quinta-feira, 30 de junho de 2011

Liberdade para criminosos primários: um absurdo


As leis que disciplinam o sistema penitenciário ou prisional brasileiro nunca corresponderam à realidade. O país cresce, a violência aumenta, mas as cadeias e o número de policiais são os mesmos.
Hoje no Brasil são mais de dois milhões e meio de pessoas presas, com um excesso de 120 mil brasileiros superlotando as celas. Porém, não existe nenhuma política de construção de novos presídios. Daí surgiu essa nova Lei da Prisão Preventiva, onde as pessoas que pratiquem crimes com penas de até quatro anos, não mais poderão ser custodiadas, ficarão vigiadas com tornuzelas. A dúvida é quem vai vigiar essas pessoas que praticarem crimes daqui para frente? 
Essas chamadas leis de progressão de penas foram feitas para presos de bom comportamento. Aqui pergunto qual o preso perigoso que não se comporta bem atrás das grades? Todos se parecem com santos na cadeia e, de lá, com o dinheiro sujo, através de outras pessoas ligadas ao crime, comandam os mais cruéis delitos, como extorsão, seqüestros, crimes por encomenda, tráficos de todas as naturezas e, quando cumprem um terço da pena, são liberados por bom comportamento.
Essa progressão de pena deve ser para presos sem periculosidade. A íntegra deste artigo, do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), coordenador da bancada do Nordeste na Câmara dos Deputados, você confere no menu Opinião. Vale a pena!

Nenhum comentário: