terça-feira, 28 de junho de 2011

COMITÊS POPULARES SE ORGANIZAM PARA FISCALIZAR OBRAS DA COPA




COPA 2014
Já formados ou em processo de estruturação nas 12 cidades-sede, os comitês populares são constituídos por diferentes organizações unidas para monitorar as ações do poder público na preparação das capitais que receberão o evento em 2014. De acordo com a integrante da Rede Jubileu Sul Brasileira, Rosilene Wansetto, a meta dos comitês é examinar todos os aspectos que envolvem as supostas melhorias nas metrópoles e monitorar os impactos das obras a serem realizadas. 

Financiamento das obras, gasto de recursos públicos e controle das licitações dos grandes projetos são os principais temas abordados pelo comitê. A composição dos comitês varia de acordo com as demandas locais, mas em geral reúnem pesquisadores, movimentos sociais urbanos e rurais, ONGs e associações de moradores, além de outras entidades. A parceria do Ministério Público Federal também é muito importante para garantir o encaminhamento legal de denúncias que possam surgir. 

Um dos pontos mais críticos em São Paulo é a habitação, especialmente em relação a moradores de baixa renda. Algumas obras já desalojaram milhares de pessoas. De acordo com movimentos de moradia, ainda devem provocar o deslocamento de pelo menos 70 mil famílias em toda a região metropolitana de São Paulo.

Nenhum comentário: