terça-feira, 31 de maio de 2011

Lutas e causas sociais Márcio Morais: 40 Itens Para Uma Vida Natural

Lutas e causas sociais Márcio Morais: 40 Itens Para Uma Vida Natural: "Respirar mais profundamente: A verdade é que o sangue precisa de oxigênio. Respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde fís..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: SEMÁFOROS URGENTES. RISCO DE MORTE NA AVENIDA

Lutas e causas sociais Márcio Morais: SEMÁFOROS URGENTES. RISCO DE MORTE NA AVENIDA: "Via é muito movimentada e precisa de um sinal A lentidão da Prefeitura de Olinda e sua Secretaria de Transportes (nessa em em outras gestõ..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: MATA DO PASSARINHO COMPLETAMENTE ABANDONADA

Lutas e causas sociais Márcio Morais: MATA DO PASSARINHO COMPLETAMENTE ABANDONADA: "Lixo e degradação ambiental comprovam falta de cuidados Um histórico de descaso e degradação ambiental resultou no atual retrato da primei..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: PROBLEMAS EM TODA PARTE

Lutas e causas sociais Márcio Morais: PROBLEMAS EM TODA PARTE: "Artistas que se consideram excluídos protestaram contra a Prefeitura As ladeiras do sítio histórico de Olinda não chegaram a receber grand..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: IGREJA ABANDONADA VIRA PONTO DE CONSUMO DE CRACK

Lutas e causas sociais Márcio Morais: IGREJA ABANDONADA VIRA PONTO DE CONSUMO DE CRACK: "Moradores dizem que o local também vem sendo usada como motel A Igreja de São João dos Militares, em Olinda, no Grande Recife, virou ponto..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: ESPETOS ASSASSINOS NO JARDIM BRASIL

Lutas e causas sociais Márcio Morais: ESPETOS ASSASSINOS NO JARDIM BRASIL: "ESPETOS ASSASSINOS NO JARDIM BRASIL Obra é criminosa e coloca em risco integridade de pedestres Além da falta de sinalização em toda a ext..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: BURACOS E ESGOTOS ATORMENTAM POVO DE ÁGUAS COMPRID...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: BURACOS E ESGOTOS ATORMENTAM POVO DE ÁGUAS COMPRID...: "TRAFEGAR pela Estrada de Águas Compridas requer muita paciência Trafegar pela Estrada de Águas Compridas, próximo ao terminal de ônibus, e..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: PATRIMÔNIO DA DESORDEM

Lutas e causas sociais Márcio Morais: PATRIMÔNIO DA DESORDEM: "Bodegas, bares, botequins e a ausência da Prefeitura contribuem para o caos Vale a pena refletir sobre o comentário que a jornalista Cláud..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: INCÊNDIO EM APARTAMENTO QUASE VIRA TRAGÉDIA

Lutas e causas sociais Márcio Morais: INCÊNDIO EM APARTAMENTO QUASE VIRA TRAGÉDIA: "Atuação lenta dos bombeiros foi criticada Um incêndio de pequenas proporções em um apartamento, em Bairro Novo, serviu para mostrar o quan..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: ESCOLA DÁ MAU EXEMPLO

Lutas e causas sociais Márcio Morais: ESCOLA DÁ MAU EXEMPLO: "Quem se habilita a tirar a carteira aí???? Em tese, toda escola existe para prestar um serviço à sociedade. Transformar, educar, aprimorar..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: OLINDA PERDE PROJETO CRIANÇA ESPERANÇA

Lutas e causas sociais Márcio Morais: OLINDA PERDE PROJETO CRIANÇA ESPERANÇA: "Faltou compromisso da Prefeitura com a ação Por determinação da Unesco o projeto Criança Esperança, que funcionava na Vila Olímpica de Rio..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: NOVAS REGRAS PARA O DIVÓRCIO

Lutas e causas sociais Márcio Morais: NOVAS REGRAS PARA O DIVÓRCIO: "Dentro dos conceitos de participação/interação que baseiam a existência do blog Folha Marim estamos abrindo espaço para tirar dúvidas dos ..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: MORADOR DE JARDIM BRASIL “ARRETADO” COM A COMPESA

Lutas e causas sociais Márcio Morais: MORADOR DE JARDIM BRASIL “ARRETADO” COM A COMPESA: "Vamos partindo para 15 dias sem água, caso ela não retorne neste sábado 17 de julho. O serviço de tele-atendimento, o que não é o próprio..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: PREFEITURA E COMPESA AUSENTES DE RIO DOCE

Lutas e causas sociais Márcio Morais: PREFEITURA E COMPESA AUSENTES DE RIO DOCE: "Dejetos a céu aberto Uma cena inusitada, mas que está virando rotina no bairro de Rio Doce chamou a atenção de uma leitora do blog, que fo..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: ''Todos por Pernambuco'' leva 1.362 pessoas ao sem...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: ''Todos por Pernambuco'' leva 1.362 pessoas ao sem...: "O seminário “Todos por Pernambuco” do Governo do Estado atraiu nesta segunda-feira ao Centro de Convenções 1.362 pessoas, um dos maiores p..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Kombeiros autuados com veículo adulterado em Pauli...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Kombeiros autuados com veículo adulterado em Pauli...: "Dois kombeiros foram autuados em flagrante depois de serem encontrados com veículos roubados. As investigações tiveram início após uma den..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: DEM ressurge em Paulista

Lutas e causas sociais Márcio Morais: DEM ressurge em Paulista: "O Partido Democrata ressurge em Paulista, pois em reunião realizada na manhã desta segunda-feira na sede do partido no recife, ficou prat..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Problema Resolvido

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Problema Resolvido: "Após vários pedidos dos moradores, que mostramos aqui no blog a prefeitura do Paulista começou nesta segunda-feira a limpeza do canal da ..."

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Motoristas e Pedestres Pedem Melhoria em Via que L...

Lutas e causas sociais Márcio Morais: Motoristas e Pedestres Pedem Melhoria em Via que L...: "Os Moradores dos Bairros da Alameda Paulista e Jaguarana pedem a prefeitura uma melhoria na via que liga os dois bairros, pois segundo mor..."

40 Itens Para Uma Vida Natural

Respirar mais profundamente: A verdade é que o sangue precisa de oxigênio. Respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isto, calmamente, durante alguns minutos por dia. Diante de ar livre e puro, na medida do possível.
Dar folga para o estômago: Seu estômago é um dos seus amigos mais importantes. Não se empanturre. Dê descanso ao estômago. Coma para alimentar-se. Não se intoxique.
Abrir espaço para a qualidade de vida na rotina diária: Não deixe para depois de amanhã a melhora que pode produzir e estabelece hoje. A qualidade de vida é uma planta que a gente tem que regar todo o dia.
Fazer periodicamente uma auto-avaliação: Verificar regularmente, item por item, o grau de coerência que você já atingiu na vivência do seu ideal ecológico, identificando de que modo pode continuar auto-aperfeiçoando-se e avançar cada vez mais.
Restringir o consumo de remédios: Tome remédios só quando for de fato necessário. Prefira terapias complementares, como homeopatia, acunpuntura, do-in, naturismo. Os laboratórios químicos induzem ao consumo de remédios não só desnecessários, mas prejudiciais.
Comer menos carne: Afaste-se, gradualmente, do processo de massacre diário dos animais para o mercado de carne. Há outros motivos. A carne vem com hormônios, conservantes e toxinas que a tornam alimento pouco saudável. Por seu lado, a carne de peixe pode acumular, com a poluição, metais pesados despejados nos rios. Diminua a carne, e se quiser proteínas animais prefira leite, queijo, ovos. Pense em uma alimentação mais vegetariana.
Restringir o uso do automóvel: Carro particular causa poluição ambiental e priva o seu organismo do necessário exercício físico. Use-o só quando necessário. Se ele não for indispensável, dê preferência ao ônibus e, em distâncias menores, à bicicleta. Esta última descongestiona o trânsito nas cidades, não polui e faz bem à saúde. Nas distâncias curtas, caminhar é a melhor opção.
Trocar o café pelos chás naturais: A ingestão excessiva de café pode causar problemas de comportamento, alterações cardíacas, câncer na bexiga e aumento do colesterol. A cafeína produz insônia e excitação nervosa. O café de cevada pode ser uma alternativa.
Adotar uma árvore (ou mais de uma): Além de todas as funções ecológicas conhecidas, ter uma ou mais árvores por perto acalma as pessoas e melhora seu estado de ânimo. No caso de hospitais, pacientes que têm árvores dentro de seu campo visual ficam curados mais rapidamente. Mantenha seu bem-estar interior convivendo mais com árvores. Defenda-as, quando ameaçadas. Cuide delas. Plante mudas. Verá como então se sentirá melhor.
Deixar o cigarro completamente: Além de tabaco, o cigarro contém quase 2 mil agentes químicos, na maior parte cancerígenos. Respeite seus próprios pulmões e os dos outros. Para plantio de fumo, florestas nativas são cortadas, pesticidas lançados ao solo, e o impacto ambiental é muito grande. As mesmas terras poderiam em vez disto, estar produzindo alimentos para os pobres. O consumo de cigarro é provocado artificialmente por campanhas de propagandas multinacionais. Economicamente, as doenças geradas pelo cigarro significam grande prejuízo para a sociedade.
Preferir alimentos com fibras: Segundo a Organização mundial de Saúde, 80% dos casos de câncer ocorrem por razões ambientais, inclusive o cigarro e a má alimentação. Os alimentos integrais, com fibras, previnem problemas de saúde. Restrinja os alimentos artificiais ou refinados.
Uma pausa antes de comer: Antes de iniciar a refeição, pare um instante, acalme sua mente, concentre-se na idéia mais elevada que puder imaginar no momento. Deixe de lado toda a pressa e ansiedade. E então comece a comer com calma e tranqüilidade, para que a digestão possa começar de maneira certa.
Economize e recicle papel: Use papel dos dois lados. Quando possível, compre papel reciclado, ou pelo menos não branqueado com cloro, produto extremamente nocivo ao meio ambiente.
Restringir as frituras: Se você não resiste a uma fritura de vez em quando, faça com que isto seja apenas uma exceção, e use somente óleos leves, que ajudam a controlar o colesterol. É melhor tentar viver sem frituras.
Comer alimentos naturais da estação: Os vegetais produzidos fora da estação exigem uso mais intensivo de pesticidas e substâncias químicas. Prefira as frutas e legumes da época. Lembre-se de lavar bem as verduras para tirar delas os restos de agrotóxicos. A vitamina A e o cálcio presentes em verduras, na cenoura e na maça ajudam a neutralizar o chumbo, cobre e outros metais pesados acumulados em nosso organismo.
Fazer exercícios físicos diariamente: Caminhe, ande de bicicleta, faça um pocuo de ioga, jogue vôlei, futebol ou basquete, tênis ou tênis de praia. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde e uma atitude equilibrada diante da vida, evitando as causas do estresse e tensão.
Procurar os recicláveis: quando for às compras, priorize os produtos recicláveis, confiáveis, que podem se consertados, reabastecidos, recarregados e usados de novo. Evite produtos que dependem de pilhas e baterias, porque são altamente poluentes.
Praticar meditação: considerada por alguns como instrumento para uma ecologia da mente e dos sentimentos, a meditação não é uma prática tão complicada quanto se pensa. Basta sentar-se em silêncio e observar a passagem dos pensamentos pala mente como se fossem nuvens do céu, isto é, sem comprometer-se psicologicamente com eles, até que o seu firmamento mental fique todo, ou quase todo, livre de nuvens. Mesmo que o seu céu não fique inteiramente límpido você notará que as nuvens ficarão mais altas, brancas, agradáveis e claras. Leia, lentamente um bom livro sobre meditação.
Usar garrafas de vidro: Evite as garrafas de plástico e as latas, que terão de ser descartadas, enquanto as de vidro são imediatamente recicladas. Esta é uma pequena opção individual, diária, por uma sociedade ecologicamente viável. Um pequeno ato de autodisciplina e respeito pelo meio ambiente.
Sebo na margarina: quando é mostrada nas propaganda de televisão, a margarina parece um produto saudável. Na verdade ela é produzida com vários óleos vegetais misturados a gorduras animais como o sebo. Para ficar parecida com a manteiga, a margarina recebe antioxidantes, flavorizantes, corantes, emulsificantes, espessantes, acidulantes e conservantes, todos aditivos químicos de algum modo prejudiciais a saúde. A margarina é um alimento totalmente ilusório.
Usar inseticidas caseiros: Nenhum inseticida químico é inofensivo. Se pensa que precisa usá-lo, leia a bula e siga as instruções com cuidado. Mas há também algumas soluções alternativas. Para formigas, coloque algumas gotas de suco de limão na entrada do formigueiro e deixe ali a casaca. Tente também o pó de café, talco, pimenta e cinzas. Para baratas, misture bicarbonato de sódio com açúcar, e coloque em tampinhas de garrafas nos locais freqüentados por elas (sob a geladeira, fogão, em ralos e lixeiras). O açúcar as atrai e o bicarbonato as mata. Para traças, a cânfora é tão eficiente quanto a naftalina e muito menos tóxica. Para aranhas, se forem pequenas e inofensivas, evite mata-las; elas se alimentam de vários insetos desagradáveis. Para pulgas, o maior problema é com os animais de estimação. Lave-os com água morna e sabonete e enxugue-os. Aplique após uma solução caseira eficaz para manter as pulgas a distância: duas colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água.
Restringir o uso de forno micro-ondas: O forno de micro-ondas pode desenvolver aminoácidos tóxicos para o rim e o fígado em alimentos como o queijo, leite, carne e peixe. Ele não dá aos alimentos uma temperatura uniforme capaz de eliminar todas as bactérias.
Economizar água: Água é um recurso natural escasso. Não deixe a torneira aberta todo o tempo enquanto escova os dentes. Não fique meia hora no embaixo do chuveiro aberto. Tome providências imediatamente se há um vazamento em sua casa ou prédio.
Proteger as crianças dos alimentos perigosos: Mediante um bom diálogo e um trabalho de educação integral, você pode conscientizar seus filhos(e os amigos deles, já que uma criança não vive isolada) sobre os problemas dos excessos de doces e balas, dos refrigerantes, hambúrgueres, cachorros-quentes, e outra armadilhas do chamado mundo moderno. Estes alimentos têm muitas vezes não só açúcar branco, mas corantes, conservantes e outros aditivos prejudiciais a saúde. A satisfação que eles dão dura poucos segundos, mas há conseqüências de longo prazo como fraqueza nos dentes, maiores possibilidades de contrair doenças e gastos com médicos e dentistas.
Restringir a televisão: Usada em excesso, a televisão interrompe a vida familiar e destrói, também, a vida intelectual, cultural e social das pessoas. Com seus programas, muitas vezes alienantes, a televisão é um exemplo de poluição mental e deseducação da população em vários níveis, incentivando o consumismo desnecessário. Mas, usada com moderação, pode ser um fator positivo em sua vida. Às vezes há filmes bons. Existem bons noticiários e alguns programas culturais e até ecológicos.
Restringir o uso de panelas de alumínio: Procure substituir gradualmente suas panelas de alumínio. Prefira as esmaltadas, de ferro, ou ainda de vidro. O alumínio da panela de despreende quando são cozidos alimentos ácidos, ou quando se raspa o recipiente com força. Há várias doenças associadas ao excesso de alumínio no organismo humano.
Transpirar naturalmente: Não exagere com os desodorantes. O suor natural é importante para eliminar as toxinas. Desodorantes supostamente modernos, à base de cloridrato de alumínio, formaldeído e amônia, bloqueiam os poros da pele e fazem mal à saúde. Talcos neutros e polvilho anti-séptico “granado” são inofensivos à pele e necessitam de uso menos freqüente. Para banhar-se e lavar-se prefira sabonetes naturais.
Nunca usar amianto: Evite totalmente amianto, seja em telhas, reservatórios de água ou qualquer outro produto. O amianto desprende microfibras que são inaladas na respiração e podem provocar graves doenças respiratórias inclusive irreversíveis. O produto já foi proibido na Alemanha e outros países. Também é nocivo ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores que o produzem.
Não exagerar com o computador: Os computadores emitem baixos níveis de radiação que podem causar dor de cabeça e outros sintomas a pessoas que fiquem muitas horas por dia diante deles. O perigo maior é para mulheres grávidas de poucos meses, que podem sofrer aborto. De qualquer modo, evite ficar mais de quatro horas por dia na frente do computador. Faça uma pausa a cada hora de trabalho.
Dar folga para o seu bolso: Compre só o necessário. Vivemos em um mundo de falsas necessidades, criadas artificialmente. Saia fora do círculo vicioso de consumo-pelo-consumo, responsável por tanta destruição ambiental, tanta exaltação do egoísmo. Uma atitude mais reservada em relação à compulsividade consumidora pode, literalmente, dar lucro a você.
Ser um cidadão atuante: Tenha às mãos os telefones da Secretaria Municipal de Meio ambiente de sua cidade e da entidade ecológica mais próxima. Denuncie qualquer irregularidade da qual venha a saber, dando seu nome e endereço para confirmação da denúncia. Sempre que possível, participe de ações concretas em defesa do meio ambiente. Mantenha contato com os políticos que elegeu e pressione para que eles se posicionem corretamente nas questões ambientais e de qualidade de vida. Converse com os seus familiares sobre a defesa ambiental.
Fazer passeios pela natureza: Ninguém pode amar ou defender o que não conhece. Deixe de lado a tensão do trabalho urbano e visite os lugares da natureza. Esvazie-se da pressa e aprenda a perceber a música e harmonia presentes no silêncio da natureza.
Evitar bebidas fortes: Bebidas alcoólicas são em geral uma violência contra o organismo humano. Se não puder renunciar totalmente ao uso de álcool, opte por uma cerveja gelada em doses homeopáticas. Evite o pileque como o meio de transcender a sua consciência média da realidade. Se quiser transcender, decida-se pela meditação, leia sobre ioga. É bem melhor do que destruir o sistema nervoso com bebidas alcoólicas.
Na praia, evitar excesso de sol: Entre 10h00 e 15h30 há um maior perigo. Os índices de câncer de pele no Brasil já são preocupantes.
Repelentes naturais: Evite utilizar repelentes químicos contra insetos como o mosquito e o borrachudo. Para essa finalidade, prefira o óleo de bergamota e outros produtos inofensivos à saúde humana e ao meio ambiente. Que podem ser encontrados em lojas naturais. Colocar tela na casa e usar mosquiteiro também constituem providências sensatas.
Ao dirigir, evite altas velocidades: Altas velocidades não são apenas perigosas para você e para os outros, mas prejudicam todo o meio ambiente. Dirigindo a 112Km por hora, por exemplo, você gasta 25% mais combustível do que viajando a 88Km/h. andando mais devagar, você economiza dinheiro e polui menos.
Evitar a causa das dores-de-cabeça. De cada dez casos de dor de cabeça, nove são resultados de tensão, inclusive ansiedade, depressão, preocupação e outros problemas emocionais. Tomar comprimidos é uma falsa solução. Beba um chá de camomila. Sente-se calmamente, espinha dorsal ereta, pés firmemente no solo, e imagine a energia que está concentrada na cabeça dissolvendo-se e distribuindo-se calmamente. Relaxe. Revise, examine e elimine um a um os fatores tensionantes de sua vida diária.
Evitar o uso de plásticos: Se vai às compras, leve de casa uma sacola. Dispense embalagens desnecessárias.
Ser sério, mas não carrancudo: O bom humor e o riso contribuem para manter-nos relaxados e evitar tensões ou doenças. Fale sobre seus problemas com amigos confiáveis. Desabafar com gente amiga é uma maneira de evitar que os problemas ganhem importância exagerada. Quando falamos dos problemas, eles desinflam.
Manter contato com o jornal que você lê, a rádio que escuta, a estação de televisão que assiste: Ligue para seus meios de comunicação preferidos e faça sugestões de assuntos que deveriam ser abordados, critique quando errarem, elogie quando acertarem. A influência do consumidor é decisiva para que os meios de comunicação possam melhorar seu conteúdo. Escreva cartas para a coluna do leitor e expresse seus pontos de vista.


SEMÁFOROS URGENTES. RISCO DE MORTE NA AVENIDA



Via é muito movimentada e precisa de um sinal
A lentidão da Prefeitura de Olinda e sua Secretaria de Transportes (nessa em em outras gestões) causa revolta na população. Um exemplo evidente do descaso é a falta de capacidade e a competência para detectar a necessidade de implantação de um simples semáforo e faixa de pedestres ao lado do Colégio Menino Jesus – situado no bairro de Jardim Brasil 2. Essa demanda tem 30 anos e estudantes, professores e a população em geral continuam se expondo ao risco de atropelamento diariamente.
Atravessar a Av. Antônio da Costa Azevedo que fica ao lado do citado colégio tornou-se um verdadeiro pesadelo para a maioria dos estudantes e pais, que têm uma preocupação a mais. Devido ao intenso trânsito os alunos são obrigados a esperar pela boa vontade e educação dos motoristas para atravessar a via. Os condutores mal educados, xingam os pedestres mais apressados que atravessam a avenida em direção à escola.
“Para minimizar o problema decidimos pintar por conta própria uma faixa de pedestre, mas de nada adiantou. Por conta do fluxo de veículos no local, esta faixa não mais existe”, informou Suelene Amorim, diretora do Colégio Menino Jesus.
Para Maria Conceição, residente no bairro e mãe de uma aluna do primeiro ano escolar, o perigo ao atravessar a avenida é iminente e todos só vêem a hora do pior acontecer. “Devido à falta de um semáforo e por ser portadora de deficiência física, nunca mais tive o prazer de levar minha filha à escola. Fui obrigada a contratar um transporte escolar mesmo morando a uma quadra de lá. Isso é um absurdo”, lamenta.
Segundo Carla Leite, chefe do Deptº. De Engenharia de Tráfego, da Secretaria de Transportes, para que seja instalado um semáforo em uma via pública é preciso obedecer alguns critérios, os quais não foram informados. Para Carla, o problema é novo e todo este transtorno poderia ter sido evitado se as solicitações da escola estivessem sido enviadas para a Secretaria de Transportes. “Estamos começando o ano de 2011 e prometemos que nesses primeiros meses este sinal estará sendo instalado”, garantiu.
Ainda este ano, os moradores de Jardim Brasil 2 também aguardam pela instalação de um semáforo no cruzamento da Av. Transamazônica com a Av. Antônio da Costa Azevedo, nem que seja importado do Paraguai.

MATA DO PASSARINHO COMPLETAMENTE ABANDONADA



Lixo e degradação ambiental comprovam falta de cuidados
Um histórico de descaso e degradação ambiental resultou no atual retrato da primeira Unidade de Conservação do Município de Olinda, a Mata do Passarinho. Em meio à área urbana da comunidade, a reserva de Mata Atlântica com 14 hectares (ha) mais parece um cenário perdido sob o concreto que já tomou os arredores e deixa aos antigos moradores a lembrança de um espaço ecológico.
Mesmo em menor quantidade, as árvores, sendo a maioria frutíferas, ainda estão por lá, mas um açude que era sinônimo de diversão, não existe mais. No lugar da água, o que se vê são resquícios de uma ação contínua e degradante, que, sem auxílio das autoridades competentes, revolta parte da comunidade.
Com a cerca destruída em sua maioria, o acesso à reserva não oferece critérios. Do lado de fora, na Estrada do Passarinho, basta passar de carro para ter uma noção do que acontece na área. Pedaços de panelas de barro, fotos, revistas e animais sacrificados, todos decorrentes de rituais de despachos realizados por terreiros que ficam próximos à mata são notórios no espaço e o mau cheiro pode ser sentido por quem circula na via. “Isso acontece com frequência e hoje a mata já é bem menor do que era antes”, pontuou o comerciante Paulo Ferreira, 50.
Para além dos rituais, a reserva também já foi local de desova de cadáveres em décadas anteriores, além de alvo de duas invasões. Com o tempo, as ameaças não cessaram e marcam o futuro da mata. A comunidade do Alto da Bondade já é prova viva da degradação. Na parte mais alta, as casas ficam a poucos metros da reserva, mas grande parte delas já foi construída em um terreno antes repleto de espécies centenárias. E ao contrário da vegetação o que se observa hoje é uma enorme quantidade de lixo.
“A mata virou uma lixeira a céu aberto e ninguém faz nada. O que estou vendo é uma tragédia ambiental que vai acabar com o fim da mata se não houver fiscalização da Prefeitura e de outros órgãos”, disse o produtor de rádio, Jonas Silva. A antiga imagem da mata ainda é presente na vida do produtor. “Várias vezes eu tomei banho no açude dentro da Mata. A água era cristalina e hoje está tudo assoreado, as riquezas naturais e as ervas medicinais estão sendo destruídas. Até os animais não são vistos mais na Mata”, contou.
O abandono do espaço não prejudicou apenas os moradores locais, como também os alunos da rede municipal de Olinda, que perderam um laboratório de Educação Ambiental. De competência da Prefeitura, a área denuncia o descaso já na entrada. Em uma pequena guarita sem sinalização, a entrada da reserva já traz uma surpresa. A vigilância do local é particular e paga por um vereador identificado apenas como “Júnior”. Dentro do espaço, casas que serviriam de unidades administrativas estão abandonadas e sem estrutura. Além delas, viveiros também estão desativados.
Hoje já existe um um plano aprovado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) para recuperar a área física e recompor o trabalho de educação ambiental na Mata. Porém, nenhum sinal de obra foi observado na área e a reportagem não conseguiu contato com a Prefeitura de Olinda.

PROBLEMAS EM TODA PARTE



Artistas que se consideram excluídos protestaram contra a Prefeitura
As ladeiras do sítio histórico de Olinda não chegaram a receber grande fluxo de pessoas no primeiro final de semana do Olinda Arte em Toda Parte. A cidade nem de longe pareceu a mesma que serviu de casa para a Fliporto no mês passado, com movimentação intensa de público e maior envolvimento dos próprios moradores. Alguns ateliês estavam fechados e foi só à noite que aumentou o movimento na Cidade Alta.
Alguns atribuíram o pequeno número de visitantes a razões como a falta de divulgação, o adiamento do evento e até o costume de muitos deixarem para marcar presença na última hora. A expectativa é por um público mais intenso no próximo final de semana, a última chance de conferir os mais de 70 ateliês que integram o evento.
Em sua décima edição, o Olinda Arte em Toda Parte trouxe novidades interessantes como a exposição comemorativa em homenagem às gerações de pais e filhos artistas olindenses, descentralizada em três espaços da Cidade Alta. A parte da mostra Os fundadores, que se instalou no salão da Prefeitura de Olinda, foi a mais prestigiada.
Com curadoria de Raul Córdula, 16 obras de artistas como Maria Carmen, Samico, Tereza Costa Rêgo e Iza do Amparo serviram de cartão de visitas para a produção artística da cidade, onde cada esquina parece servir de inspiração para mais uma nova obra. A mostra Os herdeiros, dividida entre o Mercado da Ribeira e o Ateliê Coletivo de Olinda, completava a exposição comemorativa, reunindo trabalhos de quem segue as escolhas dos pais, entre eles Brahma, filho de Zé do Som, e Juliana Notari, filha de João Roberto Peixe.
Oficinas artísticas também foram novidade. As árvores da Praça do Carmo ganharam um colorido especial com a intervenção proposta pelo artista plástico Joelson, que ofertou às crianças pinceis, tintas e papel craft.
PROTESTO
Cartazes de divulgação do Olinda Arte em Toda Parte de cabeça para baixos e riscados com tinta preta podiam ser avistados em alguns ateliês. De acordo com Henry C. Melo, representante do ateliê coletivo que leva seu nome, o protesto foi por conta da ausência de alguns artistas olindenses nos catálogos deste ano. Mesmo se inscrevendo no evento, eles não foram prestigiados, sem receber nenhuma justificativa, segundo Henry.

IGREJA ABANDONADA VIRA PONTO DE CONSUMO DE CRACK



Moradores dizem que o local também vem sendo usada como motel
A Igreja de São João dos Militares, em Olinda, no Grande Recife, virou ponto de usuários de crack. Latas de refrigerantes cortadas e palitos de fósforos espalhados no piso da sacristia confirmam a denúncia de moradores do bairro do Amparo. O monumento tinha sido interditado em maio do ano passado, quando parte do telhado desabou. Hoje, encontra-se com a porta da sacristia quebrada e janelas abertas.
É pela sacristia que as pessoas entram. Além das latas e dos palitos, há panelas de barro, roupas rasgadas, garrafas quebradas, fezes humanas e jornais velhos no chão. O telhado da sala por trás do ossuário está quebrado e há velas no local. Penas e cocô de pombo são vistos em todos os cômodos da igreja.
De acordo com moradores, a destruição começou aos poucos, com o roubo dos tapumes que cercavam a igreja interditada. Em seguida, os andaimes na frente do templo católico também foram saqueados. As barras restantes dos andaimes são usadas como brinquedos por crianças e adolescentes. Depois, arrombaram a porta da sacristia. Vândalos tocam o sino de madrugada.
Temendo represálias, as famílias preferem não se identificar. Informam que a igreja também vem sendo usada como motel. “A insegurança é grande na comunidade”, avisam. “Não sei como deixam acontecer uma coisa dessa com um patrimônio tombado, no Sítio Histórico de Olinda. Interditaram o prédio, mas não fizeram nada”, lamenta. A Igreja de São João, construída em 1581, foi a primeira morada dos monges beneditinos em Olinda no fim do século 16.
O telhado desabou em 25 de maio de 2009. Como a igreja estava fechada, ninguém ficou ferido. A última reforma no templo tinha sido executada há mais de 30 anos. Desde então, sofre com falta de manutenção e com infestação de cupins. As celebrações estão canceladas desde 2004.
Frederico Almeida, superintendente local do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), disse que assinou no último dia 17 contrato com o Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (Ceci) para fazer a restauração do monumento. “O contrato prevê uma obra-escola, com capacitação profissional da comunidade. Significa que moradores participarão do serviço”, explica.
Eles serão treinados em cinco modalidades: cantaria (pedra), alvenaria, ferreiro, carpintaria e pintura. “O trabalho está previsto para dez meses, com investimento de R$ 833 mil”, diz Almeida. Os recursos são do Iphan, com apoio da Prefeitura de Olinda, que fará a convocação da comunidade. Depois de pronta, a igreja abrigará a sede da Orquestra Sinfônica da cidade. Móveis e imagens de santos foram retirados do local em 2009, pelo Iphan. Um telhado provisório, feito pelo Iphan, protege o templo das intempéries.

ESPETOS ASSASSINOS NO JARDIM BRASIL


ESPETOS ASSASSINOS NO JARDIM BRASIL

Obra é criminosa e coloca em risco integridade de pedestres

Além da falta de sinalização em toda a extensão da Avenida Transamazônica, no Jardim Brasil II; do tipo faixas de pedestres e placas indicativas de velocidade na via, que proporcionem à população local maior segurança, encontramos na avenida mais um motivo de preocupação. Não há quem não passe pela Av. Transamazônica e não se assuste com a quantidade de espetos fixados em cima de dois blocos de proteção de um poste da Chesf, que fica próximo as imediações da Faculdade Aeso.
Entendemos que os espetos foram cuidadosamente fixados no sentido de proteger os lares vizinhos aos postes, mas não podemos descartar os inúmeros incidentes que eles poderão causar a crianças, idosos e pedestres que hoje circulam no local em maior número devido justamente à pavimentação de toda a avenida pelo Programa de Aceleração do Crescimento – o PAC do Governo Federal.
Fazemos portanto aqui um apelo à Chesf e se possível à Celpe para que avaliem a permanência do citado poste na Avenida Transamazônica, pois o mesmo precisa no mínimo ser sinalizado indicando a existência de tais espetos para que futuros acidentes não venham a ocorrer por falta de aviso.

BURACOS E ESGOTOS ATORMENTAM POVO DE ÁGUAS COMPRIDAS



TRAFEGAR pela Estrada de Águas Compridas requer muita paciência
Trafegar pela Estrada de Águas Compridas, próximo ao terminal de ônibus, em Olinda, requer muita paciência. Buracos preenchidos com água de esgoto que escorre pela via incomoda moradores, comerciantes e motoristas. A situação piora quando chove, porque a água suja se mistura com a da chuva. Segundo o aposentado Benedito Bezerra da Silva, de 70 anos, vários serviços de recapeamento já foram feitos ao longo dos anos, mas o problema volta a acontecer com o retorno do esgoto.
“Já nem lembro da última vez que viram aqui para resolver essa situação. Mas tem que resolver. A rua fica suja, os buracos atrapalham o trânsito e fica um grande mau cheiro”, contou. Tudo isso acontece na porta da sua casa. No total, são quatro buracos bem próximos, que obrigam os carros a desviarem. A via é a principal rota de acesso dos ônibus que fazem as linhas Águas Compridas e Santa Casa. No trecho onde os buracos são maiores, os veículos passam com dificuldade.
A área, que é de intenso movimento comercial, já foi palco de várias quedas de transeuntes e motociclistas. É por isso que o atendente Antônio Barbosa da Silva, de 42 anos, passa com cuidado pela via em sua moto. “Temos que passar devagar porque temos que desviar dos buracos e podemos sofrer acidentes”, comentou. Além disso, os transeuntes têm que optar por andar pela calçada, que está repleta de água de esgoto, ou se arriscar, passando pelo meio da rua, por onde passam os ônibus que dão acesso ao bairro.
O taxista Walter Silva de Lucena, de 59 anos, trabalha há seis nas proximidades. Segundo ele, por conta dos buracos, somente este ano, teve que levar o carro para a revisão, situação que ocorria com menos frequência. “A gente precisa fazer mais vezes a manutenção do carro, principalmente para trocar as bandejas da suspensão. Sem contar que, nos horários de pico, fica o maior engarrafamento aqui”.
Procurada pela reportagem da Folha, a Compesa informou, por meio de nota à Imprensa, que “não opera a rede de esgoto na Estrada de Águas Compridas, em Olinda. Quanto aos buracos na via, a companhia informa que não executou nenhum serviço de água na localidade”. Já a Prefeitura de Olinda, também por nota, afirmou que a Estrada de Águas Compridas está passando por intervenções e se comprometeu a verificar a situação para tomar as medidas necessárias. Segundo o documento, “mais de 600 metros da localidade já foram recapeados e serviços de melhorias na rede de drenagem, calçada e sinalização estão sendo executados”.

PATRIMÔNIO DA DESORDEM



Bodegas, bares, botequins e a ausência da Prefeitura contribuem para o caos
Vale a pena refletir sobre o comentário que a jornalista Cláudia Parente faz hoje no Jornal do Commercio (Coluna JC nas Ruas – Cidades) sobre o caos (mais um) nas ruas de Olinda; mais especificamente na Rua do Amparo. Onde vamos parar???
PATRIMÔNIO DA DESORDEM
Descontrole urbano não é exclusividade do Recife. Em Olinda, moradores dizem que a Rua do Amparo, no sítio histórico, virou um território sem lei. Bares e bodegas – muitos sem licença para funcionar – ocupam o espaço público e interrompem o trânsito com a realização de shows no meio da rua. Para completar, a clientela igualmente mal-educada não se importa de estacionar o carro na calçada.
O desregramento na área é tão grande que clientes nem sequer ficam inibidos de urinar na rua, sobre o patrimônio. A prática já rendeu até a frase grafitada em um muro “Olinda, Mictório da Humanidade”. Na semana passada, o frequentador de um bar calculou que a bagunça não era suficiente e resolveu estacionar na contramão, obstruindo a garagem de um estacionamento por trás da Igreja do Amparo. A Secretaria de Transporte e Trânsito de Olinda foi acionada, mas não tinha sequer reboque para retirar o carro. O motorista, visivelmente embriagado, não fez o teste do bafômetro, pois os guardas não dispunham do equipamento
Situações como essa são uma porta aberta para o crime. Seja porque o excesso de álcool gera discussões ou simplesmente porque a desordem e a ausência de autoridade passa a impressão de que, naquela área, tudo é permitido. Inclusive matar e roubar.

INCÊNDIO EM APARTAMENTO QUASE VIRA TRAGÉDIA



Atuação lenta dos bombeiros foi criticada
Um incêndio de pequenas proporções em um apartamento, em Bairro Novo, serviu para mostrar o quanto estamos despreparados para enfrentar situações que podem facilmente se transformar em grandes tragédias. Foi ontem (24), no Edifício Lord, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 66.
Aparentemente, um curto-circuito no aparelho de ar-condicionado de um dos quartos do imóvel provocou o início das chamas. Com a fumaça se espalhando pelo prédio os moradores trataram de chamar os bombeiros, que chegaram até em pouco tempo, mas demoraram para combater o incêndio. Resultado: o fogo se alastrou rapidamente pelo imóvel e por pouco não atingiu outros apartamentos.
“Eles (bombeiros) chegaram e ficaram olhando a situação. Faltou agilidade. O fogo que era pouco, de repente tomou conta de tudo”, disse uma moradora do edifício ao lado, que não quis se identificar. Para completar o caos a água do primeiro caminhão acabou e o combate ao fogo teve que esperar a chegada de outra viatura.
SECA – Moradores de um prédio de 18 andares da beira-mar que fica na frente do Edifício Lord também tentaram ajudar utilizando a mangueira de incêndio existente no edifício, mas, pasmem, ela não funcionou. “O porteiro disse que o sistema hidráulico está com problemas”, informou a moradora Joselma Ráy.
Ou seja; nem o sistema público (bombeiros) nem o privado (edifício vizinho) foram capazes de evitar a propagação do incêndio. Que a situação sirva de alerta para estes e outros prédios da cidade.
A foto aérea mostra como a fumaça negra se espalhou

ESCOLA DÁ MAU EXEMPLO



Quem se habilita a tirar a carteira aí????
Em tese, toda escola existe para prestar um serviço à sociedade. Transformar, educar, aprimorar os cidadãos. Uma auto escola, ou agora chamadas de Centros de Formação de Condutores (CFC), talvez tenha uma responsabilidade dobrada, pois forma o futuro motorista que vai enfrentar o nosso caótico trânsito e se submeter a diversas situações de risco. Tudo isso, como disse no ínício, “em tese”, pois às vezes, na prática, o que acontece é exatamente o contrário. Que o digam os responsáveis (?) por esta auto escola.
Ignorando as mais elementares leis de trânsito – que “em tese” deveriam estar sendo repassadas aos seus alunos – eles dão um péssimo exemplo cometendo uma dupla infração ao estacionar seus veículos sobre a calçada e a ciclovia, situada na PE-15, em frente ao quartel do Exército (7º RO), Ouro Preto.
Para este caso (Estacionar em calçada, canteiro, gramado ou jardim) o Código de Trânsito prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na carteira e a remoção do veículo. É considerado também uma “infração grave”.
Agora imaginem o que os “instrutores” devem ensinar aos desavisados que pretendem tirar a carteira de habilitação com ajuda desta “escola”. E o Detran, o que diz sobre isto??? Eita Brasil. . . . .

OLINDA PERDE PROJETO CRIANÇA ESPERANÇA



Faltou compromisso da Prefeitura com a ação
Por determinação da Unesco o projeto Criança Esperança, que funcionava na Vila Olímpica de Rio Doce desde 2003, está sendo encerrado. A entidade alega que não houve por parte da Prefeitura de Olinda compromisso com a manutenção do espaço – problema já conhecido e inúmeras vezes denunciado sem que qualquer providência tivesse sido tomada.
Com isso, cerca de 2.600 crianças e adolescentes carentes da cidade deixarão de ser beneficiados pelas atividades que ali eram desenvolvidas. O projeto, que era a única sede no Norte-Nordeste, sai de Olinda e vai para Jaboatão dos Guararapes.
A coordenadora do setor de Ciências Humanas e Sociais da Unesco, responsável pela gestão dos recursos e do projeto pedagógico do Criança Esperança, Marlova Noleto disse por que o programa foi para Jaboatão. “A prefeitura de Jaboatão manifestou grande interesse, e isso é fundamental, já que dentro da parceria o Poder Púbico Municipal responsabiliza-se pelos recursos humanos e pela manutenção do espaço”, afirmou.
Crianças carentes serão as maiores prejudicadas
A Prefeitura de Olinda manifestou-se através de nota para tratar do assunto. O secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Fernando Ramos, informou que “A prefeitura garante que os moradores beneficiados pelo programa não precisam se preocupar, porque serão mantidos no espaço atividades esportivas e culturais”.
Os moradores e usuários do espaço, entretanto não estão tão certos disso. Gleidson Clementino da Rocha, 23 anos, é beneficiado pelo Criança Esperança desde 2002. “Estamos todos chateados com o fim do projeto, e acredito que a criminalidade possa voltar”, lamentou o auxiliar de serviços gerais.
A suspensão de todas as atividades do Criança Esperança Olinda deve ocorrer no próximo 30 de junho. Rio Doce é o maior bairro da cidade, com mais de 45 mil habitantes. São 15 mil jovens, de até 19 anos.

NOVAS REGRAS PARA O DIVÓRCIO



Dentro dos conceitos de participação/interação que baseiam a existência do blog Folha Marim estamos abrindo espaço para tirar dúvidas dos nossos leitores através da colaboração de profissionais qualificados.
Na semana passada recebemos de um leitor (que não quer ser identificado) uma pergunta sobre as novas regras aprovadas pelo Congresso Nacional para o divórcio. Se você tiver alguma dúvida e desejar esclarecimento entre em contato conosco. Quem responde sobre a questão do divórcio hoje é a advogada Flávia Nigro.
EMENDA 66 – DIVÓRCIO
No dia 14 de julho de 2010, foi publicada a Emenda Constitucional 66 que operou uma revolução no Direito de Família Brasileiro. A referida Emenda altera o §6º do artigo 226 da Constituição Federal/88, cujo texto era: “O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, após prévia separação judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separação de fato por mais de dois anos”. Pela nova redação, exclui-se toda segunda parte do texto, passando o §6º a ter, simplesmente, o seguinte teor: “O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio”.
Antes da Emenda/66 a Separação Judicial ou de Fato eram requisitos necessários para se pleitear o divórcio. Com essa alteração, duas modificações importantes foram feitas: 1- O fim do Instituto da Separação Judicial; 2- A extinção do prazo mínimo de 02 (dois) anos de separação de fato do casal para requerer o divórcio.
Portanto, a emenda permite que os cônjuges se casem hoje e, no outro dia, façam, se assim quiserem, o divórcio. Passou a ser um procedimento fácil e rápido, pois a Lei nº 11.441/2007 regulou o divórcio administrativo, permitindo aos casais, sem filhos menores ou incapazes, a possibilidade de, consensualmente, lavrar escritura pública de divórcio, em qualquer Tabelionato de Notas do Brasil.
Para alguns essa emenda é positiva, pois reduz a interferência do Estado na vida privada dos cidadãos, além de acarretar economia de recursos técnicos e financeiros para o Judiciário e para os casais que pretendem se divorciar, uma vez que não serão necessários os dois processos (separação judicial e divórcio).
Para outros, temerária, porque vai gerar um aumento dos casos de dissolução da sociedade conjugal, em razão da facilitação proporcionada pelo procedimento, além de passar a idéia de não seriedade ao casamento.
Assim, aqueles que se separaram antes da EC/66 devem entrar com a conversão de separação judicial em divórcio, independentemente do prazo de 01(um) ano. Quanto aos processos pendentes, em razão de ser recente a EC/66 não há ainda um posicionamento sobre o assunto, mas acredito que possam ter o procedimento convertido de acordo com a nova Emenda Constitucional.

MORADOR DE JARDIM BRASIL “ARRETADO” COM A COMPESA




Vamos partindo para 15 dias sem água, caso ela não retorne neste sábado 17 de julho. O serviço de tele-atendimento, o que não é o próprio órgão da Compesa e sim uma prestadora de telemarketing informou que provavelmente a água não virá neste sábado por conta de um poste que caiu em cima de uma tubulação numa rua em Jardim Brasil, arretado eu rasguei o papel que estava o nome da rua. O 08000810195 já o decorei de tanto ligar para esse serviço que de informação precisa ele não tem é nada, os atendentes sempre informam que a água está pra chegar e nada. A Compesa pra completar é uma incompetência só. Põe na matéria se for possível, o seguinte: Por que é que a Compesa não trabalha igual à Celpe que resolve sempre inúmeros problemas sem que precise desligar o fornecimento de energia para a população? É aquela coisa, as tecnologias avançam e a Compesa retrocede, anda pra trás feito caranguejo. Outra dia presenciei um funcionário da Compesa fechando um dos registros na Rua Natal aqui no JB 2, o cara parecia que estava participando de alguma competição, falo isso, porque o camarada estava fechando o registro muito rápido, vai ver que ele estava com medo que algum morador o abordasse e partisse para o agredi-lo devido a essa total falta de respeito para com toda a população dessa nossa região de Olinda. Essa situação para o seu conhecimento, também vem atingindo todos os conjuntos novos que ficam ao lado da garagem da Caxangá, são eles: o Parque da Música, o Bosque das Palmeiras e o Pernambuco, o quarto que terá 7 andares ainda está em fase de construção, porém bem adiantadas as obras. É isso aí

PREFEITURA E COMPESA AUSENTES DE RIO DOCE



Dejetos a céu aberto
Uma cena inusitada, mas que está virando rotina no bairro de Rio Doce chamou a atenção de uma leitora do blog, que fotografou e entrevistou a dona de casa Suelene Maria Damásio Rodrigues, moradora da Av. Brasil, n° 108, próximo a Maxipão. Com o esgoto da rua estourado, a própria moradora estava fazendo o serviço de manutenção que deveria ser realizado pela Prefeitura de Olinda.
“Aqui já tem mais de dois meses que não aparece um gari e as galerias estão cheias de lixo e dejetos. Se a gente não fizer o serviço a rua fica cheia de água e lama podre. Um verdadeiro absurdo”, criticou.
Ela reclamou ainda dos esgotos estourados e da proliferação de mosquitos e todo tipo de inseto. “Conheço um monte de gente que tá sofrendo com a dengue aqui em Rio Doce”, disse. Ela espera que a Prefeitura e a Compesa se sensiblizem com o drama dos moradores e tomem providências para resolver o caso.
Moradora teve que meter a mão na massa (lama)

''Todos por Pernambuco'' leva 1.362 pessoas ao seminário de encerramento



O seminário “Todos por Pernambuco” do Governo do Estado atraiu nesta segunda-feira ao Centro de Convenções 1.362 pessoas, um dos maiores públicos da série que foi iniciado em março deste ano na cidade de Petrolina.
Além do prefeito Yves Ribeiro do Governador Eduardo Campos e dos senadores Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT), participaram também o vice-prefeito Duffles Pires, os Vereadores Augusto Costa, Silvio Moura, Junior Matuto e Edmilson do Pagode, além dos secretários Gilberto Lopes e Jorge Carreiro, quase todos os outros prefeitos da área metropolitana, deputados federais, estaduais também foram ao evento.
Como sempre, o grosso das demandas foi educação, saúde, segurança, capacitação profissional e geração de emprego e renda.

Kombeiros autuados com veículo adulterado em Paulista



Dois kombeiros foram autuados em flagrante depois de serem encontrados com veículos roubados. As investigações tiveram início após uma denúncia registrada na Delegacia do Turista. Flávio Gonçalves da Costa Ferreira, o Pitelo, e Edwal da Silva Cabral, o Neto, que já teve passagem pela polícia pelo mesmo crime, foram autuados em flagrante por receptação e adulteração de veículos. Segundo as informações fornecidas pela polícia, a dupla atuava na área Norte da RMR. Flávio atuava no transporte alternativo em Rio Doce, Olinda, enquanto Edwal circulava pela área de Maria Farinha, em Paulista.

“A partir das investigações percebemos que a dupla transplantava o chassi de uma Kombi nova em outra, que havia sido roubada. Dessa forma, conseguiriam burlar a fiscalização caso ela acontecesse”, explicou o titular da Delegacia do Turista, Darley Timóteo. Durante a abordagem, a primeira pessoa a ser encontrada foi Edwal, que não esboçou reação e explicou como os policiais encontrariam o comparsa dele. Com Flávio, a polícia encontrou uma Kombi em processo de adulteração, em que o chassi ainda estava sendo modificado. Ambos foram encaminhados para o Centro de Triagem, em Abreu e Lim