terça-feira, 27 de dezembro de 2011

COLUNA POLITICA


        PSB vai de Fernando Filho
Se no Recife o PT manterá a cabeça de chapa na disputa pela Prefeitura, seja com a reeleição de João da Costa, uma reviravolta com João Paulo ou um tertius, como Humberto Costa, em Petrolina o candidato da Frente Popular já está escolhido.
É o deputado federal Fernando Filho (PSB), herdeiro político do ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração). Embora tenha transferido seu domicílio eleitoral de Petrolina para o Recife, FBC não entra na disputa.
Fica no Governo Dilma e seu projeto político em 2012 será a eleição do filho em sua terra natal. FBC governou Petrolina em três oportunidades. É, sem dúvida, a maior liderança política do município. E como tal quer testar, mais uma vez, o seu poder de transferência de voto.
Na eleição passada, o ministro cruzou os braços na campanha em que Gonzaga Patriota (PSB) perdeu para Júlio Lóssio. A rigor, o que dizem por lá é que FBC liberou aliados para ajudar Lóssio, porque seu candidato preferencial era o ex-prefeito Odacy Amorim, atropelado na convenção pelo próprio Patriota.
Com o filho no páreo, tudo certamente tende a ser diferente. FBC vai se envolver de corpo e alma e há quem diga que com o filho candidato possa até se licenciar na reta final da campanha, para se dedicar exclusivamente ao projeto do filho.
JOGOU A TOALHA– Diferentemente da eleição passada, quando foi à luta, venceu a convenção e se viabilizou como candidato, o deputado Gonzaga Patriota parece já ter se convencido de que o nome do partido será Fernando Filho e não pretende criar áreas de conflito. “O nome que se apresentar como consensual tem o meu apoio”, diz Patriota. Já o deputado Odacy Amorim, que saiu do PSB para o PT com a intenção de disputar a Prefeitura, diz que se mantém no páreo.
Nem deu às caras - O prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PR), fez uma descortesia com o governador em exercício João Lyra Neto (PDT) ao se ausentar de ato na cidade, sexta-feira passada, no qual foi assinada a ordem de serviço da PE-418, ligando o município até a divisa com a Paraíba. Dizem que não compareceu para não rechear a empada de Sebastião Oliveira, patrono da oba.

Terminais ou pocilgas? - Um leitor deste blog, que pediu para não citar o seu nome, mandou e-mail indignado com as precárias condições do terminal rodoviário de Serra Talhada. Diz que se deparou com uma pocilga. Não se trata de exclusividade de Serra. Não há uma só cidade, seja de porte médio ou pequeno no Interior que possa orgulhar-se das condições da sua estação de passageiros.
Dá boca pra fora - Veterinários aposentados da Secretaria de Agricultura ganharam na justiça o processo em que pleitearam a equiparação salarial. Com isso, passaram a ter direito a seis salários mínimos, mas, incrivelmente, o Governo do Estado, que dá boca para fora tanto fala em justiça social, nunca sinalizou com a possibilidade de a categoria ver a cor do dinheiro.
O reencontro - Rompidos, o governador em exercício João Lyra Neto e o prefeito de Caruaru, José Queiroz, ambos do PDT, voltam a se encontrar na assinatura do contrato do Centro de Convenções daquele município. Na semana passada, convidado por Lyra, Queiroz não apareceu na confraternização de Raquel Lyra. E ainda disse que não foi porque não quis.
CURTAS
NO BATENTE– Depois de 20 dias na Europa, o governador Eduardo Campos regressa hoje no final da noite e amanhã já estará no batente. A agenda será leve, só com despachos internos. Secretários que aproveitaram o período para férias já retornaram ao trabalho desde ontem.
ALÔ, BOM CONSELHO!– Amanhã, passo o dia inteiro em Bom Conselho, no Agreste Meridional, a 280 km do Recife, participando das comemorações dos 20 anos de fundação da Rádio Papacaça, do meu amigo Hélio Urquisa. De onde apresentaremos ao vivo o programa Frente a Frente.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quem vai dançar na reforma ministerial de Dilma em janeiro?

Nenhum comentário: