segunda-feira, 19 de março de 2012


Boa notícia. Dragagem no Porto do Recife começa nesta segunda

O Porto do Recife dará início, às 8h30 desta segunda-feira (19), as obras de dragagem do canal de acesso, bacia de manobras e da extensão dos berços de atracação (do cais 00 ao cais 9). 

Está prevista a retirada de 711 mil metros³ de areia, argila e material duro de uma área de 1,2 km². Com a dragagem, o Porto do Recife passará a ter uma profundidade média de 12,8 metros (11,5 metros na maré zero). Três metros a mais que os atuais 9,5 m, e poderá receber navios de maior porte. O processo de desassoreamento é estratégico para o porto, que prevê o crescimento de 50% na movimentação de cargas, durante o ano de 2012.

A draga da empresa holandesa Van Oord, vencedora do processo de licitação, entrou no Porto do Recife na manhã da última quinta-feira (14). Mesma data que marcou o fim da primeira batmetria, técnica utilizada para medir a profundidade. Uma segunda batmetria está prevista para acontecer depois da dragagem para verificar se o procedimento atingiu a medida desejada. O investimento feito na obra é de R$ 21,5 milhões e a dragagem deve terminar em junho.

O Porto do Recife realizou um processo de dessasoriamento semelhante no final de 2009. Porém, no procedimento realizado foi utilizada somente a draga de sucção, que suga os resíduos do fundo do mar. Durante o processo, foram descobertos trechos com solo mais consistente, especialmente na entrada do canal de acesso e em parte dos berços de atracação, que a draga não conseguiu puxar. O que não permitiu que o calado médio (a soma de profundidade de todos os trechos) do Porto atingisse a marca de 11,5 metros de profundidade na maré zero.

Na dragagem que será realizada agora, serão feitos dois procedimentos: o de sucção e a dragagem mecânica (drag-line), que utiliza uma caçamba, conhecida como clan-shell, para cavar e quebra os resíduos duros do solo. 

Além da presença do governador Eduardo Campos, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Geraldo Júlio, e o diretor-presidente do porto, Pedro Mendes, irão acompanhar a visita.

Nenhum comentário: