Muitas pessoas acreditam que fazer hipnose, ou seja, induzir outra pessoa a um estado alterado de consciência, é algo difícil, ou que exige um poder místico ou sobre-natural. Isso é mito.
Hipnose é algo natural. Fazer hipnose é simples.
Antes de apresentar abaixo um script para a indução ao transe, é importante que se tenha em mente alguns conceitos. Primeiro, sempre que for praticar hipnose com alguém, se lembre que você deve proporcionar a esta pessoa o bem-estar. Ela deve sair do transe hipnótico se sentindo bem e querendo mais hipnose, pois é um estado bom de se estar.
Segundo, seja confiante em sua fala e em sua movimentação. Se o sujeito a ser hipnotizado não confiar em você ou no que está fazendo, é provável que não entre em transe.
Terceiro, se não der certo na primeira, tente de novo na segunda, na terceira, até acertar. Hipnose é prática.
Tecnica de Hipnose: Mãos Coladas
Uma das técnicas de hipnose mais comum, principalmente em hipnose de palco, é atécnica das mãos coladas. Esta técnica é muito simples e funciona com a grande maioria das pessoas. O roteiro é o seguinte:
- Peça para o sujeito ficar numa posição relaxada. O relaxamento na postura inicial sempre ajuda;
- Peça para ele entrelaçar os dedos e esticar os braços com os dedos ainda entrelaçados, posicionando a palma de suas mãos pro lado de fora. O sujeito deverá ver as costas de suas mãos, com os dedos bem entrelaçados;
- Nessa posição, com bastante segurança e firmeza, num tom de voz tranquilo, seguro e afirmativo, começe com a seguinte fala. Obs: Você pode alterar o script da fala, adaptando de acordo com seu jeito de falar, sua região, etc. Use a criatividade (as reticencias significam pausas de 2 a 5 segundos):
- “Olhe bem para a sua mão. Use todo o poder da imaginação que você possui para imaginar o que irei falar de agora em diante…”
- “Imagine uma cola super poderosa sendo passada em seus dedos… colando todos os dedos de sua mão uns aos outros… colando completamente sua mão….”
- “Perceba que esta cola é tão poderosa, que parece que não dá para identificar onde um dedo termina e o outro começa… está tudo cada vez mais colado… completamente colado….”
- “Quanto mais força se faz para tentar soltar, mais colado fica… essa cola especial deixa mais colado…quando mais força se faz para tirar… mais colado fica…”
- “Completamente colado… irei contar até 5… e quando chegar no 5, tentarar tirar e não conseguirá… pois está completamente colado… e quanto mais força para tirar, mais colado fica…”
- “Um…. completamente colado…totalmente colado…”
- “Dois… quando mais força, mais colado fica…”
- “Três… totalmente colado…”
- “Quatro… completamente colado… quanto mais força para tirar… mais colado fica…”
- “Cinco! Tente tirar e não consegue. Tente tirar e não consegue pois está completamente colado”.
- O sujeito provavelmente ficará com as mãos coladas por um tempo. Observe a mão dele e ele tentando tirar. Não demore muito, pois naturalmente a mão irá soltar. Ela não fica colada para sempre.
- Aqui vai um truque: quando você perceber que o sujeito está quase tirando a mão, você pede para ele parar, estrala os dedos na frente dele, toca na mão dele e diz: “Agora sua mão está solta. Pode tirar que você consegue”. Ele irá relaxar e soltar a mão.
- O passo cinco é um truque porque o sujeito já estava sozinho conseguindo soltar a mão. Quando esse truque é aplicado, ele passa a acreditar que soltou por conta de seu comando. Isso aumenta a confiança que o sujeito terá em você e em sua técnica.
Algumas observações:
- Sempre fale com muita segurança e tranquilidade. Sem gaguejar, sem tremer a voz. Isso é importante;
- Se não funcionar, faça de novo com outra pessoa. Hipnose é prática;
- Algumas frases desse roteiro são muito importantes. Ao final da contagem, a frase utilizada é: “Tente tirar e não consegue”. Essa frase pode estar gramaticalmente estranha, mas isso é importante. O que se está fazendo aqui é dar o comando para a mente consciente e inconsciente da pessoa. Para a mente consciente, se fala: Tente tirar. Para a mente inconsciente se fala: não consegue tirar. Se você só falar: “Agora tente descolar a mão”, o seu comando ficará um pouco mais fraco. Funcionará? Talvez sim, talvez não. Mas é interessante sempre reforçar o comando para garantir um bom resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário