quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

COLUNA POLITICA


         Pacto é utopia
Uma das vitrines que o governador Eduardo Campos (PSB) tenta “vender” para o resto do País é o chamado Pacto pela Vida, criado para reduzir a violência no Estado. Os comandos da PM e da Civil trabalham sob tensão para cumprir metas. No final do ano, a pressão foi tão violenta que muita gente chiou.
Para não dar em nada, diga-se de passagem, porque o exercício de 2011 entrou para a história sem confirmar, como desejava o Governo, a tendência de diminuição dos homicídios. Num claro sinal de que as forças de repressão perderam o controle, os jornais noticiaram, ontem, que em menos de um mês já ocorreram mais assaltos a bancos do que em metade do ano passado.
Na verdade, foram sete em 24 dias, provocando pânico entre usuários da rede bancária. O recrudescimento da violência não está restrito à falta de segurança nos bancos. No mesmo dia em que registrou mais um assalto a banco, os taxistas foram às ruas protestar contra o assassinato de um colega que trabalhava no horário noturno.
No Recife ou em qualquer parte da Região Metropolitana tem sido raro encontrar um taxi à noite, principalmente após as 22 horas, porque ninguém quer correr risco de vida.
Se todo esse cenário não fosse suficiente para apontar o fracasso do Pacto pela Vida chegam às informações de que os coletes usados pela polícia no Estado estão vencidos e, portanto, impróprios para o uso. Mas a propaganda do Governo tenta tapar o sol com a peneira.
EDUARDO NA PAUTA?– Depois de João da Costa e do deputado Carlos Eduardo Cadoca, Armando Monteiro Neto (PTB) recebe o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, que também se apresenta como pré-candidato a prefeito do Recife. Até o carnaval, o senador quer ouvir todas as lideranças da Frente Popular para colher o sentimento da tese de múltiplas candidaturas na capital. Resta saber se o afunilamento deste processo acabará numa conversa com o governador.
Oposição de mentirinha - A violência se alastra pelo Estado e não se ouve um pio da oposição, que também não reclama das péssimas condições em que se encontram as estradas do Sertão e Agreste. Nunca se viu na história de Pernambuco um quadro em que deputado de oposição morre de medo da cara feia de quem está no poder!


Risco de derrota - Na conversa com o senador Armando Monteiro Neto, o deputado Carlos Eduardo Cadoca (PSC) fez uma advertência: se o PT disputar a Prefeitura do Recife com João da Costa perde a eleição. “O prefeito não é do ramo, não tem diálogo e apresenta uma rejeição impressionante. Quem anda nas ruas, sente isso”, afirmou. Cadoca reforçou a tese das múltiplas candidaturas.
Bolo em protesto - As oposições em Olinda farão um protesto, hoje, pelo descaso do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) com as obras do Carnal da Malária, que andam a passados da tartaruga há 11 anos. Em ato simbólico, serão apagadas as 11 velinhas de um bolo especialmente preparado para comemorar a data. Todos os pré-candidatos da oposição confirmaram presença.
Obras em Serra - Depois de conseguir  com o governador a ordem de serviço da PE-418, que liga Serra Talhada ao distrito de Santa Rita na divisa com a Paraíba, o deputado Sebastião Oliveira, pré-candidato do PR a prefeito, recebeu a garantia de que o município também terá uma UPA de especialidade, a sede do CB e em junho sai o vestibular de Medicina da UPE.


CURTAS
INTERVENÇÃO – O presidente do PMDB, Dorany Sampaio, não vai permitir que o partido entre oficialmente na coligação de apoio à reeleição do prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT). O TRE acatou, ontem, recurso no qual reconhece a legalidade da comissão municipal do partido sob o comando de Reginaldo França, ligado ao prefeito.
MANDIOCA– O secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, e o presidente do IPA, Júlio Zoé Brito, lançam, hoje, em Araripina, o programa Terra Pronta Especial da Mandioca. Serão investidos R$ 1,6 milhão no plantio, inicialmente, de cinco mil hectares, beneficiando 1,7 mil famílias. A produtividade esperada é de 15 toneladas por hectare.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – O que o governador acha da tese de múltiplas candidaturas para prefeito do Recife?

Nenhum comentário: