segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Comércio informal toma conta da Ilha do Leite




Qualquer empreendedor que queira abrir um negócio no Recife, vai ter de percorrer uma “via crucis” para conseguir as diversas, e muitas vezes tão absurdas quanto extorsivas, licenças exigidas para qualquer cidadão que queira legalizar sua atividade comercial.
Por outro lado, caso o sujeito opte pela informalidade, basta simplesmente instalar sua barraquinha em qualquer esquina da cidade, onde poderá exercer sua atividade sob a complacente vista de uma administração pública, mesmo que seu “negócio” traga riscos e desconfortos para a população.
As fotos anexas são provas documentais de uma “lanchonete popular”, localizada na esquina da Rua Francisco Alves com a Praça Miguel de Cervantes, no bairro da Ilha do Leite, onde duas barraquinhas são montadas diariamente, no período da tarde, para vender batata frita e pastel, não só ocupando toda a extensão da calçada, o que obriga os transeuntes a utilizarem a rua como via de passagem, como também colocando a vida da população em risco, devido a imprudência com que utilizam um bujão de gás.
Depois, quando acidentes acontecem, as “otoridades”, com o cinismo que lhes é peculiar, usam sempre a estratégia de dizer que não sabiam de nada.

Nenhum comentário: