terça-feira, 28 de junho de 2011

MPF CONSIDERA PUBLICIDADE INFANTO JUVENIL ILEGAL



CRIANÇAS
Na semana passada um Grupo de Trabalho do Ministério Público Federal lançou uma nota técnica que classifica como ilegal o merchadising feito em programas voltados para o público infanto-juvenil. Segundo o MPF, ao fazer publicidade durante esses programas, os anunciantes, além de contrariarem a lei, têm um comportamento anti-ético. A nota trata apenas sobre a prática do merchandising e não sobre toda a publicidade infantil.

Ela é uma resposta ao pedido de avaliação do Ministério da Justiça sobre um processo administrativo contra o SBT, que está se utilizando desse procedimento durante os programas "Sábado Animado" e “Bom dia e Cia.”. O Ministério Público considera abusiva a publicidade que se aproveita da deficiência de julgamento e experiência da criança.

A denúncia foi encaminhada em 2009 pelo Instituto Alana. Para Tamara Gonçalves, advogada do Instituto, a nota do Ministério Público reforça o entendimento jurídico de que a publicidade infantil é abusiva. “Apesar de estar claro na legislação a defesa da criança quanto a questão da publicidade, o tema ainda não é um consenso.

Nenhum comentário: