sábado, 27 de abril de 2013

A diversidade da Feira de Caruaru é a cara do Brasil


Feira encanta com pratos tipicos, artesanatos e setor chamado troca-troca


Quem deseja conhecer o coração do nordeste brasileiro não pode deixar de passear por aquela que é considerada a maior feira a céu aberto do mundo. Localizada na pequena e pacata cidade de Caruaru, a Feira de Caruaru ficou muito famosa por sua extensão e variedades de produtos. A feira possui aproximadamente dois quilômetros de extensão que percorrem as ruas da receptiva Caruaru. Neste percurso o publico tem a oportunidade de conhecer vários aspectos da cultura nordestina, se deparar com as mais diversas cores, texturas, cheiros e sabores, além da alegria acalorada que só o povo nordestino sabe proporcionar.
A história da cidade se confunde em varias etapas com a história da feira. Existe uma certa dúvida quanto ao surgimento da cidade. Há quem acredite que a cidade só pode existir graças ao surgimento da feira. Duzentos anos atrás, um grupo de colonos se reuniam em uma pequena capela fundada em uma fazenda utilizada como retiro de vaqueiros rumos ao litoral. Acredita-se que após as missas realizadas nessa pequena capela, denomina Capela da Nossa Senhora da Conceição, os camponeses vizinhos aproveitavam a situação para comercializar produtos entre si. Curiosamente nesta época o escambo era o sistema de troca mais utilizado. A facilidade era tamanha que aos poucos a feira foi ganhando proporções gigantescas, ao mesmo tempo em que a cidade foi se formando em seu entorno.
A Feira de Caruaru conta com diversos setores e é quase impossível sair dela de mãos abanando. Os produtos mais procurados pelos turistas são os artesanatos que retratam a cultura, a vida e os costumes do povo nordestino. No entanto podemos encontrar na feira setores que vendem frutas, verduras e legumes, outros que se dedicam apenas a ervas medicinais, além dos especializados em carnes e embutidos. Mas não é só de comida que a feira é feita, nela podemos encontrar diversos utensílios de cozinha e adereços para enfeitar o dia a dia.
Utensílios de cozinha e brinquedos artesanais podem ser encontrados na feira. 
Curiosidades
Existe um setor na feira de Caruaru denominado Troca-Troca. Nele não se usa dinheiro, tudo é na base da troca. De bicicletas a artigos eletrônicos, os comerciantes buscam sempre a melhor negociação.
A Feira de Caruaru se torna um ambiente mágico quando os sanfoneiros, violeiros e cantadores tomam o lugar dos pássaros e começam suas sinfonias que juntas caracterizam um ambiente único, ambiente perfeito que embala de forma muito harmoniosa os cordéis que anunciam as aventuras dos heróicos cangaceiros.

1 em cada 5 homens fazem uso inadequado de estimulante sexual


Levantamento inédito divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que jovens de 20 a 35 anos utilizam medicamentos para disfunção erétil de maneira irregular, devido ao desejo de melhorar o desempenho sexual. Isso porque fazem uso do remédio sem consultar um especialista. 

A pesquisa foi feita com base nos atendimentos do Centro de Referência em Saúde do Homem, na zona sul da capital paulista. A unidade atende mais de 300 homens por mês com problemas sexuais e cerca de 20% deste total afirma já ter feito o uso de estimulantes sexuais, pelo menos uma vez, sem prescrição médica. 

Na hora da consulta, as explicações são sempre as mesmas: curiosidade, vontade de aprimorar a “performance” sexual e, claro, o receio de falhar na “hora H”. No entanto, o médico chefe do serviço de urologia do hospital, Joaquim Claro, explica que os comprimidos não apresentam resultados para grande parte dos homens. “A medicação não é instantânea e muito menos mágica como acreditam os pacientes. Se o indivíduo já é saudável, o pênis dele não vai ficar ainda mais rígido após o consumo. Portanto, não vai haver mudança no desempenho”. 
 
Segundo o médico, os estimulantes sexuais podem causar dores de cabeça e musculares, diarreia, alergias, visão dupla e, em casos mais severos, até cegueira. Os pacientes cardiopatas também não podem ingerir este tipo de medicamento, considerado um vasodilatador, principalmente sem supervisão médica. Somente o especialista pode diagnosticar a necessidade de uso e, ainda, o melhor método, conforme critérios como idade, histórico familiar e condição financeira.

“Os efeitos colaterais são perigosos, mas há ainda o risco da dependência psicológica. O homem passa a supervalorizar a droga e liga o seu próprio desempenho sexual ao uso do remédio. Esta atitude gera um grau elevado de ansiedade e o paciente fica com medo de não ter mais relações satisfatórias se não contar com a ajuda medicamentosa”, destaca Claro.  

A prática de atividade física é uma maneira saudável e eficaz de melhorar a atuação na hora do sexo, segundo os médicos. Os exercícios contribuem com o condicionamento físico, melhoram a circulação sanguínea e aumentam resistência trabalhando as regiões do peito, ombros, braços e pernas, além de elevar a autoestima. 

Conheça outras atitudes importantes para manter  uma vida sexual ativa e segura, segundo sugestões de especialistas do “Hospital do Homem”:

- Proteja o seu corpo
Use camisinha nas relações sexuais e evite o contato com as doenças sexualmente transmissíveis. Não deixe de visitar o médico pelo menos uma vez ao ano para realização de check-up e dos exames preventivos. 
 
- Converse sobre sexo

Tenha um bom diálogo com o seu parceiro. A confiança é importante para que o sexo satisfaça plenamente o casal. 
 
- Prepare o ambiente
A pressão psicológica e os problemas do dia a dia podem atrapalhar o desempenho. É importante escolher o local e o momento ideal propício para a relação.  
 
- Esqueça as lendas
Segundo estudos, o tempo médio de uma relação é de 15 a 20 minutos. Saber disso é um dos primeiros passos para que o casal consiga diminuir as suas próprias expectativas. 

Aids: quatro em cada dez jovens dispensam uso de camisinha em relacionamento estável

Quatro em cada dez jovens brasileiros acham que não precisam usar camisinha em um relacionamento estável. Além disso, três em cada dez ficariam desconfiados da fidelidade do parceiro caso ele propusesse sexo seguro. A informação é da pesquisa Juventude, Comportamento e DST/Aids realizada pela Caixa Seguros com o acompanhamento do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O estudo ouviu 1.208 jovens com idades entre 18 e 29 anos em 15 estados (Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás) e no Distrito Federal. As mulheres correspondem a 55% da amostra e os homens, a 45%.

O estudo foi repassado à Agência Brasil para divulgação antecipada hoje (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids. A pesquisa será oficialmente lançada na próxima segunda-feira (5).

Ao todo, 91% dos jovens entrevistados já tiveram relação sexual; 40% não consideram o uso de camisinha um método eficaz na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) ou gravidez; 36% não usaram preservativo na última vez que tiveram relações sexuais; e apenas 9,4% foram a um centro de saúde nos últimos 12 meses para obter informações ou tratamento para DST.

Os dados mostram que falta aos jovens brasileiros o conhecimento de algumas informações básicas, já que um em cada cinco acredita ser possível contrair o HIV utilizando os mesmos talheres ou copos de outras pessoas e 15% pensam que enfermidades como malária, dengue, hanseníase ou tuberculose são tipos de DST.

Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador da pesquisa, Miguel Fontes, destacou que o grau de escolaridade dos jovens também influencia na adoção de atitudes e práticas responsáveis em relação ao sexo seguro. Outra constatação, segundo ele, é que ter pais ou profissionais de saúde como principais fontes de informação sobre sexo é um fator determinante para que os jovens adotem melhores práticas em relação a DST.

“Notamos que os jovens menos vulneráveis são aqueles que conversam com os pais sobre sexualidade e que têm maior escolaridade. Mas pouquíssimos conversam com os pais sobre isso e a maioria não está estudando, repetiu alguns anos na escola. Embora eles não percebam, essa vulnerabilidade em relação à aids existe e é latente”, disse.

As recomendações feitas pelo estudo incluem maiores investimentos em conteúdos de qualidade sobre sexo e aids na internet; programas sociais que tenham a juventude como público-alvo e que envolvam a família dos participantes; estreitar laços com professores que trabalham com jovens, a fim de proporcionar algum tipo de formação ou capacitação para tratar temas relacionados a DST e aids; e massificar a informação de que existe uma relação direta entre o consumo de álcool e o aumento da vulnerabilidade dos jovens em relação ao sexo seguro.

“No lugar de campanhas massivas na TV e no rádio, precisamos de canais diretos na internet. Ela age hoje como um gancho muito forte e é necessário levá-la em consideração como uma ferramenta educativa, além de reforçar o papel dos pais, fonte de educação mais confiável, e dos profissionais de saúde. Muitas vezes, os amigos são a principal fonte de informação do jovem, mas isso não implica em um melhor nível de conhecimento”, ressaltou o coordenador do estudo.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que os brasileiros com idade entre 15 e 29 anos representam 40% da população, totalizando 50 milhões de jovens. Levantamentos do Ministério da Saúde mostram uma tendência de crescimento de novas infecções pelo HIV nessa faixa etária desde 2007, chegando a 44,35 registros para cada grupo de 100 mil pessoas.

Atualmente, entre 490 mil e 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 135 mil não sabem que têm o vírus. A incidência da aids no país, em 2011, chegou a 20,2 casos para cada 100 mil habitantes. No ano passado, foram registrados 38,8 mil novos casos da doença – a maioria nos grandes centros urbanos.

Igreja gay inaugura primeiro templo na cidade


Levando o amor de Deus a todos, sem preconceitos. Com esse slogan - que deixa implícita a aceitação plena das orientações sexuais de seus fiéis, para calafrios de adeptos de pastores e padres conservadores de outros credos -, a Igreja Cristã Contemporânea chega a São Paulo hoje. E com um discurso otimista. Depois de sete unidades em funcionamento (seis no Rio e uma em Minas Gerais), a instituição pretende abrir dez templos em São Paulo no período de três anos. "Temos espaço para crescer. Nossos cultos são sempre muito cheios, fica gente para fora", diz o pastor Marcos Gladstone, de 37 anos, fundador e presidente da igreja. Segundo ele, há 1,8 mil adeptos da Igreja Cristão Contemporânea em todo o Brasil.
Localizado no Tatuapé, na zona leste, o templo paulistano tem 734 m² - o que lhe confere, segundo a própria administração da igreja, o título de "maior templo gay da América Latina". Há um mês, o grupo realiza os cultos na capital, mas em um local improvisado: um salão de eventos no centro.
História. Gladstone fundou e comanda a igreja ao lado de seu companheiro, o também pastor Fabio Inacio de Souza, de 33 anos - o casal tem dois filhos, frutos de uma adoção conjunta: Davison, de 10 anos, e Felipe, de 9. Ambos já eram religiosos antes de se conhecerem. Advogado, integrante da Comissão de Direito Homoafetivo da seção fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil e teólogo, Gladstone era pastor da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, que frequentava desde os 14 anos. Souza, por sua vez, era pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Os dois viviam relacionamentos heterossexuais - chegaram a ser noivos.
"Acredito que as igrejas costumam seguir traduções errôneas e até mesmo tendenciosas dos textos bíblicos. Por isso, condenam o homossexualidade", diz Gladstone. "Então sempre me preocupei com o que sentia. Porque acreditava que era pecado, que era algo abominado por Deus."
Em 2006, pouco tempo depois de eles se conhecerem e começarem a namorar, nascia a Igreja Cristã Contemporânea, com o discurso da tolerância. "Até hoje, a maioria dos fiéis são homossexuais", comenta Gladstone. "Mas, com o tempo, começamos a ter um público hétero também, principalmente parentes dos gays."
Consequência. Para o teólogo Wagner Sanchez, professor da PUC, é uma tendência. "Há algum tempo, já existem igrejas evangélicas que focam determinados grupos, como jovens ou surfistas", analisa. "Uma igreja assim é consequência do espaço que os grupos homossexuais vêm ganhando na sociedade brasileira."

Lugar de crianças é na escola e coitado do animal


Lugar de crianças é na escola e coitado do animal

Este flagrante foi feito na Avenida Norte, bairro do Rosarinho. Um catador de latas, garrafas e papelões, apanhado de uma firma, materias para serem reciclados, para vender junto  os depósitos que compram estes tipo de matérias, e assim manter o sustento da família.. O que me chamou à atenção, foi que ao seu lado, estava um jovem de menor idade (provavelmente seu filho), ajudando neste trabalho árdua, embaixo de um sol castigante, quando na realidade, deveria está na escola como outras crianças. Um outro detalhe, é que a carroça puxada por um cavalo, estava com uma carga fora do proporcional e coitado do animal. Cadê a fiscalização?

Na bola, no cartão ou na moeda

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
DOMINGÃO DE DECISÃO:  De qualquer uma das três maneiras, vai sair o último finalista do Pernambucano. Santa Cruz tem a vantagem de jogar pelo empate nos Aflitos. Para o Náutico, é vencer ou vencer. Mas se o Timbu ganhar pelo mesmo placar de 1x0, a decisão vai para o número de cartões. E, se mesmo assim der igualdade, salve-se quem puder: é no cara ou coroa. Acredite se quiser!


Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Trio é preso dentro de ônibus depois de assaltar estudante no bairro de São José


Três homens foram presos acusados de praticar assalto no início da manhã desta sexta-feira (26). Odilon Brito da Rocha, de 33 anos, José Augusto da Silva Neto, de 21 anos, e Izaquiel José da Silva, de 23 anos, teriam assaltado um estudante de 25 anos, que caminhava nas proximidades da Praça Joaquim Nabuco, no bairro de São José.
O bando estava armado com uma faca peixeira. Eles levaram o celular e R$ 15 da vítima. Toda a ação foi registrada pelas câmeras de vídeomonitoramento da Secretaria de Defesa Social (SDS), por volta das 6h. A vítima acionou policiais do 16º BPM, que conseguiram prender o trio dentro de um ônibus, nas proximidades da rua do Livramento.
A vítima foi identificada pelos policiais e todos foram encaminhados à Delegacia de plantão de Santo Amaro. O trio foi atuado em flagrante por roubo. Os pertences da vítima não foram recuperados.

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Capiba vira cabide às margens do Rio Capibaribe

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Capiba vira cabide às margens do Rio Capibaribe: A mil metros da PCR, sem-teto anulam a homenagem feita pelo povo do Recife ao seu compositor maior usando a grade de proteção do monument...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Aécio dá 'boas-vindas' a Eduardo Campos na oposiçã...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Aécio dá 'boas-vindas' a Eduardo Campos na oposiçã...: O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aproveitou as críticas feitas ao governo Dilma Rousseff pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Ministério Público decide não recorrer no processo...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Ministério Público decide não recorrer no processo...: O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou  que terminou de analisar as mais de 8,4 mil páginas do acórdão da Ação Penal 4...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Três meses após incêndio em boate, Santa Maria ain...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Três meses após incêndio em boate, Santa Maria ain...: Três meses após o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), a rotina da cidade gaúcha permanece ligada ao trágico acontecimento que viti...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada ...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada ...: A Secretaria Estadual de Saúde (SES), seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), prorrogou o período da Campanha nacional de va...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Avenida abandonada

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Avenida abandonada: O  estado de calamidade pública em que se encontra a Avenida Colibri, em Maranguape I, Paulista. Anteontem, os moradores queimaram  madeira...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: CENÁRIO POLITICO

Lutas e causas sociais Márcio Morais: CENÁRIO POLITICO: SEGURA DILMA!!!!! Ontem, a caminho de Buenos Aires, a presidente Dilma Rousseff deve ter lido no avião o “clipping” preparado por sua ass...

Avenida abandonada


O  estado de calamidade pública em que se encontra a Avenida Colibri, em Maranguape I, Paulista. Anteontem, os moradores queimaram  madeiras e pneus em protesto e para chamar a atenção do prefeito Júnior Matuto para a situação de abandono da via. “Já foram enviados vários ofícios e nada foi resolvido e a população  paga um IPTU caro e 100% de esgoto da Compesa”

CENÁRIO POLITICO

SEGURA DILMA!!!!!

Ontem, a caminho de Buenos Aires, a presidente Dilma Rousseff deve ter lido no avião o “clipping” preparado por sua assessoria com críticas ao seu governo num tom que até agora desconhecia. Ao governador de Pernambuco e (ainda) seu aliado, Eduardo Campos, foi atribuída esta frase bombástica: “Ela (Dilma) não se reelegerá e não se reelegerá mesmo. Ela governa mal e está levando o país para o buraco”. O governador, presume-se, não diria isto apenas por dizer.

Já ao senador Jarbas Vasconcelos, filiado à ala do PMDB que faz oposição ao governo federal, atribui-se uma frase mais dura ainda: “Esta senhora tem formação pior que a de muitos generais da ditadura. É intolerante e tem formação autoritária”. A acusação foi a propósito da pressão exercida pelo Planalto sobre os senadores da base governista para que votem em regime de urgência o projeto que praticamente inviabiliza a formação do partido de Marina Silva.

No entanto, a crítica que mais deve tê-la incomodado partiu do senador Pedro Simon, cujo berço político é o mesmo dela: o Rio Grande do Sul. Também inconformado com o cerco do Palácio do Planalto à ex-senadora, Simon, com o peso de sua autoridade moral, chamou Dilma de “marechala” e de “política vulgar”, lembrando que ela não tem tradição política nas terras gaúchas porque antes de ser presidente da República exerceu apenas cargos burocráticos.

Programa 1 - O tom da fala de Eduardo Campos no horário político do PSB, que foi ao ar na noite de ontem, em cadeia de rádio e TV, não foi escolhido aleatoriamente. Pesquisa qualitativa encomendada pelo PSB indicou quais os assuntos que o povo queria ouvir.

Programa 2 - Exceto os irmãos “Ferreira Gomes” (Ciro e Cid), o PSB está convencido de que o povo brasileiro quer “mudança” e não dará um 4º mandato consecutivo ao PT, mesmo que o candidato seja Lula. Foi essa a mensagem passada ontem pelo programa do partido. 

Pão e ovo - To­mando-se por base as eleições de outubro, o PRTB deverá eleger o próximo prefeito de Primavera. É que o candidato que ganhou a eleição mas foi impedido de tomar posse, Rômulo César (PRTB), conhecido na cidade como “Pão com Ovo”, está apoiando a mãe, Severina, também do PRTB, que se registrou no TRE-PE como “Naza Pão com Ovo”.

Sem graça
 - Devido à cassação do mandato do prefeito do Brejo da Madre de Deus, Édson de Souza (PTB) e de sua vice, Clarice Corrêa (PP), a Justiça Eleitoral notificou ontem o presidente da Câmara, Hilário Paulo (PSDC), para assumir a prefeitura, imediatamente. O vereador assinou a notificação meio sem graça por ser amigo e aliado político do prefeito.

Na Abert - Após a reunião com o ministro Guido Mantega, 4ª feira à tarde, no DF, Eduardo Campos voou para o RJ a fim de reunir-se com a diretoria da Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Tele­visão. E lá foi recebido por Vicente Jorge (TV Asa Branca).

Novo giro - 
Como o Palácio das Princesas não costuma cair de graça no colo de ninguém, o senador Armando Monteiro (PTB) fará novo giro pelo interior a partir de hoje. Visitará mais 10 cidades, entre elas Ca­ruaru, Agrestina, Altinho, Garanhuns, Bom Conselho e Caetés.

A licença 
- O bispo Ossesio Silva (PRB) tirou 10 dias de licença da Assembleia Legislativa para viajar a Israel. Ele é o único representante da Igreja Universal naquela Casa e deve se candidatar à reeleição em 2014. Já o pastor Vilalba (PRB), que a Igreja mandou para a Câmara Federal, não terá um 2º mandato. A cúpula da Igreja decidiu lançar outro candidato. 

Patrulha 1 - Mendonça Filho (DEM) acha que houve “mal entendido” da leitura feita pelo ex-governador Roberto Magalhães de suas declarações dadas à Rádio Folha. Disse que tem por este uma grande estima e que jamais se prestaria a “patrulhá-lo” pelo que disser ou vier a fazer em Pernambuco.

Patrulha 2 -
 O presidente do DEM jura de pés juntos como não fez qualquer alusão a Roberto Ma­galhães quando deu a seguinte resposta a um repórter que o questionou sobre a candidatura de Eduardo Campos a presidente da República: “Não posso me posicionar sobre algo que não existe”.

Linhas de ônibus reforçadas para a partida entre Sport e Ypiranga

O Grande Recife Consórcio de Transportes vai reforçar linhas de ônibus, neste domingo, para facilitar o acesso dos torcedores à Ilha do Retiro, onde Sport e Ypiranga disputarão uma das semifinais do Campeonato Pernambucano às 16h.     

Sete ônibus serão distribuídos, a partir das 14h, em três terminais de integração. Três coletivos estarão no TI de Afogados, três no da PE-15 e um em Rio Doce. Após o jogo, os torcedores que desejarem retornar a um dos três terminais terão à disposição 13 ônibus no TI de Joana Bezerra.

Polícia apresenta quadrilha acusada de assaltos a bancos

A Polícia Civil de Pernambuco vai apresentar, na próxima segunda-feira (29), cinco homens acusados de fazer parte de uma quadrilha de assaltos a bancos no Recife. De acordo com o delegado responsável pela investigação, Mauro Cabral, todos estão detidos na Delegacia de Roubos e Furtos e, após a apresentação, serão encaminhados ao Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel). 

O delegado disse que os cinco homens têm ligação com o assalto realizado à agência do Itaú do Bairro da Madalena, no dia 1° de abril, e com a investida ao Santander da Avenida João de Barros, no último dia 22. A apresentação será no auditório do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais, na Rua São Miguel, em Afogados.

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 10 de maio

Secretaria de Saúde prorrogou o período da Campanha nacional de vacinação contra a influenza até o próximo dia 10 de maio. Foto: Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press


A Secretaria Estadual de Saúde (SES), seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), prorrogou o período da Campanha nacional de vacinação contra a influenza até o próximo dia 10 de maio. Até a manhã desta sexta-feira, 613.547 pernambucanos já tinham tomado a vacina contra a influenza.
Isso representa 42,26% do público total. Em Pernambuco, 1,6 milhão de pessoas estão enquadradas nos grupos prioritários e devem procurar os postos de saúde. A expectativa é imunizar, no mínimo, 80% da população prioritária.
Este ano, devem ser vacinados os indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores de saúde, além de grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabetes, transplantados, doentes renais crônicos). Ainda será feito um trabalho com população privada de liberdade.

A vacina contém três tipos de vírus da influenza: sazonal, H1N1 e H3N2. Essa composição é diferente da utilizada em 2012. A mudança foi motivada pelo novo panorama clínico encontrado no último ano, que apresentou um surto da última cepa em países como Canadá e Estados Unidos.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacinação pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Referem-se ainda a redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Três meses após incêndio em boate, Santa Maria ainda vive em luto

Três meses após o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), a rotina da cidade gaúcha permanece ligada ao trágico acontecimento que vitimou 241 pessoas, a maioria jovens, no dia 27 de janeiro deste ano.

Vigílias, homenagens e celebrações religiosas marcam o “aniversário” do acidente. A intenção da Associação de Familiares das Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), que promove os eventos, é manter a programação durante os dias 26 e 27, todos os meses, por tempo indefinido.

Famílias de todos os cantos do Rio Grande do Sul costumam participar das homenagens em Santa Maria. Jovens naturais de Itaqui, Santo Ângelo, Erechim e diversas outras localidades do interior gaúcho viviam na cidade para cursar o ensino superior. Das 241 vítimas, 116 eram alunos da Universidade Federal de Santa Maria.

A construção de um memorial às vítimas, no local onde ficava a boate Kiss, está nos planos da AVTSM. O empreendimento, no entanto, aguarda a desapropriação do espaço pela prefeitura, o que só ocorrerá após liberação da polícia, que ainda mantém o local lacrado para possíveis reconstituições.

O responsável pelo julgamento dos oito réus denunciados pelo Ministério Público é o Juiz Ulysses Fonseca Louzada, da 1ª Vara Criminal e Presidente do Tribunal do Júri da Comarca de Santa Maria. O magistrado evita antecipar informações sobre os desdobramentos do caso, e sequer confirma se o caso chegará ao Júri Popular, como desejam os promotores.

“O processo está correndo de forma célere, com tranquilidade e serenidade, sempre permitindo à acusação e defesa o desenvolvimento dos seus trabalhos da melhor forma, sem restrições”, garante Louzada.

Os proprietários da casa noturna, Elissando Spohr e Mauro Hoffman, o cantor da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo dos Santos, e o produtor do grupo, Luciano Leão, permanecem presos, acusados de homicídio com dolo eventual qualificado pela morte das 241 vítimas da tragédia, e de outras 623 tentativas de homicídio.

Uma garota que teve o pé amputado, devido às queimaduras, continua internada, em Porto Alegre. Além dela, outras três vítimas estão hospitalizadas, também na capital do estado, mas nenhuma das quatro pessoas correm risco de morrer.

Ministério Público decide não recorrer no processo do mensalão



O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou  que terminou de analisar as mais de 8,4 mil páginas do acórdão da Ação Penal 470, o processo do mensalão, e que não vai recorrer. Desde a conclusão do julgamento, no fim do ano passado, Gurgel vinha indicando que não pretendia acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) novamente, mas sinalizava que só daria a palavra final ao analisar o acórdão completo, divulgado nesta semana.

“O Ministério Público discorda da absolvição de alguns réus, mas entende que os embargos não se prestam à modificação dos julgados”, disse Gurgel, durante cerimônia promovida nesta tarde por entidade de classe dos procuradores.

O procurador ainda comentou o clima de tensão instalado nesta semana entre o Judiciário e o Legislativo. Para ele, as diferenças serão superadas devido à maturidade das instituições do Estado brasileiro. “Eventuais rusgas que acontecem serão, sem dúvida, superadas pelo entendimento que há de prevalecer em nome da harmonia entre os Poderes que a Constituição consagra.”

Para Gurgel, não houve interferência indevida do STF na decisão que suspendeu a tramitação do projeto que inibe a criação de novos partidos. “Eu acho que o ministro Gilmar Mendes agiu no âmbito da competência constitucional do STF e que não há o que censurar na atuação do ministro Gilmar.”

Gurgel disse ainda que as propostas legislativas que limitam a atuação do Supremo e do Ministério Público apresentam “certa linha de coerência”, pois as duas atacam instituições do sistema de Justiça. Para ele, caso a proposta contra o Ministério Público seja aprovada, “a corrupção e a impunidade terão muito motivo para comemorar, farão grande festa".

Aécio dá 'boas-vindas' a Eduardo Campos na oposição

68970cbe79177a6bab0d09b4d5f05383.jpg

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aproveitou as críticas feitas ao governo Dilma Rousseff pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no programa exibido pelo PSB em rede nacional, para dar boas-vindas à oposição ao seu possível adversário na disputa pela Presidência em 2014.

Durante encontro de prefeitos e vereadores do DEM em Belo Horizonte, o senador e ex-governador de Minas Gerais adotou um discurso de líder da oposição. "Na verdade, dou as boas-vindas ao companheiro Eduardo Campos no campo oposicionista. É uma demonstração clara da fragilização por que vem passando o governo. Estamos falando de setores que eram governo e que vêm para o campo da oposição, e são muito bem-vindos", disse Aécio.

Para o tucano, o descolamento de Eduardo Campos da base aliada de Dilma, onde o PSB ainda ocupa cargos, é bom para a política brasileira e não atrapalha suas pretensões de chegar ao Planalto. "Para que a população tenha opções, nós, do PSDB, estimulamos que outras candidaturas possam surgir, independente de disputarem conosco".

O ex-governador de Minas também voltou a elogiar a candidatura da ex-ministra Marina Silva. "Acho que a própria, eventual, candidatura, da ex-ministra, Marina Silva, que também já pertenceu aos quadros do PT, já foi ministra de Estado, vem a dar pluralidade, ela vem enriquecer o debate", disse.

Como de costume, Aécio aproveitou para alfinetar os petistas, afirmando que "o governo da presidente Dilma é que parece extremamente preocupado, talvez perplexo com o que vem acontecendo no Brasil, a falta de controle, principalmente na questão econômica e quer inibir à força o surgimento de novas candidaturas", referindo-se ao projeto de lei que dificulta a criação de novos partidos.

STF

Aécio disse que um país como o Brasil não vai aceitar que eleição seja ganha no "W.O." "Vamos estar estimulando e ajudando que outras candidaturas se consolidem. E vamos fazer um grande debate. Que vença aquele que tiver a melhor proposta para o Brasil", afirmou.

O senador também se posicionou contrário ao que considera "intromissão de um poder no outro", referindo-se ao projeto de lei que prevê a aprovação pelo Congresso de pareceres do Supremo Tribunal Federal (STF). "Temos que ter muita responsabilidade no trato dessa questão. É muito importante para democracia, poderes independentes, sólidos e que se respeitem. Não deve haver intromissão de um no outro".

Capiba vira cabide às margens do Rio Capibaribe


A mil metros da PCR, sem-teto anulam a homenagem feita pelo povo do Recife ao seu compositor maior usando a grade de proteção do monumento para estender roupas, reafirmando o abandono do Centro.