
Leviatã – convertidos em 12 de março a 12 de abril
O signo de Leviatã representa a DESTREZA e a MISSÃO e é regido pelo elemento Fogo, por isso um leviatano não se identifica com igrejas tradicionais. Possui muito entusiasmo e vibração, o que lhe faz roubar espaço de muito irmão. Não espera que ninguém lhe diga o que fazer. É proativo ao extremo. Ora pouco; age muito. Não gosta de ser vice de nada, nem de participar de escalas, tipo escalas de plantão na diaconia, escala no berçário, escala pra tocar no louvor… Porém, se lhe delegam um serviço, por menor que seja, para um leviatano é uma missão. Está sempre preparado para batalhas, espirituais e materiais.
Cor: azul céu de batistério
Ovelha – convertidos em 12 de abril a 12 de maio
O signo de Ovelha representa o conceito da OBRA e da TRANSFORMAÇÃO, sendo regido pelo elemento Terra é prático e irritantemente coerente. Colhe exatamente o que plantou, isto é, não espera nenhuma benção de graça, quer trabalhar para o favor. Detesta assembléias e falação. A obstinação às vezes é tamanha que continua incessantemente tomando posse daquilo que já é seu, o que pode tornar muitos ovelheanos avarentos descontroláveis. Porém, sabe dosar heroísmo e abnegação em todo seu lado bestial. Se dá bem com a grande maioria dos irmãos, mas quando não engole alguém, pode ser o maior santo da comunidade, ele faz questão de dar abraços vazios e sem culpa. É obreiro. Pau pra toda obra santa.
Cor: branco hóstia
Irmãos – convertidos em 12 de maio a 12 de junho
O signo de Irmãos representa o conceito da COORPORATIVIDADE e da COMUNHÃO, sendo regido pelo elemento Ar, vive a maioria do tempo com os pés fora da terra; é através dele que temos a possibilidade de compreender como podemos unir os opostos na congregação: o formal e o informal; o fundamentalista e o progressista; e outros.
Isso porque dentro de si mesmo existe dualidade. Utiliza-se tanto da intelectualidade quanto da intuição. É ótimo orador. Mas não é de muita oração, tipo aquelas de meditação.
Também, por causa da influencia do elemento Ar, um irmaniano gosta de liberdade e não se sente bem em igrejas muito lotadas e que há uma insuspeitada atmosfera de manipulação de massa.
Cor: marrom púlpito
Lepra – convertidos em 12 de junho a 12 de julho
O signo de Lepra representa o conceito da LEMBRANÇA e do SENTIMENTO, sendo regido pelo elemento Água o lepriano curti muito suas emoções e vive nadando em águas do passado. Consulta mais o passado do que a Bíblia.
São muito cuidadosos com todos. Invariavelmente um lepriano é um bom conselheiro.
As irmãs de lepra são bem intuitivas, mas não querem ser confundidas com espirituais ou carismáticas.
Seu discurso é indireto e evasivo. Por isso, um pastor lepriano tem dificuldades com sermões: cita um texto, descarta, constrói, desconstrói; uma igreja normal não agüenta isso e muitas vezes um lepriano tem dificuldade em gerenciar autoridade.
Cor: amarelo tecla de órgão
Pardal – convertidos em 12 de julho a 12 de agosto
O signo de pardal representa ESSENCIA e CENTRALIZAÇÃO, sendo regido pelo elemento Fogo, um pardalano é muito entusiasmado e costuma brilhar muito por onde passa. É certo que às vezes causa cegueira por excesso de luz que irradia...
Os nativos de Pardal são mártires por natureza. Porém, se orgulham disso, pois querem sempre estar no centro, não espírita, mas das discussões.
As irmãs de Pardal dão muito trabalho nas igrejas, pois não se submetem com facilidade. Resignação chega ser pecado. Tomar posse é com elas mesmas.
Um pardalano é defensor da teologia da prosperidade, mas faz sua apologia não de forma simplória, porém com argumentos filosóficos e éticos bastante consistentes. Provavelmente foi um crente desse signo que criou o adesivo colado nos pajeros por aí: “Resultado da minha fé”.
Cor: Bege vestido de esposa de diácono
Raabe – convertidos em 12 de agosto a 12 de setembro
O signo de Raabe representa o conceito da SANTIDADE e da PACIFICIDADE, sendo regido pelo elemento Terra, um Raabano é extremamente pé-no-chão; muitas vezes com um pé no pessimismo. Assim, não lida muito bem com os sonhos. Para um Raabano, sonho só se for da confeitaria.
Mas ao mesmo tempo possui a capacidade de não se deixar contaminar com as coisas terrenas.
Tem uma certa obsessão por limpeza, mas isso no plano das relações eclesiásticas. Faz questão sempre de colocar tudo em pratos limpos.
Geralmente frequentam igrejas com liturgia bem definida, ou seja, dificilmente acharemos um crente deste signo numa igreja informal.
Um pastor do signo de Raabe via de regra é muito bom pregador. Sensível e com bom autocontrole, fala de forma contundente sem ser agressivo. É ótimo em campanhas para arrecadação de ofertas.
Cor: bordô mancha de suco de uva em toalha da eucaristia
Funda – convertidos em 12 de setembro a 12 de outubro
O signo de Funda representa o conceito da LEI e do DOMINIO, sendo regido pelo elemento Ar, o Fundano vive atirando pedras pelo ar. Alguns estudiosos dizem que é mesma raiz da palavra funda-metalismo. Adora fundar igrejas e organizar o lançamento da pedra fundamental.
Contudo, é um signo que tenta promover a igualdade na igreja mesmo que seja por decreto. Super valorizam a estética do culto e quanto mais teatralização melhor. São diplomáticos, mesmo os que não possuem diplomas. Vive num limiar de gentileza e estupidez. É refinado, mas desagradado pode perder as estribeiras. As assembléias são realizadas as mil maravilhas quando não há nenhum Fundano presente.
Cor: cinza pombo de sótão de congregação
Formigão – convertidos em 12 de outubro a 12 de novembro
O signo de Formigão representa o conceito da CONVERSÃO e do MISTÉRIO, sendo regido pelo elemento Água, vive mergulhado no desconhecido. Ele mesmo é pouco transparente. Tem sempre respostas evasivas e ambíguas. Se pastor, deixa louca qualquer ovelha, e vice-versa.
Contudo, é um operário na igreja. Não se vê um Formigão parado, está sempre carregando o piano, o órgão, as caixas de som... Por isso mesmo talvez, carregue também muitas mágoas.
É bem fiel à comunidade, mas uma vez traído se torna visceral nas críticas. Sai da igreja, mas não esquece, e passa a espalhar os podres dos irmãos com quem comungou.
Cor: Vermelho sangue em quadro de S. Sebastião
Nenhum comentário:
Postar um comentário