quarta-feira, 1 de junho de 2011

COLETA SELETIVA AINDA NÃO É UMA REALIDADE NO BRASIL




LIXO
De acordo com uma pesquisa realizada pela CEMPRE, uma associação que atua na área de reciclagem, apenas 8% dos municípios brasileiros fazem coleta seletiva de lixo. Todos os dias são produzidas 150 mil toneladas de lixo no Brasil. Estima-se que 40% do que é descartado não recebe tratamento adequado e é despejado em lixões ou aterros, sem o controle das substâncias tóxicas.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi regulamentada em 2010, depois de 18 anos de discussões no Congresso. A demora aconteceu devido a divergências entre o governo e o setor privado. A Lei que trata do assunto prevê a extinção dos lixões até 2014. No ano de publicação da Lei, o volume de resíduos sólidos passou de 60,8 milhões de toneladas, sendo que 6,5 milhões de toneladas não foram coletadas. Os terrenos baldios, rios e córregos foram os principais destinos desse material.

Uma série de regras terão validade a partir de 2012. Entre elas, há a previsão de maior rigor no controle do descarte de produtos eletroeletrônicos, remédios, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e lâmpadas fluorescentes.

Nenhum comentário: