terça-feira, 31 de janeiro de 2012

7º CORRIDA DOS BONECOS GIGANTES A Prefeitura de Olinda realiza, em parceria com a Liga Independente dos Bonecos Gigantes de Olinda, pelo 7º ano, a tradicional Corrida de Bonecos Gigantes. A corrida acontece no dia 4 de fevereiro, às 10h, com largada em frente ao Mercado da Ribeira e linha de chegada em frente ao Palácio dos Governadores, na rua do São Bento, no Sítio Histórico de Olinda, em um percurso de cerca de 900 metros. Mas atenção, os carregadores que quiserem participar devem correr para não perder o período de inscrição, que começa no dia 16 de janeiro e seguem até o dia 03 de fevereiro. Os clubes interessados em enviar os seus representantes devem entrar em contato com a secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, através do 3429-3141, até a véspera da corrida.

As prévias carnavalescas em Olinda estão virando um pesadelo para os moradores da Cidade Alta, por conta da desorganização e falta de segurança. Em vez de alegria, há muita baderna e violência, com consumo de drogas, brigas e arrastões. Nem a polícia parece inspirar mais temor nos arruaceiros. Domingo à noite, por exemplo, um grupo de moças bem vestidas desferiu chutes e atirou pedras contra os tablados de observação da Polícia Militar, sem que aparecesse uma autoridade para reprimir.
Não satisfeitas com a bandalheira, o bloco das selvagens ainda arrastou carrinhos de plástico, usados para recolhimento do lixo, e empurrou ladeira abaixo na Rua da Boa Hora, indiferente ao risco de acidente. Episódios assim não são os mais graves. No domingo anterior (22), um rapaz foi morto durante o desfile de uma troça na Rua 13 de Maio e uma moça levou um tiro de raspão nos Quatro Cantos. Assustados com tanta violência, moradores não se atrevem mais a sair de casa nos domingos, depois das 16h.
As cenas em Olinda dão a impressão de completo desgoverno na cidade cujo Carnaval é o principal atrativo do Estado. O policiamento é precário, a iluminação das ruas é insuficiente e, a apenas duas semanas da folia oficial, nem as câmeras foram instaladas. Se a prefeitura e o governo não conseguem garantir a ordem e integridade das pessoas, deveriam suspender as prévias. As imagens que vêm sendo divulgadas desses eventos desestimulam qualquer pessoa a viajar a Pernambuco.

Nenhum comentário: