quinta-feira, 30 de junho de 2011

COLUNA POLITICA



           Calote em Serra Talhada
Se a presidente Dilma não recuar, os restos a pagar de emendas parlamentares de 2009 viram letra morta a partir de hoje, quando vence o decreto que a base no Congresso que prorrogar até o fim do ano. São mais de R$ 4 bilhões, cifra que a equipe econômica alega que pode comprometer o ajuste fiscal.
No bolo estão emendas dos deputados Inocêncio Oliveira (PR) e Eduardo da Fonte (PP) que assegurariam o pagamento das 47 máquinas agrícolas que enferrujam na sede do IPA, em Serra Talhada, há mais de um ano. O governador Eduardo Campos (PSB) já reiterou que não tem responsabilidade sobre o não pagamento dos equipamentos, porque, segundo ele, já adiantou a contrapartida dos 20% de responsabilidade do Estado.
Para que as emendas sejam prorrogadas, o Diário Oficial da União tem que trazer na sua edição de hoje um decreto assinado pela presidente. Como ela se encontra em viagem ao Paraguai e só regressa amanhã, as chances da medida ser prorrogada são mínimas, segundo uma fonte palaciana.
Se Dilma resolver o contrário, ou seja, prorrogar até 30 de dezembro deste ano, contraria o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas ao mesmo tempo cede às pressões da sua base no Congresso, que já ameaça votar contra projetos de interesse do Governo. No caso das máquinas em Pernambuco, a prorrogação se constituirá num calote.
DISSIDÊNCIA BAIANA– Embora já seja considerada a futura ministra do TCU na vaga que será aberta com a aposentadoria do cearense Ubiratan Aguiar, a deputada Ana Arraes (PSB) passa a enfrentar um novo concorrente na bancada nordestina: o deputado Sérgio Carneiro, da bancada do PT baiano, ligado ao governador Jacques Wagner. A Bahia, aliás, adora competir com Pernambuco, mas a mãe de Eduardo tem um cabo eleitoral de peso: o ex-presidente Lula.
Risco de atropelamento - Segundo noticiou, ontem, o jornal O Globo (RJ), os candidatos com mais apoio na disputa pela vaga no TCU, que será aberta em setembro com a aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar, são os deputados Átila Lins (PMDB-AM) e Jovair Arantes (PTB-GO). O nome de Ana Arraes sequer é citado.


A firmeza de Dilma - Da presidente Dilma ao mostrar que está disposta a não prorrogar as emendas de restos a pagar de 2009: “Eu li nos jornais que vai ter uma rebelião. Mas, em nome da credibilidade do meu governo, eu não posso e não vou abrir mão. Não é possível! Nós vencemos a crise e precisamos manter a austeridade, seja a que preço for, porque se não volta tudo. E aí?”
Nem ai - O PV já lavou as mãos, definitivamente, em relação à Marina Silva, que está deixando o partido. E os principais líderes verdes demonstram isso claramente. “Assumir papel de conciliador? Longe de mim. Sou homem do parlamento, não sou homem da burocracia”, disse o deputado Sarney Filho, um dos próceres do partido.
Caixão e vela preta - O deputado Izaías Régis (PTB) estufa o peito para falar que, em Garanhuns, tem o apoio fechado do prefeito Luiz Carlos Oliveira (PDT) na corrida sucessória de 2012. Mas, seria preferível manter distância do pedetista. O Palácio tem pesquisas que apontam o prefeito como um dos administradores mais rejeitados do Estado.


CURTAS
SENTIMENTO– Sobre a lembrança do nome do governador Eduardo Campos para concorrer à Presidência da República em 2014, o prefeito de Araripina, Lula Sampaio (PTB), diz que reproduziu apenas o sentimento dos seus colegas prefeitos.
ENCONTRO– O PMDB escolheu Petrolina para sediar um encontro nacional do partido, próximo dia 8, no qual vários temas serão debatidos, entre elas as eleições de 2012. O presidente Valdir Raup já confirmou a sua presença no lugar de Michel Temer.

Nenhum comentário: