sábado, 27 de abril de 2013

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 10 de maio

Secretaria de Saúde prorrogou o período da Campanha nacional de vacinação contra a influenza até o próximo dia 10 de maio. Foto: Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press


A Secretaria Estadual de Saúde (SES), seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), prorrogou o período da Campanha nacional de vacinação contra a influenza até o próximo dia 10 de maio. Até a manhã desta sexta-feira, 613.547 pernambucanos já tinham tomado a vacina contra a influenza.
Isso representa 42,26% do público total. Em Pernambuco, 1,6 milhão de pessoas estão enquadradas nos grupos prioritários e devem procurar os postos de saúde. A expectativa é imunizar, no mínimo, 80% da população prioritária.
Este ano, devem ser vacinados os indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores de saúde, além de grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabetes, transplantados, doentes renais crônicos). Ainda será feito um trabalho com população privada de liberdade.

A vacina contém três tipos de vírus da influenza: sazonal, H1N1 e H3N2. Essa composição é diferente da utilizada em 2012. A mudança foi motivada pelo novo panorama clínico encontrado no último ano, que apresentou um surto da última cepa em países como Canadá e Estados Unidos.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacinação pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Referem-se ainda a redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Nenhum comentário: