terça-feira, 31 de janeiro de 2012

COLUNA POLITICA


           Aposta no palanque
Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), deixou a entender que o conjunto das forças políticas que subirão no seu palanque, da presidente Dilma ao governador Eduardo Campos, fará a diferença para ampliar o distanciamento nas pesquisas para a ex-deputada Miriam Lacerda (DEM).
A democrata é a principal oponente do prefeito. Segundo pesquisa do Instituto Exatta, publicada ontem pela Folha de Pernambuco, apenas quatro pontos percentuais separam o prefeito da ex-deputada – 35% a 31%.
Queiroz, entretanto, tem a maior rejeição (34%) contra 22% da democrata, percentual também alto se levado em consideração o fato dela nunca ter disputado uma eleição majoritária no município. Caruaru tem tradição em eleições acirradas, mas o prefeito acha que a deste ano fugirá à regra.
E aposta com base em números. Segundo ele, em janeiro do ano passado, seu pior momento, a gestão tinha apenas 35% de ótimo e bom. Um ano depois, conforme o levantamento da Exatta, a avaliação positiva chegou a 52%.
“Passamos dificuldades no início da nossa gestão na área de saúde, mas as intervenções no setor foram feitas com a ajuda do governador e, ao lado de um conjunto de obras sociais e de infraestrutura, a população saberá reconhecer o grande sucesso da nossa gestão”, disse.
Queiroz conta com a repercussão positiva da reforma no hospital regional, já feita, da construção de mais dois hospitais, inclusive o da mulher, e de um lote de UPAS em andamento.
Tudo a partir de um diagnóstico levado ao governador, que, prontamente, disponibilizou a verba necessária. A estratégia está definida. Resta saber se a população assimilará.
DIFERENCIAL– O deputado Tony Gel (DEM) grudou os olhos na pesquisa Exatta e constatou que o percentual dispensado aos eleitores residentes na zona rural foi muito pequeno, o que pode ter repercutido no empate técnico. Segundo o parlamentar, o maior desgaste da gestão de Queiroz se concentra exatamente no campo, nos distritos e povoados. “São área onde investimos bastante em oito anos e que foram literalmente abandonadas pelo prefeito”, diz.
Cartão vermelho -  A demissão do chefe de gabinete e do principal assessor de Mário Negromonte (Cidades) provocou a ira do PP e do próprio ministro. O que se diz em Brasília é que a presidente Dilma dará o cartão vermelho para Negromonte tão logo regresse da sua viagem a Cuba.



Sem medo do trator - Pré-candidato a prefeito de Petrolina pelo PT, o deputado Odacy Amorim não teme ser triturado pelo rolo compressor do Palácio após o Carnaval quando haverá o lançamento oficial da candidatura do socialista Fernando Bezerra Filho, filho do ministro da Integração. “Tenho a garantia do presidente do PT, Pedro Eugênio, de que não haverá intervenção no diretório de Petrolina”, afirmou.
Exceção à regra - O Palácio não vai investir em municípios em que prefeitos bem avaliados e aliados terão adversários de partidos da base governista. Não é o caso de Serra Talhada, onde o prefeito Carlos Evandro (PR), tem aprovação alta. Ali, será dado um tratamento diferenciado ao deputado Sebastião Oliveira, candidato do grupo de Inocêncio Oliveira (PR).
Em alta - Em Carnaíba, o prefeito Anchieta Patriota (PSB), no final da sua segunda gestão, está tão em alta na Frente Popular que o que se ouve em Palácio é que ele elege até um poste. Patriota é um dos quadros que o governador e o PSB irão investir em 2014 para ampliar a presença do partido na Assembleia Legislativa. O prefeito já está em pré-campanha.


CURTAS
MORTALIDADE ZERO – O prefeito de Iguaracy, Albérico Rocha (PR), está de posse de um relatório oficial apontando que em 2011 não se registrou uma só morte de criança no município, o que se traduz em índice zero de mortalidade infantil. Graças aos investimentos na área social.
SEM APOIO– Irmão do deputado Gonzaga Patriota, o vereador Alvinho Patriota (PV) teve, enfim, o apoio da oposição para enfrentar o prefeito Marcones Libório Sá, que disputa à reeleição pelo PSB. O deputado já disse ao irmão que tem compromisso com o prefeito.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando o prefeito Lula Cabral (PTB) anuncia o seu candidato no Cabo?

Nenhum comentário: