sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

COLUNA POLITICA


       O pacto maculado
Os bandidos parecem desafiar o Governo. Na seqüência de transformar janeiro no mês dos assaltos a banco no Estado, ontem se registrou o sétimo. A agência do Bradesco localizada nas instalações da Compesa, estatal que cuida de água e saneamento, foi assaltada por quatro homens e uma mulher.
O valor da grana levada não foi revelado. O engraçado é que o banco, mesmo funcionando numa repartição pública do Estado, não tinha câmaras de seguranças de segurança nem porta detectora de metais. 
Um detalhe: para chegar até a agência, qualquer cidadão tem que passar pela guarita, que muitas vezes não tem sequer um policial. Que vergonha para um Estado que tenta aparecer como case em segurança pública para o resto do País!
Para reprimir com cassetete, bombas de gás lacrimogêneo e bala de borracha estudantes que vão as ruas protestarem contra o aumento de passagens, o Governo é ágil em tirar a tropa do quartel.
Foi assim ontem e tem se repetido nas manifestações pela tarifa salgada dos bilhetes de ônibus, apesar do governador em Palácio praticar um discurso longe de estar sintonizado com a sua truculenta polícia.
Milicos não batem em estudantes se não receberem ordem superior. Enquanto isso, clientes somem da rede bancária temendo perderem a vida. Com razão! Não há segurança.
Basta ver o exemplo de ontem. Repito: o assalto foi a uma agência dentro de uma repartição pública! Dá para ratificar, mais uma vez, que o Pacto pela Vida é uma lorota!
NA VANGUARDA– Entre os pré-candidatos a prefeito do Recife pela oposição, o que cria mais fatos e se movimenta é o pós-comunista Raul Jungmann. Em dois dias, esteve em Curitiba e São Paulo conhecendo idéias inovadoras para enriquecer o seu programa de governo. E já programou para o próximo dia 6, no Recife, encontro com da candidata do PPS à prefeita de São Paulo, apresentadora Soninha Francine, com todos os candidatos a vereador do PPS e PMN.
Reage, Governo! - A seca se amplia no semi-árido e o Governo não sinaliza com nenhum tipo de ajuda aos municípios. O jornal O Globo de ontem publicou uma página inteira mostrando o sofrimento do sertanejo desamparado. Nove cidades já decretaram situação de emergência, sendo oito no sertão e Taquaritinga do Norte, no Agreste.

Desespero no Sertão - De um agricultor desesperado com as perdas na seca, ontem, no jornal O Globo: “Nem a palma está resistindo à inclemência do sol. Perdemos tudo – milho e feijão. O gado está no osso. Todo mundo sabe disso, inclusive o Governo, mas ninguém toma providência. O que vai ser de nós se até o alimento dos bichos desaparecer? “ Nem pipa tem para leva água potável.
Bloco na rua - O prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares (PSB), não quis esperar o Carnaval passar para colocar o seu time da sucessão municipal nas ruas. Anuncia, hoje, às 20 horas, o nome do coordenador do Prorural, José Patriota, como candidato da Frente Popular a prefeito. O socialista só não conseguiu atrair o PT, que disputará com candidato próprio.
Lavou as mãos - O ex-ministro da Integração, Geddel Vieira, disse, ontem, que não moverá uma palha para manter o afilhado baiano Paulo Sérgio Fontana no comando da Sudene. “Afilhados, só os da pia batismal. Eu era ministro e nomeei quadros qualificados. Já não sou mais ministro, podem substituir todos os que quiserem. Nunca pedi a permanência de ninguém”, afirmou.
CURTAS
EMPREGOS – O prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas (PTB), disse que a retomada das obras da transposição nos lotes 1 e 2, anunciada, ontem, pelo ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração), durante visita ao município, deve gerar mais de 1 mil empregos. “E traz novo alento ao comércio”, acrescenta.
NA VICE– O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), deve manter na sua chapa da reeleição o vice Jorge Gomes. Além de ser amigo do governador Eduardo Campos e ter o carimbo de histórico arraesista, Gomes criou uma relação muito boa com o prefeito.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quem vai indicar o novo superintendente da Sudene?

Nenhum comentário: