domingo, 5 de junho de 2011

Cinzas de vulcão chileno podem chegar no Brasil



Cinzas de vulcão chileno prejudicam o turismo em Bariloche
A erupção do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, na região sul do Chile, fechou o aeroporto de Bariloche e forçou as autoridades a evacuarem cerca de 3,5 mil pessoas nos arredores, neste sábado. Uma cortina de fumaça já atinge 10 km de altura e as cinzas começaram a chegar à outras regiões argentinas nas próximas horas. Segundo a MetSul Meteorologia, as cinzas podem atingir o Sul do Brasil.
Há diversos precedentes históricos de cinzas de erupção no Sul e no Centro do Chile que chagaram o Centro da Argentina e o Rio Grande do Sul. De acordo com meteorologistas, o transporte das cinzas a locais distantes dependerá de correntes de vento.
Foto de satélite mostram a nuvem de cinzas e e muita fumaça
Na manhã de sábado, detectou-se uma média de 230 sismos por hora, o que levou o Governo chileno a decretar alerta vermelho e a determinar a evacuação de aproximadamente 600 pessoas diante do risco de erupção.
A cidade Bariloche, um ponto turístico muito visitado por brasileiros, principalmente neste época do ano, foi até agora a mais afetada pela nuvem de fumaça e cinzas, que forçou o fechamento do aeroporto local devido à pouca visibilidade na região.

Nenhum comentário: