em pontos pretos ou brancos, muito comum em adolescente. A acne pode ser causada por fatores hormonais, hereditários, ou poluição, entre outros.

Remédios Caseiros
Para acabar com a inflamação, passe óleo de oliva morno no rosto, duas vezes ao dia.
Faça infusão com 1 litro de água e 4 partes de folha de malva. Deixe esfriar e coe.
Faça uma vaporização com hortelã fresca ou erva doce.
Fitoterapia Ocidental
Abacaxi, agrião, alfazema, alho-poró, assa-peixe, aveia, babosa, banana, barbatimão, bardana, calêndula, beterraba, cenoura, couve, dente-de-leão, erva cidreira, erva de bicho, hamamélis, espinheira-santa, feijão, figueira, limão, louro, maracujá, sabugueiro, sete-sangrias, umbaúba.
Apiterapia
Utilize própolis gel que atua como anti- inflamatório e anti-séptico.


Aftas

Afta é uma pequena ulceração dolorosa na mucosa oral e que ocorrem geralmente no interior da boca, nas bochechas, gengivas, língua e lábios. As aftas são mais doloridas durante os primeiros 3 ou 4 dias, mas desaparecem num período de 10 a 15 dias. Este período pode ser reduzido com o uso de diversas terapias. As aftas podem ser causadas pelo estresse físico ou mental, período de menstruação, arranhões, queimaduras causadas por alimentos quentes e ingestão de alimentos considerados alérgicos à pessoa.

Remédios Caseiros
Fazer um bochecho com iogurte natural ou aplicar iogurte na afta.
Fazer bochecho com alfazema, calêndula, framboesa ou sálvia.
Coloque algodão embebido em loção de calêndula.
Prepare suco de cebola e passe quantas vezes achar necessário sobre a afta com o auxilio de um cotonete
Mastigar folhas de abacateiro.
Coloque 3 colheres (sopa) de folhas de sálvia em 1 uma xícara (chá) de vinagre branco. Coloque em um frasco hermeticamente fechado e deixe descansar por 10 dias ao sol. Coe em coador de pano e aplique com um chumaço de algodão .
Mastigue cravo da índia e coloque esta pasta sobre a afta.
Misture 2 colheres (sopa) de vinagre em um copo de água. Faça bochechos com a mistura.
Faça bochechos com água e suco de limão.
Apiterapia
Aplique própolis em forma de spray.
Fitoterapia Ocidental
Agrião, chapéu de couro, cravo da índia, hamamélis, limão, manga, morango, poejo, romã, rúcula e sálvia.

Alergias

E a reação que o organismo tem, contra substâncias que são consideradas alérgicas.
As alergias podem ser de origem :
Vegetal- pólen de flores, poeira, etc...
Animal- pêlos, penas, bolor, picada de insetos.
Bacteriana- ingestão de alimentos como camarão, corantes, chocolate, amendoim.
Físicos- frio, calor, atrito e luz solar.
Os sintomas também diferem de acordo com a região do corpo que foram expostas as substâncias consideradas alérgicas:
Ingestão de alimentos- diarreia, dor de cabeça, e dores abdominais.
Pelo ar- lacrimejamento, congestão nasal, espirros, coceira no nariz e tosse.
Fisicas- alguns tipos de erupções, inchaço, espasmos musculares e urticária.
Remédios Caseiros
É importante identificar tudo o que possa causar a alergia.
O ginseng em pó previne ataques de alergia.
Beba infusão de urtiga para aumentar a resistência.
Contra urticária aplique pomada ou infusão de urtiga.
Coma mel e sidra em uma xícara (chá) de água quente.
Para febre do feno, coma mel.
Um sistema imune forte e boa digestão são importantes na cura de alergias. Faça um jejum líquido com suco de cenoura crua, salsão e maçã.
Alimentos ricos em magnésio previnem doenças, como amêndoas, sementes de gergelim, feijão branco e vermelho e bananas.
Adicione frutas amarelas à sua dieta. Coma arroz integral e selvagem. Evite pão e massas.
Para alergias na pele, faça um banho de camomila.
Beba infusão de flores e folhas de calêndula.
Beba suco puro de limão.

Amigdalite

Inflamação das amígdalas, frequentemente causada por vírus e bactérias, causando dor de garganta e mal estar.

Remédios Caseiros
Faça uma infusão com tomilho e sálvia, com 2 a 4 colheres (chá) de ervas em 1/2 litro de água.
Faça uma tintura com a raiz do dente-de-leão. Ferva água com sal, deixe esfriar e adicione 6 gotas da tintura. Faça gargarejos 3 vezes por dia.
Coma alho cru ou em cápsulas.
Coloque um lenço com gelo triturado no pescoço. Altere com compressas de água quente por 1 hora.
Faça infusão com folhas de eucalipto e pitadas de canela em pó. Deixe esfriar e beba.
Ingerir mais zinco.
Faça uma infusão com framboesa.
Ingerir mais vitaminas C e A.
Colocar no pescoço um pano com álcool.
Combinar 3 dentes de alho, mel e 1 copo de leite. Leve ao fogo, mas não deixe ferver. Coe. Tome 2 colheres (chá) de manhã e à noite.
Fazer gargarejos com uma infusão de gengibre, 3 vezes ao dia.
Fatie uma cebola crua e cubra com 2 colheres (sopa) de açucar orgânico. Cubra por 6 horas.
Ingerir uma colher (sopa) 2 vezes ao dia.
Faça gargarejo com uma infusão de sálvia. Não é aconselhável para crianças menores de 2 anos de idade.
Faça uma infusão com 1 limão, 3 fatias de gengibre fresco, 1 pedaço de pimenta vermelha, 2 dentes de alho amassados e 2 colheres (sopa) de mel.
Bata 1 tomate e 1 copo de água. Aqueça e faça gargarejos.
Em um copo de leite, acrescente uma calda feita com 1 xícara (chá) de açucar orgânico, 3 colheres (sopa) de água e 2 gotas de limão. Beba quente.
Faça gargarejos 4 à 5 vezes ao dia, com água morna, sal e limão, sendo 1/2 colher (chá) de sal para 1 xícara de (chá) de água.
Misture 1 colher (sopa) de raiz forte, 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (chá) de cravos da índia e 1 xícara (chá) de água morna. Beba devagar.
Faça gargarejo com 1 xícara (chá) de infusão de sálvia, 1 colher (sopa) de sal marinho, 1 colher (sopa) de vinagre de maçã e 1 pitada de pimenta cayenne ou vermelha.
Beba uma infusão de alcaçuz.
Faça uma infusão com 2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de suco de limão e 1 xícara (chá) de água.
Fitoterapia Ocidental
Agrião, alho, avenca, barbatimão, chapéu de couro, cebola, confrey, calêndula, cravo da índia, erva de santa maria, gengibre, girassol, hamamélis, ipê-amarelo, limão, morango, rúcula,  romã, unha de gato, dente de leão.

Anemia

Existem muitos tipos de anemia que podem ser causados por fatores hormonais ou nutricionais. É a insuficiência de hemoglobina nos glóbulos vermelhos. Isto pode ocorrer quando a pessoa tem uma quantidade insuficiente de nutrientes como vitamina C, B12, B2 e ferro, necessários para a produção de glóbulos vermelhos. A anemia resulta em fraqueza generalizada, dor de cabeça, desmaios e formigamento nas mãos e pés.

Remédios Caseiros
Bata 1 cenoura, 1 beterraba e 1 folha de couve. Beba um copo pela manhã durante 10 dias.
Tome banhos de sol, mas sempre até as 10 horas da manhã ou depois das 4 horas da tarde.
Coma mais espinafre, arroz integral, aveia, trigo integral, gema de ovo e lentilha.
Tome cápsulas de levedo de cerveja às refeições.
Rale 1 beterraba e polvilhe com açúcar orgânico. Aguarde cerca de 40 minutos e coma 1 colher (sopa) antes das refeições.
Aromaterapia
Tomilho e camomila em banhos e massagens
Apiterapia
Mel e geléia real
Fitoterapia Ocidental
Agrião, cenoura, beterraba, cavalinha, jurubeba, serralha

Arteriosclerose

É uma doença cardiovascular, que sobretudo, atinge as grandes artérias. As artérias endurecem devido à acumulação de depósitos em seu interior, formando placas duras e gordurosas interferindo com sua elasticidade e fluxo do sangue. A arteriosclerose pode ser causada pelo cigarro, obesidade, hipertensão arterial, diabete e alto nível de colesterol.

Remédios Caseiros
Beba suco de limão e laranja quentes, sempre pela manhã.
Coma cerejas.
Beba infusões de arnica, alho, alfavaca, alecrim, cavalinha, e sete sangrias.
Coma bastante agrião, espinafre, e brócolis.
Ingerir cápsulas de leticina de soja.
Coma cebola crua diariamente.
Coma alho cru.
Para melhorar a circulação, faça muitos exercícios.
Evite refeições pesadas. Sua dieta deve ser baseada em 60% de alimentos crus.
Beba muito suco de vegetais.
Beba suco de babosa várias vezes por dia.
Evite álcool, cafeína, sal e açúcar.
Fitoterapia Ocidental
Sete sangrias, cebola, alho, agrião, espinafre, brócolis, arnica, alfavaca.

Asma

É um processo inflamatório crônico das vias aéreas, caracterizado por dificuldades respiratórias, tosse, suor e coceiras no peito. A asma pode se manifestar através do contato com substâncias alérgicas como poeira, pêlos, pólen, ácaros, frio, alimentos, estresse e ansiedade.

Remédios Caseiros
Faça uma vaporização com óleo de pinho.
Tome 1 colher (chá) de mel por dia.
Fazer uma inalação com camomila, eucalipto ou alfazema, durante ou após um ataque de asma.
Beba 1 colher (chá) de xarope de framboesas, 3 vezes ao dia.
Tome mel com raspas de babosa 3 vezes ao dia.
Coloque uma compressa com álcool no peito e deixe por algum tempo.
Coloque em  uma panela, 1 raiz de gengibre picada, açúcar mascavo e 3 folhas de laranjeira. Deixe o açúcar caramelar, dilua em um pouco de água e desligue o fogo. Deixe esfriar e beba 1 colher (sopa) de 2 em 2 horas.
Beba suco de limão.
Beba o suco de 1 cebola crua com mel.
Beba suco de gengibre com mel.
Coma 1 dente de alho cru por dia.
Fitoterapia Ocidental
Erva de santa maria, eucalipto, ipê roxo, jasmim, sabugureiro.
Aromaterapia
Eucalipto, hortelã- pimenta, alfazema, camomila.

Bronquite

É um processo inflamatório dos brônquios. A bronquite crônica se caracteriza por tosse e expectoração por mais de 3 meses por 2 anos consecutivos. Pode ser causada por má respiração, obesidade, malformações, etc...

Remédios Caseiros
Tomar um xarope feito com a mistura de 1/2 litro de mel, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 2 doses de brandy, e 1 colher (chá) de pimenta cayenne. Levar a mistura ao refrigerador. tomar 1 colher (sopa) quando estiver tossindo ou a cada 1 hora.
Fazer um xarope com juiz de paz ou coração de bananeira.
Tome vitamina A e E .
Massageie o peito com um a mistura feita com uma gota de óleo de eucalipto, 1 gota de óleo de cravo da índia, 1 gota de óleo essencial de pinho, 1/4 de xícara (chá) de óleo de amêndoas ou outro óleo vegetal prensado à frio.
Coma muitas folhas verdes, semente de girassol, feijão preto e frutas frescas. Inclua alimentos ricos em cálcio para relaxar os nervos.
Beba uma infusão de cravo da índia.
Evite pão, massas e derivados do leite.
Bata 50 gramas de tutano de boi 1 ovo e mel. Tome 1 colher (chá) 3 vezes ao dia.
Leve ao fogo um abacaxi em pedaços coberto com mel. Deixe esfriar, bata e coe. Tome 3 colheres (sopa) ao dia.
Fazer um banho com mangerona.
Corte 1 cebola grande em rodelas  e coloque em um recipiente de vidro com meia xícara de açúcar. Deixe descansar 24 horas e junte 2 colheres (sopa) de mel e o sumo de 2 limões. Tome 1 colher (sopa) 2 vezes ao dia.
Faça uma infusão com 1 colher (sopa) de talos e folhas de agrião em pedaços, em 1 xícara (chá) de açúcar orgânico. Leve ao fogo até derreter e adicione 1 colher (sopa) de mel. Tome 1 colher (sopa) 3 vezes ao dia.
Coma alho cru ou misturado aos alimentos.
Apiterapia
1 colher de mel ao dia.
Aromaterapia
Alfazema, eucalipto, tea tree, menta, alecrim em inalação ou vaporização.
Fitoterapia Ocidental
Echinacea, eucalipto, gengibre, pau d'arco, cravo da índia, alho, cebola, alfazema, erva de santa maria, poejo, agrião.

Calvicie

Perda dos cabelos excessivamente, que por sua vez, não são substituídos. A queda de cabelo é normal, não sendo preocupante enquanto estiver entre os 50 e 100 fios de cabelo por dia. As causas da queda excessiva de cabelo pode ser de origem hereditária, hormonal, ou causada pelo estresse, parto, consumo de certos medicamentos ou uma dieta inadequada.

Remédios Caseiros
Aplique no couro cabeludo uma mistura feita com leite e abacate. Deixe agir por 15 minutos, cobertos com uma touca de banho ou toalha morna. Lave com xampu.
Massageie o cabelo com uma infusão feita com folhas de jaborandi.
Aromaterapia
Alfazema, alecrim, sálvia, cedro, patchuli, ylang-ylang, massageados no couro cabeludo. Lembre-se de diluir os óleos essenciais antes de usar diretamente sobre a pele.
Fitoterapia Ocidental
Jaborandi, abacate, sálvia, alfazema.

Caspa

A caspa é uma descamação do couro cabeludo. O estresse do dia a dia e a má alimentação são combinações ideais para que a caspa se prolifere.

Remédios Caseiros
Faça uma infusão com 25 gramas de alecrim e sálvia em 2 xícaras (chá) de água. Deixe abafar por 24 horas, e use diariamente como um enxague para os cabelos.
Ferva 4 colheres (sopa) de tomilho em 2 xícaras (chá) de água por 10 minutos, coe e deixe esfriar. Derrame metade da mistura no cabelo, massageie, e não enxague. Guarde o restante para o dia seguinte.
Esquente cerca da 200 ml de óleo de oliva até ficar morno. Lave os cabelos com água e aplique o óleo de oliva no couro cabeludo com uma esponja ou chumaço de algodão. Massageie, coloque uma touca de banho ou uma toalha quente na cabeça, e deixe o óleo por 20 minutos. Lave com xampu.
Aromaterapia
Cedro, teatree, patchuli

Cistite

É uma inflamação da bexiga urinária ou uretra, causada por bactérias, resultando em uma necessidade mais frequente de urinar, com dificuldade e ardor.

Remédios Caseiros
Coma iogurte natural e faça bochechos com ele.
Faça uma tintura de alho e acrescente em alimentos e bebidas quentes.
Faça um infusão com alfazema.
Faça uma infusão com alcaçuz.
Aromaterapia
Camomila, sândalo, alfazema, teatree, em banhos 1 vez por dia.
Fitoterapia Ocidental
Rosas Brancas ( na forma de banhos de assento), alfazema, cavalinha, chapéu de couro, uva ursi, capuchinha.
Conjuntivite

É a inflamação da conjuntiva, um tecido que recobre o globo ocular, causando vermelhidão, desconforto, inchaço e irritação dos olhos. A conjuntivite pode ser causada por bactérias, vírus, irritações, ou alergias.

Remédios Caseiros
Lave os olhos com uma mistura de 20 gotas de álcool, 4 pitadas de sal e 8 gotas de limão em 800ml de água. Lave os olhos várias vezes.

Constipação

Aumento no intervalo entre as evacuações acompanhadas de fezes endurecidas com dificuldades na eliminação das mesmas, resultando em acúmulo de gases.

Remédios Caseiros
Não beba líquidos junto com os alimentos, mas beba muita água durante o dia.
Beba água morna com limão pela manhã.
Faça uma infusão com erva doce e beba.
Inclua óleo de linhaça nos sucos que for beber.
Beba muito suco de legumes e vegetais ( beterraba, cenoura, salsão ) uma vez por dia.
Mastigue muito bem os alimentos
Coma 3 a 4 ameixas frescas ou secas ou um copo de suco em jejum.
Coma bastante frutas frescas como maçã, laranja, damascos e figo.
Coma beterraba cozida.
Inclua grãos integrais, como arroz por exemplo.
Beba suco de babosa como um tônico.
Evite açúcar branco, frituras e massas.
Faça uma decocção com alcaçuz, com 1 colher (sopa) da raiz em uma xícara (chá) de água. Beba 3 vezes ao dia. Também pode mastigar a raiz da planta.
Bata 1 fatia de mamão, 4 ameixas pretas sem caroço e o sumo de 1 laranja. Beba de manhã, em jejum.
Faça uma massagem no abdome com óleo de pimenta do reino, manjerona, e alecrim em partes iguais ( 1 gota), diluídos em óleo de base vegetal.
Faça uma infusão com a polpa do tamarindo. Deixe descansar por 1 hora e coe. Tome antes de dormir.
Apiterapia
Adicione mel aos alimentos ou bebidas, ou coma bolachas de mel.
Aromaterapia
Cardamono
Fitoterapia Ocidental
Carqueja (contra indicada para mulheres que amamentam), coentro, couve, cúrcuma, ameixa, apricot, dente de leão, espinheira santa, funcho, anis, capim limão, mamão, menta, poejo, quiabo, serralha, maçã, sene, zedoária (após as refeições), tamarindo.

Contusões e Cãibras

Contusões e torções são lesões provocadas por batidas ou pancadas, causando hematomas e ou inflamações. A cãibra é uma contratura da musculatura que se sente após um esforço físico. É muito frequente em pessoas que não praticam exercícios regularmente ou não se "aquecem" antes de praticá-los. As cãibras também podem ser reflexo da má circulação do sangue.

Remédios Caseiros
Faça uma cataplasma com sementes de girassol.
Faça um unguento, com arnica, mas somente se a pele estiver íntegra.
Faça compressas com tintura de calêndula ou hamamélis.
Aplique uma cataplasma de repolho.
Aplique óleo de pimenta do reino.
Para evitar hematomas faça compressas frias de vinagre e sal.
Massageie o local com folhas de funcho.
Faça uma cataplasma de confrey.
Tome um banho com 5 gotas de óleo de tomilho.
Passe limão na área afetada.
Faça massagens com arruda imersa em álcool por uns dias.
Aplique gelo ou uma compressa fria.
Aromaterapia
Eucalipto, tomilho, kava kava.
Depressão

Estado emocional alterado, com tendências negativistas, ansiedade, problemas de comunicação, angustia, falta de apetite, falta de interesse sexual, enxaqueca, chegando em estágios graves à ideias de suicídio. A depressão é causada muitas vezes por luto, parto, álcool, drogas, distúrbios nutricionais, efeitos de medicamentos, distúrbios hormonais e tendências familiares.

Remédios Caseiros
Coma folhas frescas de manjericão.
Comer mais cereais.
Faça um banho quente com 5 a 10 gotas de óleo de calêndula.
Faça uma tintura com manjericão.
Tome cápsulas de óleo de prímula.
Aromaterapia
Gerâneo, grapefruit, jasmim, patchuli, petitgrain, sândalo, tangerina.
Fitoterapia Ocidental
Rosas brancas, guaraná, alecrim, marapuama.          

Diarréia

A diarreia é o aumento no número e na quantidade de fezes eliminadas diariamente com consistência diminuída, e que varia entre pastosas e liquefeitas, acompanhadas ou não de muco, sangue ou dores abdominais.
Remédios caseiros
Tenha certeza de ingerir algum suplemento de hidratação. Beba muita água. Faça soro caseiro para evitar desidratação. Em 1 litro de água fervida, coloque 1/2 colher (chá) de sal para 8 colheres ( chá) de açúcar mascavo.
Coma 1/2 xícara (chá) de arroz branco cozido em 3 xícaras (chá) de água.
Coma cenoura crua ou beterraba com casca.
Nenhum suco de fruta.
Sopa de batata cozida com leite fervido.
Tome 1 colher (chá) de uma mistura feita com1 xícara (chá) de água, 1 colher (chá) de vinagre de maçã. Tome a cada 5 minutos. Faça a receita pela segunda vez e tome 2 colheres (chá)cada 15 minutos.
Misture 1 gota dos óleos de gengibre, alfazema,e laranja diluídos em óleo de base vegetal. Massageie a região abdominal.
Coma sopa de 1/2 quilo de cenoura cozida ma água até ficarem macias. Coe e bata no liquidificador. Adicione 1 parte de água fervendo para 4 partes de cenouras. Complete com 3/4 de colher (chá) de sal. Coma porções pequenas a cada 1/2 hora.
Coma alho cru ou em cápsulas.
Tome sumo de limão.
Evite alimentos com muita fibra por 1 ou  dias.
Coma arroz cozido com banana.
Coma iogurte.
Faça uma infusão com 2 colheres (sopa) de abacateiro picadas, 2 colheres (sopa) de folhas de goiabeira picadas e 2 colheres (sopa) de folhas de pitangueira picadas em 2 copos de água fervente. Coe e tome 1/2 copo após cada evacuação.
Tome 1 cápsula de carvão vegetal após as refeições.
Comer tomate para repor o potássio.
Comer bananas.
Comer jabuticaba, romã e maçã.
Tome 1 xícara de leite quente com uma pitada de cravo da índia ou canela em pó.
Faça uma infusão com casca do caule do jamelão ou barba de bode.
Faça uma infusão de 1/2 litro com folhas de malva e acrescente 1 colher (chá) de maisena. 
Faça uma infusão com maçã assada
Faça uma infusão com água de arroz.
Misture 1 xícara (chá) de água com 1/2 colher (chá) de maisena, suco e 1 limão e 1 colher (chá) de açúcar orgânico e beba.
Aromaterapia
Sálvia, tangerina
Fitoterapia Ocidental
Artemísia, camomila, erva doce, banana, barbatimão, coco da bahia, goiaba, jatobá, maçã macela, morango, pata de vaca, pitanga.

Dor de Cabeça

Existem muitos tipos de dores de cabeça, que diferem de acordo com sua localização, sintomas associados, características e duração. Podem ser extracranianas ou intracranianas. As dores de cabeça (cefaleias) extracranianas, podem ser primárias ou secundárias. As primárias, estão relacionadas com enxaqueca, estresse, ansiedade ou depressão. As secundárias, estão associadas à febre, gripe, insônia, dor de dente, dor de ouvido, sinusite e hipertensão. As dores de cabeça intracranianas podem ser causadas por tumores, hematomas, infecções, e tem como sintomas, tonturas, dificuldades de audição, falta de memória e distúrbios da visão.

Remédios Caseiros
Esfregue óleo e alecrim nas têmporas para aliviar as dores.
Faça um banho para os pés com mostarda.
Faça um banho quente para os pés com gengibre.
Para dores de cabeça crônicas, experimente um jejum rápido com água e suco de limão. No dia seguinte coma maçãs, saladas e um pouco de arroz integral. Mantenha sua dieta com produtos não industrializados, o máximo que puder. Beba muito suco de vegetais. Evite sal, açúcar, derivados do leite (principalmente queijo), e alimentos muito condimentados.
Para dores de cabeça de origem digestiva, faça uma infusão com erva doce. Aguarde 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá) nas principais refeições.
Faça uma cataplasma de pimentão morno, e aplique nas têmporas, testa e nuca. Deixe agir 15 minutos.
Faça uma infusão com camomila e beba 1 xícara (chá) com uma pitada de bicarbonato de sódio.
Coloque rodelas de batata crua sobre a testa.
Coloque alho moído sobre a testa.
Coloque uma compressa de água quente ou fria na testa.
Faça um banho ou massagem com algumas gotas de óleo de melissa. Se for fazer massagem, lembre-se de diluir o óleo.
Faça uma inalação com manjericão.
Passe um pouco de óleo de alfazema diluído nas narinas ou faça um banho.
Aromaterapia
Alecrim, alfazema, jasmim, lemongrass.
Fitoterapia Ocidental
Origem digestiva- ginko, tanaceto, alecrim, camomila, anis, couve, erva cidreira, funcho, girassol, pimentão.   Origem nervosa- maracujá

Infecções do Ouvido

É um processo inflamatório passageiro, que na maior parte dos casos não passa de sensibilidade do tímpano. A dor de ouvido pode ser causada pelo frio, banhos, vento ou mudanças de pressão (avião ou mergulho).

Remédios Caseiros
Faça uma infusão com goldenseal para curar dores de ouvido.
Coloque gotas de óleo de alho ou óleo de oliva morno diretamente no ouvido.
Corte um dente de alho e esfregue sobre e em volta da orelha.
Coloque uma bolsa de água quente sobre a orelha.
Coloque em um chumaço pequeno de algodão dentro do ouvido, uma mistura feita com `colher (chá) de infusão de arruda com 2 colheres (chá) de óleo de oliva morno.
Apiterapia
Coloque 1 gota de mel no ouvido, 2 vezes ao dia.

Eczema

É um processo inflamatório da pele, agudo ou crônico, não contagioso, caracterizado por vermelhidão, coceira, bolhas, descamação e crosta. Pode ser causado devido à exposição à produtos químicos e outros irritantes.

Remédios Caseiros
Faça um banho com farelo e aveia para aliviar a coceira e irritação.
Faça uma compressa de camomila, bardana ou malmequer.
Faça um banho com hamamélis.
Faça uma compressa fria com erva cidreira.
Leve 1 copo de leite ao fogo até ferver. Acrescente a erva sete sangrias e deixe ferver por alguns minutos. Coe, espere esfriar e aplique com um chumaço de algodão, as partes afetadas.
Aromaterapia
camomila,alfazema, sálvia, gerânio, sândalo,
rosa.
Fitoterapia Ocidental
Confrey, guassatonga, ipê roxo, levedo de cerveja, sete sangrias, camomila, aveia.

Estresse

O estresse é uma fatiga física, mental e emocional que acarreta no organismo, reações como raiva, taquicardias, úlcera, ódio, inveja, dor de cabeça, transpiração excessiva, insônia, impotência, irritação, quase sempre acompanhados de ansiedade (aflição, angustia e impaciência). As causas que geram o estresse: -horários de trabalho sobrecarregados -conflitos familiares -má alimentação -uso de drogas (cocaína) -constrangimentos repetidos -luto, acidentes, problemas da vida quotidiana como trânsito, ruídos e poluição.
Remédios Caseiros
A dieta deveria ser de 50% a 60% de alimentos crus. Incluir cenouras, salsinha, verduras. Coma proteínas e alimentos ricos em minerais. Inclua também frutos do mar, ovos, sucos de vegetais, soja, sementes de girassol, arroz selvagem e lentilhas.
Antes de se deitar, tome um banho de banheira de 10 minutos com uma infusão feita com 3 colheres (sopa) de cascas de mulungu.
Evite cafeína, enlatados, açucar e derivados do leite.
Em 1 litro de vinho, acrescente folhas de alecrim, sálvia e mel. Leve ao fogo baixo sem deixar ferver e coe em coador de panao. Deixe esfriar e beba 1 xícara (café) antes das refeições.
Aromaterapia
Alecrim, cedro, lemongrass, palmarosa.
Fitoterapia Ocidental
Rosas brancas, maracujá, guaraná, ginseng, alecrim, erva cidreira, mulungu, sálvia.
Gases

Flatulência. Aumento da produção e acúmulo de gases no intestino frequentemente acompanhada de sensação de distensão do abdómen.

Receitas Caseiras
Faça infusões com camomila, menta, erva doce, manjericão, canela ou louro.
Coloque compressas de água quente na barriga.
Tome as infusões durante o dia com 1 colher (sopa) de vinagre de maçã.
Coma banana sem mastigar muito.
Faça uma tintura de menta beba 1 colher (sopa) diluída em 1 xícara (chá) de água, 3 vezes ao dia.
Tome suco de cenoura antes das refeições.
 Faça uma cataplasma com a cenoura e suas folhas
Tome cápsulas de carvão vegetal.
Fitoterapia Ocidental
Boldo, carqueja, erva cidreira, banana, espinheira santa, hortelã, macela, menta, palma christe, cenoura, zedoária, jambolão, maçã.
Gripe

A gripe, também chamada de influenza, é uma infecção das vias respiratórias ,causada por vírus. Ela é causada pela transmissão de pessoa para pessoa através das vias respiratórias, por espirros, tosses ou secreções. A gripe é caracterizada por calafrios, dores de cabeça, dores nos olhos, febre, dores musculares, congestão nasal, tosse e fraqueza. O período de incubação da gripe varia de 2 a 3 dias. Os sintomas aparecem depois deste período desaparecem em um período de 3 a 5 dias após seu início.

Remédios Caseiros
O corpo humano fica muito inclinado a gripes quando está em uma condição muito ácida ou alcalina. A maioria das pessoas são muito ácidas e consequentemente tem muita gripe. Para manter o corpo mais saudável e alcalino, tenha uma dieta equilibrada, durma o suficiente, evite o estresse e preocupações.
Faça uma dieta líquida com sucos de vegetais para acabar com infecções e o uco.
Beba suco de frutas.
Coma canja de galinha.
Faça infusões com limão e gengibre.
Beba 6 a 8 copos de líquidos por dia, sendo 4 copos com 1 a 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã ou suco de limão e 2 colheres (sopa) de mel.
Evite açucar, frituras e alimentos gordurosos.
Esfregue dentes de alho na sola do pé.
Faça um banho para os pés com sálvia, tomilho, alecrim, óleo de pinho, óleo de eucalipto e 1 colher (sopa) de mostarda em pó.
Coma pimenta vermelha, cebolas e raiz forte.
Tome vitamina C e beta caroteno.
Para promover uma transpiração e ajudar na cura da gripe, faça uma infusão com 1 colher (chá) de gengibre em 1 xícara (chá) de água. Acrescente mel e beba o quanto for preciso.
Beba uma gemada com folhas de eucalipto e canela em pó.
Faça uma infusão com eucalipto. Coe e adicione açucar mascavo ou mel. Beba 3 vezes ao dia.
Aromaterapia
Alecrim, limão e pinho.
Fitoterapia Ocidental
Acerola, alho, agrião, banana, limão, sálvia, gengibre, eucalipto, canela.

Herpes Labial

O herpes é uma afecção da pele e mucosas, caracterizada por bolhas sobre uma base inflamada avermelhada, causada pelo vírus d o herpes. Geralmente aparece em torno de orifícios como boca, ânus ou vulva. No caso de herpes labial, o primeiro contato com o vírus, pode não apresentar sintomas, ele sempre surge no mesmo local. Após aproximadamente 5 dias, os sintomas regridem espontaneamente mas podem ser diminuídos com certos tratamentos.

Remédios Caseiros
Friccione óleo de teatree puro, com vodka ou álcool de cereais antes que as bolhas estourem, 3 a 4 vezes ao dia.
Use um protetor para os lábios quando estiver exposto ao sol.
Aromaterapia
Eucalipto, bergamota, limão, teatree.

Indigestão

É uma sensação de distensão abdominal pela má digestão de algum alimento ingerido, podendo resultar em náuseas, vômitos e mal estar estomacal como azia e sensação de queimação.

Remédios Caseiros
Uma dieta à base de vegetais e proteínas é excelente para distúrbios digestivos.
Coma muita salada.
Coma iogurte.
Faça uma infusão com cascas de maçã e beba após as refeições.
Faça uma infusão com cascas secas de laranja e beba após as refeições.
Evite bebidas com cafeína.
Faça uma tintura com 3 colheres (sopa) de folhas e flores da menta, 1 xícara (chá) de álcool de cereais à 70%. Misture os ingredientes e deixe em repouso por 8 dias. Coe e beba 1 colher (café) diluída em 1 xícara (chá) de água, 3 vezes ao dia.
Faça uma infusão com espinheira santa e beba um xícara (chá) com 1 colher (chá) de carvão vegetal, 2 vezes ao dia entre as refeições.
Coma de sobremesa abacaxi.
Beba um pouco de vinagre aquecido com mel em 1 xícara (chá) de água quente.
Aromaterapia
Alecrim, cardamono, grapefruit, laranja, lemongrass.
Fitoterapia Ocidental
Abacaxi, alecrim, babosa, beringela, capim limão, coentro, centella, erva cidreira, gengibre, poejo, sálvia, mamão, dente de leão, carqueja, alcachofra, menta, banchá.

Insônia

A insônia é um dos mais comuns distúrbios do sono, e muitas vezes é causada pelo estresse, ansiedade, ingestão de cafeína ou alimentos indevidos, considerados "pesados" antes de se deitar.

Remédios Caseiros
Tome um banho quente, beba um copo de leite morno e vá para a cama.
Coloque gotas de alfazema nos lençóis da cama ou vaporizador.
Coloque algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro
Coma grapefruit antes de dormir.
Coloque os pés na água quente por 30 minutos.
Aplique compressa de camomila na testa, por 10 minutos, antes de dormir.
Faça uma infusão com qualquer um destes ingredientes antes de se deitar: folhas de alface, folhas de cana-de açucar, flores de laranjeira, camomila, kava-kava, folhas de maracujá.
Beba suco natural de maracujá ou limão.
Misture 1 xícara (chá) de álcool de cereais, 2 colheres (sopa) de flores de alfazema ou maracujá e deixe descansar por 5 dias. Coe e beba uma colher (café) em1 xícara (chá) de água, antes de se deitar.
Aromaterapia
Laranja, alfazema, sândalo, lavanda.
Fitoterapia Ocidental
Alfazema, limão, maracujá, camomila.

Mau Hálito

É o odor desagradável na cavidade oral que pode ter origem e problemas estomacais, afecções dentárias como gengivitis e cáries, falta de higiene bucal adequada.

Remédios Caseiros
Faça gargarejos com limonada sem açucar.
Mastigue um pouco de salsa.
Prepare uma infusão infusão com  hortelã, cravoda índia, canela ou sálvia.
Reduza a ingestão de carne vermelha.
Evite alimentos muito condimentados ou alho e cebola.
Evite leite e derivados.
Evite café.
Mastigue maçã.
Beba uma infusão de aniz ou menta.
Apiterapia
Própolis.
Aromaterapia
Sálvia
Fitoterapia Ocidental
Zedoária, hortelã, cravo da índia, canela, sálvia.

Náuseas e Vômitos

As náuseas e vômitos são sintoma extremamente vagos que podem sugerir diversas patologias. A náusea se caracteriza por enjôo ou ânsia, acompanhada ou não de vômito. Estes sintomas podem ser causados pela ingestão de alimentos, movimentos ou até gravidez. O vômito é uma descarga e conteúdo do estômago por via oral. A ingestão de alimentos em quantidades excessivas ou contaminados estão entre as causas mais frequentes de vômitos.

Remédios Caseiros
Náusea devido à movimento- Mascar raíz de gengibre ou comer maçã crua.
Infusão de folhas de pêssego.
Infusão de gengibre com 2 goras de óleo de cravo.
Coloque uma bolsa de água quente na barriga.
Coma algumas bolachas.
Coma iogurte natural.
Coma queijo cottage.
Cheire ou masque limão.
Masque um pau de canela.
Masque cascas de laranja.
Água de cevada alivia os sintomas da náusea.
Faça uma massagem no abdome com óleo essencial de limão.
Apiterapia
Tome 1 colher de mel à cada 15 minutos, em caso de náusea devido à movimento.
Fitoterapia Ocidental
Gengibre, hortelã, cravo da índia, aniz, erva doce, alfavaca, hortelã pimenta, quiabo.
Pé de Atleta

Pé de atleta, também conhecido como frieira, é uma infecção da pele causada por fungos, geralmente localizada entre os dedos dos pés, acompanhados de coceira e ardor, rompimento de pele e ulceração. Em alguns casos, a infecção pode manifestar-se sob a forma de bolhas na pele. A infecção também pode atingir a unha, causando até sua queda.

Remédios Caseiros
Aplique vinagre de maçã diretamente na área afetada.
Faça um banho para os pés com 2 colheres (chá) de sal para cada 1/2 litro de água.
 Misture 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um pouco de água morna até formar uma pasta. Aplique na área afetada. Enxague e deixe secar. Aplique um pouco de maisena .
Aplique suco de limão na área afetada por vários dias.
Aplique açúcar na área afetada por vários dias.
Faça um banho para os pés com barbatimão.
Aromaterapia
Citronela
Fitoterapia Ocidental
Barbatimão, calêndula, cravo da índia.

Queimaduras

É uma lesão cutânea, causada pelo contato direto com o fogo, líquidos quentes, produtos químicos, metais incandescentes, sol ou animais ( água viva, taturana). As queimaduras estão divididas em 3 categorias: Primeiro grau- lesão da camada mais superficial, epiderme, causando vermelhidão. Sua cura é espontânea. Segundo grau- lesão correspondente à meia espessura da pele, causando formação de bolhas. Terceiro grau- lesão de toda a espessura da pele, causando formação de feridas. É muito grave, causando a morte do tecido e geralmente se fazem necessários os enxertos. São acompanhadas de febre, insuficiência renal e distúrbios gastrointestinais.

Remédios Caseiros
Aplique iogurte natural sobre a área afetada.
Ingerir liquido suficiênte para não desidratar.
A babosa (aloe vera) é muito conhecida para aliviar a dor, prevenir infecções e promover a cura de queimaduras. Esfregue o gel da folha da babosa sobre a queimadura, ou a parte gelatinosa da folha.
Aplique óleo de oliva ou teatree sobre a queimadura.
Aplique gelo sobre a queimadura para evitar bolhas.
Bata um ovo e passe sobre a área afetada.
Submergir a área em água fria até o calor dissipar.
Faça uma cataplasma com cebola cozida morna.
Faça uma mistura com óleos de amêndoas, lavanda e calêndula com suco fresco de gengibre. Embeba um chumaço de algodão e coloque sobre a queimadura.
Fazer um unguento com calêndula.
Beba 1 xícara (chá) de água com um a clara de ovo, no caso de ingestão de algo que queime a parte interna da boca ou garganta.
Faça compressas com confrey.
Coloque batata crua ou cenoura crua sobre a queimadura.
Faça uma cataplasma de manjerição e aplique sobre bolhas de queimaduras.
Aplique rodelas de tomates em forma de cataplasma.
Ferva uma batata, esmague e aplique em forma de cataplasma.
Apiterapia
Para queimaduras menores, aplique uma fina camada de mel na área afetada.
Use própolis gel.
Aromaterapia
Calêndula, lavanda, amêndoa, teatree
Fitoterapia Ocidental
Calêndula, confrey, abóbora, babosa, alfazema, cenoura, sabugueiro.
Resfriado

Afecção causada por vírus que se caracteriza por mal estar, tosse, dores no corpo, febre ou não, catarro ou não, dores de cabeça, coriza, congestão nasal e espirros. Pode ser causado por alergias, cansaço, e baixa das defesas imunológicas.

Remédios Caseiros
Aumentar a ingestão de vitaminas  C, A e zinco.
Beber muito suco natural, especialmente limão, acerola, laranja e grapefruit.
Combinar o suco de 3 dentes de alho, mel, leite e levar ao fogo tomando cuidado para não ferver. Deixe esfriar e beba 2 colheres (chá) de manhã e à noite.
Faça um ainfusão com gengibre e cebola picada. Coe e beba.
Faça uma infusão com madresilva e beba com mel e limão.
Faça uma infusão com folhas de laranja e beba com mel.
Coma 1 cebola crua e 1 dente de alho por dia.
Fazer inalação com água, sal, cebola, folhas de alecrim ou eucalipto, 3 vezes ao dia.
Fazer uma infusão com 1 colher (sopa) de folhas e flores de tomilho. Coe e beba com mel ou açucar orgânico. Beba 1 xícara (chá) 2  à 3 vezes ao dia.
Faça uma infusão com folhas e casca de limão. Coe e beba antes de dormir.
Misture água de cevada, mel limão e beba.
Adicione canela aos alimentos e bebidas.
Adicione rodelas de limão em água fervente. Adicione mel e deixe esfriar.
Faça uma cataplasma de mostarda no peito.
Apiterapia
Própolis em cápsulas ou tintura.
Aromaterapia
Limão, alecrim, eucalipto, hortelã, pinho.
Fitoterapia Ocidental
Alho, acerola, tomilho, cebola , confrey, eucalipto, avenca, beterraba, cenoura, cravo da índia, louro, rúcula.
Ressaca

Dor de cabeça característica após ingestão em excesso de bebidas alcoólicas (bebedeira). Geralmente chega no dia seguinte. É caracterizada por uma dor súbita, unilateral, após um movimento excessivo da cabeça.

Remédios Caseiros
Coma iogurte natural antes de se deitar.
Quando acordar tome 1 colher de mel.
Fazer uma infusão de boldo e beber pela manhã.
Fazer uma infusão com folhas fatiadas de alcachofra e 1 colher (sopa) de raiz de bardana.
Antes de beber tome 1 colher de sopa de óleo de oliva.
Fitoterapia Ocidental
Boldo do chile, jurubeba.

Sinusite

Sinusite é a inflamação dos sinus faciais, causadas por bactérias, fungos, vírus, infecções dentais e resfriados, resultando em congestão nasal, produção de muco purulento, e dores nas regiões posteriores da cabeça.

Remédios Caseiros
Beber suco de frutas sem açucar e alternar compressas quentes e frias com sal na área afetada.
Cheire 1 dente de alho fatiado.
Beba muita água, canja de galinha e sopa de vegetais.
Faça uma infusão com suco de 1 limão, 3 fatias de gengibre fresco, 1 pedaço de pimenta vermelha, 2 dentes de alho amassados e 2 colheres (chá) de mel.
Fazer uma inalação com buchinha do norte.
Aromaterapia
Alecrim, eucalipto, hortelã.
Fitoterapia Ocidental
Buchinha do norte, eucalipto, unha de gato, alho, gengibre.
Tosse

É uma maneira de ajudar a desobstruiras vias respiratórias expulsando o agente através de movimentos de ar pela boca, contínuos, repentinos e ruidosos. A tosse pode ser causada por muitos fatores e a sua característica é que vai determinar sua origem.

Remédios Caseiros
Combine 3 dentes de alho, mel, leite e aqueça sem deixar ferver. Beba 2 colheres (chá), 2 vezes ao dia, sendo 1 de manhã e outra à noite.
Bata 1 cebola crua com 2 colheres (sopa) de açucar mascavo. Aguarde 6 horas e acrescente água. Beba este líquido 2 vezes por dia.
Coloque 1 pitada de sal na boca e engula devagar.
Coloque no vaporizador 5 gotas de óleo de eucalipto.
Faça um xarope com 1 colher (sopa) de suco de limão, 1/4 (colher ) de glicerina e 2 colheres (sopa) de mel. Misture bem e beba quando necessário.
Misture 1 xícara (chá) de água fervente, 1 colher (sopa) de mel, 3 cravos da índia, 1 rodela de limão, 1 pitada de noz moscada, 1 paude canela. Beba ainda morno.
Faça um caramelo com açucar orgânico. Acrescente leite e deixe ferver. Beba quando estiver ainda morno.
Coloque alguns dentes de alho em um recipiente. Cubra com mel e deixe descansar em um lugar com temperatura amena por 2 semanas ou mais, até o alho ficar opaco. Ingerir 1 colher (sopa) quando necessário.
Fatie 1 limão, coloque em uma xícara (chá) e cubra com mel. Na manhã seguinte, descarte a cebola. Ingerir 1 colher (sopa) 4 à 5 vezes ao dia.
Faça uma cataplasma compó de mostarda e aplique sobre o peito.
 Faça uma cataplasma com cebola assada e aplique sobre o peito.
Embeba um pano com álcool e coloque no pescoço por alguns minutos.
Misture 1 colher (sopa) de broto de pinho, 1 colher (chá) de confrey e adicione 1 colher (chá) de água fervendo. Adicione 2 xícaras (café) de açucar mascavo. Leve ao fogo até dissolver completamente o açucar. Beba 1 colher (sopa) 2 à 3 vezes ao dia.
Faça uma vaporização com óleo de pinho.
Adicione ginseng nas infusões com ervas.
Faça uma compressa de vinagre e aplique na garganta.
Faça uma infusão de orégano adoçado com mel.
Faça uma tintura com alho.
Macere a raíz do alcaçuz e adicione em bebidas.
Aromaterapia
Hortelã-pimenta, eucalipto, limão.
Fitoterapia Ocidental
Agrião, eucalipto, alecrim , alfazema, erva de santa maria, mamão, poejo, alfavaca, limão, pinho,

Verminose

Parasitoses intestinais. O homem é contaminado quando ingere vegetais contaminados mal lavados, ou carne mal passada de animais contaminados. Alguns sintomas são, fome intensa, insônia e fraqueza.

Remédios Caseiros
Faça uma infusão com erva de santa maria. Beba 1 xícara (chá) de manhã e outra  à noite.
Faça um xarope com cebola e mel. Tome 3 vezes ao dia.
Coma coco e cenoura em jejum.
Tome 1 colher (sopa) em jejum, e 2 vezes ao dia, de sementes de limão esmagadas que ficram imersas em água por um período de 12 horas.
Faça uma infusão com hortelã e 2 dentes de alho. Tome 2 vezes ao dia.
Tome 1 colher (sopa) de óleo de rícino em jejum.
Fitoterapia Ocidental
Erva de santa maria, artemísia, camomila, hortelã, losna, palma christi, abóbora, alho.
Verruga

Lesão benigna com manifestação de superfície (mucosas e pele), contagiosas e produzidas por vírus.

Remédios Caseiros
Colocar alho amassado sobre a verruga.
Passar o sumo da cebola sobre a verruga.
Aplique o leite que sai do glho do figo sobre a verruga.
Aplique gelo seco, 3 vezes por dia durante 3 dias.
Aplique óleo de castor diretamente na verruga, e cubra com uma bandagem.
Aplique vitamina A liquida diretamente sobre a verruga.
Aplique vitamina E liquida diretamente sobre a verruga.
Faça uma pasta com óleo de castor e bicarbonato de sódio e aplique sobre a verruga cobrindo com uma bandagem.
Aplique 1 dente de alho esmagado diretamente na verruga.
Aplique gel de babosa (aloe vera) sobre a verruga.
Aplique óleo de cravo da índia sobre a verruga.
Aplique cânfora sobre a verruga, espere secar e cair.
Esfregue um pedaço de batata crua sibre a verruga.
Extraia o suco do caule, folhas e cabeça do dente de leão e aplique sobre a verruga.
Misture 1 colher (sopa) de tuia triturada,1 xícara (chá) de álcool de cereais, e deixe curtir por 8 dias. Coe e crescente a glicerina. Aplique este líquido após lavar o local e secar bem.
Fitoterapia Ocidental
Celidônia, mamão, figo, tuia.

Nenhum comentário: