quarta-feira, 25 de maio de 2011

Morre mais um Chico Mendes



José Cláudio Ribeiro da Silva era considerado um dos sucessores de Chico Mendes na luta contra a atuação de madeireiros no Pará. Ele e sua mulher, Maria do Espírito Santo, foram vítimas de uma emboscada e executados na última segunda-feira. A notícia foi parar em jornais e blogs do mundo inteiro, como The GuardianAljazeera.net e New York Times.
O casal vivia do extrativismo e se torou líder na luta contra a extração ilegal de madeira na região. Há anos, eles sofriam com ameaças de mortes que, inclusive, já tinham sido levadas ao conhecimento do poder público. O descaso, acabou em um desfecho triste e, de certa forma, esperado. Parentes do casal acusam o governo federal e estadual de serem omissos, uma vez que eles já tinham pedido proteção (mais de uma vez).
Em novembro do ano passado, José Cláudio, participou de palestra em fórum internacional. Na ocasião, falou das ameças. “Vivo da floresta, protejo ela de todo jeito. Por isso, eu vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque eu vou pra cima, eu denuncio os madeireiros, eu denuncio os carvoeiros e por isso eles acham que eu não posso existir”, disse. Confira, a seguir, a palestra inteira do extrativista.

Nenhum comentário: